Buscar

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - Simulado Aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - O que é um sistema de informação?	
R: Um sistema de informação pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões.
2 - Dizemos que as empresas que "se saem melhor" têm uma vantagem competitiva sobre as outras. Assim:	
R: ou elas têm acesso a recursos especiais que as outras não possuem, ou são capazes de usar recursos disponíveis de maneira mais eficiente;
3 - Ao consultar o dicionário Aurélio, encontraremos a seguinte definição para sistema: Conjunto ordenado de meios de ação ou de ideias que tendem a um resultado. Desta forma, podemos, então, definir um sistema como sendo um conjunto de elementos inter-relacionados, cada qual desempenhando uma função, para, de forma integrada e coordenada, contribuir e garantir que o objetivo do sistema seja atingido.
Analise as afirmativas a seguir sobre sistema:
I. Podemos encontrar vários sistemas naturais ao nosso redor.
II. Todo sistema é formado por várias partes que contribuem para o seu funcionamento.
III. Um sistema pode ser natural ou artificial (criado pelo homem).
R: As afirmações I, II e III estão corretas
4. Em relação à classificação dos tipos de sistemas de informação, é correto afirmar que a definição abaixo é de um sistema que: "subsidiam a direção da empresa quanto às questões de longo prazo".	
R: Sistemas de Nível Estratégico
5 - A Tecnologia da Informação (TI) pode ser entendida como o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação, ou seja, o conjunto de recursos não humanos que desempenha uma ou mais tarefas de processamento das informações do SI tal como coletar, transmitir, armazenar, recuperar, manipular e exibir dados. Em sistemas de informação, a tecnologia da informação é fundamental, pois é o meio utilizado para alcançar os fins desejados. São comuns na existência da TI, hoje nas empresas:
1. Software básico (sistemas operacionais, linguagens de programação);
2. Redes de comunicação em geral;
3. Software aplicativo (sistemas de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio à decisão);
4. Recursos multimídia dentre outros;
5. Banco de dados.
R: Todas as opções estão corretas
6 - Marque a alternativa errada sobre ética na TI.
R: A ética pode definir o correto e o incorreto, contudo cabe ao indivíduo tomar como referência os princípios éticos na hora de agir seja dentro da tecnologia da informação ou em qualquer outra área, assim não é necessário criar regras de conduta específicas para o uso dos recursos de TI.

Outros materiais