Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Stefanie Saturnino Silva RA00193876
Metodologia da Análise Econômica - Trabalho Final
III Avaliação - Profa. Angélica
1. Como Bresser-Pereira constrói a sua proposta metodológica: o ecletismo?
Bresser constrói a proposta do ecletismo através da ideia de que é importante analisar a mistura de posições teóricas, metodológicas, epistemológicas que fazem parte de universos diferentes. Para isso, ele junta o pensamento estruturalista com a visão de grande modelo neoclássico, entendendo que todas as visões possuem aspectos relevantes para a leitura das questões econômicas, com isso, é possível desenvolver uma análise inicial histórica e depois realizar uma complementação por uma análise racional Para defender o ecletismo como sua posição ele indica que a modéstia faz ser capaz de acomodar diferentes métodos e assim se filia a essas posições mas deixa clara a necessidade do Ecletismo.
2. Qual a relação estabelecida pelo autor entre o método eclético e o desenvolvimento econômico e a postura social democrata? Quais os limites do neoliberalismo em relação ao desenvolvimentismo? Qual o papel da modéstia na postura eclética?
A crise dos 30 gloriosos anos é um ponto de rompimento em todo o consenso pós-keynesiano, pois eles achavam que a partir desse momento só haveria crescimento e desenvolvimento nos países. Mas com a crise do petróleo dos anos 70 e coma perda de poder da social democracia, houve um desmonte dos sociais democratas, que desde os anos 70 até hoje se coloca estando submetidos a concentração de renda, miséria e crescimentos pífios. Após a crise e depois dos anos 70, o neoliberalismo toma frente em relação ao desenvolvimentismo com os governos Tatcher e Reagan, por exemplo, 
Nesse sentido, Bresser faz a crítica de que os economistas atuais buscam “fundamentos microeconômicos para determinados fatos, e construir modelos matemáticos a partir daí”, mas que ficar preso a esse método os leva a não avançarem para ter um real conhecimento da realidade econômica. E essa lógica levou em alguns casos os economistas neoclássicos a ficaram presos a uma lógica explicativa não adequada a realidade. Ele aponta, por exemplo, que os economistas neoclássicos buscavam explicar a inflação dos anos 80 em termos de marcados livres e oferta de moeda, enquanto os estruturalistas buscaram outra explicação, indo em direção a apontar a indexação formal e informal da economia como uma explicação. 
3. Como Pérsio Arida constrói a sua proposta metodológica a Retórica a partir dos construtos hard science e soft science?
Assim, ele criou os dois modelos, a Hard Science e a Soft Science, analisou os limites e avanços dos modelos e chegou num terceiro modelo que é a Retórica. Analisando o modelo da Hard Science ele associa que esse modelo está mais ligado aos modelos econômicos explicativos associados a modelos quantitativos, entendendo que não é necessário o estudo da história do pensamento, pois o que vale é o pensamento atual dominante. Já a Soft Science não trabalha com a ideia de fronteira do conhecimento, nela entende-se que o pensamento atual hegemônico é o estado em que a ciência já chegou, mas que se deve estudar, como história do pensamento economia, pois entende que muitas controvérsias não foram resolvidas e que podem ser revistadas. 
Pérsio Arida constrói a proposta da Retórica como a metodologia, nessa ideia ele não exclui da proposta metodológica a Hard Science nem da Soft Science, mas ele propõe a Retórica que é a História do Pensamento Econômico sem ser através da heurística, ele abrange mais ainda. Nesse sentido, ele 
4. Quais são as regras da Retórica como método de investigação epistemológica para a ciência econômica? Exemplifique cada uma delas.
Pérsio Arida aponta que a Retórica é a arte de persuadir, por isso ela deve seguir algumas regras para melhorar a argumentação que são a simplicidade, coerência, abrangência, generalidade, redução de metáforas, formalização e reinventar a tradição. A simplicidade está relacionada a elegância formal na análise realizada, por exemplo, as ideias então devem ser simples, diretas, mas ricas. A coerência se traduz com o olhar de suspeita para hipóteses ad hoc. A abrangência diz respeito ao quanto a teoria abrange todas as evidencias empíricas disponíveis, por exemplo utilizando as evidencias em seus argumentos. A generalidade aponta que o argumento utilizado tem que considerar o adversário como um caso especifico dentro da realidade. As reduções de metáforas apontam que enriquece o conteúdo, dessa forma, textos mais diretos e menos metafóricos se fazem mais claros. A formalização é um recurso importante para mostrar que o ponto não se apresenta apenas no sentido literário. Por fim, reinventar a tradição, é uma estratégia que consiste em trazer para o seu argumento uma nova leitura da história, trazendo para si a reinvindicação da história do pensamento, como forma de isolar o oponente.