Buscar

TRABALHO 2

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
 
 Sirlene Aparecida Divino Crepaldi, Ru 119756, 2015/02
UTA - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - FASE II
João Monlevade
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
UTA - FUNDAMNETOS DA EDUCAÇÃO - FASE II
Relatório de Portfólio da UTA – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – FASE II apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutora Local: Gilcilene Paula dos Santos Oliveira
Centro Associado: João Monlevade
 
João Monlevade
2015
Sumário
1.0 INTRODUÇÃO 	4
2.0 Desenvolvimento - O Positivismo 	4
2.1 O Positivismo e a escola 	7
2.2 Contribuição do Positivismo para a educação	7
3.0 Considerações Finais	4
4.0 Referências 	4
5.0 Anexos	4
1.0 INTRODUÇÃO 
 
Este trabalho apresenta um pouco sobre a filosofia positivista e, particularmente, baseado no pensamento de Comte. Faz-se uma abordagem inicial com o surgimento da filosofia positivista. “Em seguida são apresentados, os itens “O Positivismo e a escola”, e “A Contribuição do Positivismo para a educação” ,para finalizar em anexo algumas imagens referente ao tema estudado.
 
2.0 DESENVOLVIMENTO
 O Positivismo
Augusto Comte, grande pensador da França da primeira metade do século XIX, marcou o inicio da filosofia positivista com seus escritos, destacando também John Stuart Mill.
A Filosofia Positivista ganhou força na Europa na segunda metade do século XIX e começo do XX. Segundo Augusto Comte as sociedades humanas estão em continuo processo de evolução ,onde se encontra em três estágios, o teológico, metafísico e positivo.
 Para Comte, o positivismo é uma doutrina filosófica, sociológica e política. Surgiu como desenvolvimento sociológico do iluminismo, das crises social e moral do fim da Idade Média e do nascimento da sociedade industrial - processos que tiveram como grande marco a Revolução Francesa (1789-1799). Em linhas gerais, ele propõe à existência humana valores completamente humanos, afastando radicalmente a teologia e a metafísica. O positivismo associa uma interpretação das ciências e uma classificação do conhecimento a uma ética humana radical, desenvolvida na segunda fase da carreira de Comte. Defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos. Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados as crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos. Assim como qualquer mudança revolucionária nos séculos mais antigos, o Positivismo sofreu com a falta de apoio da sociedade, principalmente por pregar que a teologia e a metafísica deveriam ser afastadas da vida humana.
2.1 O Positivismo e a escola
Augusto Comte, grande pensador da França da primeira metade do século XIX, marcou o inicio da filosofia positivista com seus escritos, destacando também John Stuart Mill. O positivismo admite apenas o que é real, verdadeiro, inquestionável, aquilo que se fundamenta na experiência. Deste modo, a escola deve privilegiar a busca do que é prático, útil, objetivo, direto e claro. Os positivistas se empenharam em combater a escola humanista, religiosa, para favorecer a ascensão das ciências exatas. As idéias positivistas influenciaram a prática pedagógica na área das ciências exatas, influenciaram a prática pedagógica na área de ensino de ciências sustentadas pela aplicação do método científico: seleção, hierarquização, observação, controle, eficácia e previsão.
2.3 Contribuição do Positivismo para a educação
O Positivismo influenciou de maneira considerável a sociedade nos séculos XIX e XX. Tendo em vista que a Educação é uma atividade social, também foi marcada por esta influência. Nas escolas, a influencia do positivismo se fez sentir com força devido à influência da Psicologia e da Sociologia, ciências auxiliares da Educação.
O positivismo esteve presente de forma marcante no ideário das escolas e na luta a favor do ensino leigo das ciências e contra a escola tradicional humanista religiosa. O currículo multidisciplinar – fragmentado – é fruto da influência positivista.
Contudo o Positivismo contribui e muito para uma aplicação do método das ciências naturais, observações, experimentações e interferência para o estudo das sociedade humana. 
3.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Finalizo esse trabalho com a certeza que, o Positivismo como doutrina sobre a sociedade e sobre as normas necessárias para reformar a sociedade foi um movimento que dominou uma parte significativa da cultura européia tanto no âmbito filosófico como político e pedagógico. A necessidade expressa por Comte de se estabelecer uma relação fundamental entre a ciência e a técnica concretizou-se de maneira significativa por gerações.
.
 
 
 4.0 REFERÊNCIAS 
Vasconcelos, Jose Antônio de.Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba: InterSaberes, 2012.
Material do artigo o Positivismo do ava Uninter
Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 3, n.7, p. 89-94, set./dez. 2002.
 
5.0 Anexos
Imagens do positivismo
Auguste Comte

Continue navegando