Buscar

O tema do filme e do livro traz reflexões bastante pertinentes para o momento que estamos vivendo neste ano de decisões políticas em nosso país

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O tema do filme e do livro traz reflexões bastante pertinentes para o momento que estamos vivendo neste ano de decisões políticas em nosso país. Mostra as mais variadas formas de visualizar e perceber a diferença entre o poder e a sociedade.
           O livro “ O príncipe “ foi criado na tentativa de mostrar aos governantes como conservar o poder e o controle do Estado e também na tentativa de reerguer uma nação que estava sem rumo, ou seja, o livro trata-se de estratégias políticas que instrui aos governantes como chegar no poder e como se manter no poder.
          De forma bem diversificada o livro apresenta a historia de um professor que ensina modalidades de aprendizagem para jovens, estes voltados para ser exercido na sociedade em busca de seus direitos de escolha e de suas representativas, onde, uma delas é a maneira de usar suas forças para conseguir lutar por seus ideais.
          Este livro na verdade se resume na sua mais famosa frase “ os fins justificam os meios “ , ou seja , o livro está repleto de situações até desumanas, que expressam que o mais importante é o poder, e não a moralidade dos meios para alcançar o poder. Maquiavel também é visto como o criador do Estado moderno pela tão presente participação na política.
          Durante todo estudo, procuramos ter um entendimento do livro da seguinte maneira: onde revela a busca do poder, e como ele é representado pelo príncipe naquela época. Ele cita no livro da seguinte maneira “ habitar em colônia “ , que significa morar em comunidade e se relacionar com o povo no objetivo de está sempre mantendo o respeito entre eles que ali residem.
          Para ganhar confiança, e sem menosprezar a sabedoria de seu povo, ele buscava sempre exercer a liderança através do poder. O mesmo fala ainda em como dominar povos que tenham vivido em liberdade, pois , estes sofrem porque são subjugados pelo príncipe ou por aqueles que detém o poder. Diante destas reflexões que são citadas acima, é notório perceber que o poder e a sociedade caminham lado a lado, mesmo diante de tantas dificuldades para que elas se vinculem, ainda se vê representantes políticos que traz em sua trajetória pensamentos que desprezam o verdadeiro valor de uma sociedade que é o principal responsável de colocá-los no poder. 
          O filme “A Onda” foi baseado numa historia real que aconteceu nos EstadosUnidos na década de 70, e é abordado como se faz uma dominação em massa utilizando a ordem e a força do coletivo, fazendo então com que esses indivíduos se sentisse importante nesse sistema de dominação. No meu ponto de vista a  palavra chave para resumir essa obra é totalitarismo poder e alienação. Essa relação entre o poder e a sociedade esta presente tanto no livro “ O Príncipe “ quanto no filme “ A Onda “ , onde ambos lutam pelos mesmos ideais que é de estar no poder.

Outros materiais