Buscar

Simulado Sociologia Juridica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
	
	Simulado: CCJ0108_SM_201501044206 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): JOYCE ALMEIDA OLIVEIRA
	Matrícula: 201501044206
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 07/09/2015 02:35:26 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201501068569)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acusados de torturar jornalistas são condenados. Acusados de sequestrar e torturar um jornalista e um fotógrafo do jornal O Dia, o ex-policial civil Odinei Fernandes da Silva, conhecido como "Zero Um", e Davi Liberato de Araújo, ou "Zero Dois", foram condenados a 31 anos de prisão. A decisão é do juiz Alexandre Abrahão, da 1ª Vara Criminal de Bangu, no Rio de Janeiro, que condenou os dois pelos crimes de tortura, quadrilha armada e roubo. De acordo com a denúncia, em maio de 2008, os dois sequestraram a equipe do jornal na favela do Batan, no oeste do Rio de Janeiro. O jornalista e o fotógrafo faziam uma reportagem sobre o suposto envolvimento de policiais e antigos agentes em uma milícia na comunidade. A denúncia relata que os três ficaram durante sete horas nas mãos dos milicianos, que procuravam obter informações sobre a apuração da equipe de reportagem na favela. (www.conjur.com.br, em 19.08.09) Em relação à atuação das milícias e do juiz Alexandre Abrahão, verificam-se os seguintes critérios de composição de conflitos, respectivamente:
		
	
	arbitral e mediação
	 
	autoritário e judicial
	
	autoritário e arbitral
	
	arbitral e conciliação
	
	voluntário puro e voluntário misto
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501069368)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	"Aos olhos de uma Teoria Crítica, reconhece-se a existência de um Direito não oficial que emerge das práticas sociais, um Direito "paralelo", "achado na rua" ou "insurgente". Nessa linha de raciocínio, o Direito é legítimo não em função da autoridade competente ou dos mecanismos procedimentais do Estado quanto à criação das normas, mas é válido porque a comunidade reconhece como tal. Assim, a Comunidade Local, a exemplo da Associação dos Moradores de Bairro de uma favela, não só reconhece a legitimidade das normas informais, mas também as aplicam, solucionando, dessa forma, os conflitos¿ (BRAY, Renato Toller. Um estudo sobre a relação entre a teoria jurídica crítica e o pluralismo jurídico. Disponível em http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=7503)". Esta situação nos revela uma problemática relacionada aos seguintes fenômenos, EXCETO:
		
	 
	a teoria do monismo jurídico
	 
	a teoria do pluralismo jurídico
	
	uma visão antidogmática e interdisciplinar que advoga a supremacia de fundamentos ético-sociológicos sobre critérios tecnoformais.
	
	minimiza-se ou exclui-se a legislação formal do Estado e prioriza-se a produção normativa multiforme de conteúdo concreto gerada por instâncias, corpos ou movimentos organizados semi-autônomos que compõem a vida social.
	
	a negação de que o Estado seja a fonte única e exclusiva de todo o Direito
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501069316)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Boaventura de Souza Santos, ao analisar uma favela carioca, apresentou a situação onde reconheceu a existência de um direito paralelo e informal, aplicável à solução de problemas legais de seus moradores e operando paralelamente ao direito estatal. Tal situação é um claro exemplo de:
		
	
	pragmatismo jurídico
	 
	pluralismo jurídico
	
	monismo jurídico
	
	dogmatismo jurídico
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501076793)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação às medidas extrajudiciais, exceto:
		
	 
	A mediação, também prevista na CF de 88, consiste numa técnica de solução de conflitos e consegue, na maioria das vezes, restaurar a paz entre as partes, pois o mediador trabalha especificamente sobre as inter-relações sociais.
	
	A arbitragem consiste numa Justiça Privada composta pelos Tribunais Arbitrais que apreciam e julgam causas patrimoniais e as suas decisões não são passíveis de interposição de recursos.
	 
	A mediação, a conciliação e a arbitragem são formas puras de solução de conflitos
	
	A arbitragem é apreciada por juízes-arbitrais, a mediação por mediadores e a conciliação por conciliadores.
	
	A conciliação, por ser uma medida anterior à Audiência de Instrução e Julgamento, pode ser considerada como uma forma de ¿desafogar¿ o Judiciário.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501070301)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere as seguintes afirmações em relação às fontes do direito: I - O costume é de formação livre, difusa, espontânea, gradativa. Vai sendo formado paulatinamente pela própria sociedade, para suprir suas necessidades. Evolui no tempo e no espaço, de acordo com as condições sociais do grupo no qual se formou, adquirindo um caráter eminentemente histórico, e vai sendo transmitido por tradição oral. II - A jurisprudência significa o entendimento reiterado dos tribunais acerca de questões semelhantes, no exercício da função jurisdicional, podendo ser modificada ao longo do tempo. III - Quanto ao conteúdo, tanto a lei como o costume são regras de conduta decorrentes das necessidades sociais. E têm em comum, em princípio, o fato de serem expressão da vontade do grupo, bem como constituem formas de exteriorização do direito. IV - Quanto ao processo de elaboração da lei é formal, ou seja, é preestabelecido, iniciando-se com um projeto, passando pela discussão, votação, sanção, promulgação, até chegar à publicação. De tal sorte que, ao contrário do costume, sabemos exatamente quando foi elaborada, quando entrou em vigor e quando foi revogada. Somente é correto o que se afirma em:
		
	
	I e IV
	
	I e II
	
	I e III
	 
	Todas as alternativas acima

Outros materiais

Outros materiais