Buscar

18 Equiparação Salarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

05/09/2022
Equiparação Salarial
$$$
CF.
Art. 7º, XXX - proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil;
CLT
Art. 461. Sendo idêntica a função, ato do trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo estabelecimento empresarial, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade
Dois trabalhadores, em uma mesma empresa, com as mesmas funções, devem receber o salário equivalente, caso isso não ocorra, o trabalhador pode pedir a equiparação salarial na Justiça do Trabalho.
• QUEM PEDE A EQUIPARAÇÃO: PARAGONADO (trabalhador que recebe menos);
• QUEM É O MODELO DE SALÁRIO: PARADIGMA (trabalhador que recebe mais).
Requisitos
1 – As partes devem estar submetidas ao MESMO EMPREGADOR. 
2 – MESMO ESTABELECIMENTO – o empregador pode ter uma empresa com vários estabelecimentos, porém, para receber a equiparação salarial, os empregados devem trabalhar na mesma loja/filial.
3 – MESMA FUNÇÃO – desempenhar as mesmas tarefas, não importando a denominação do cargo (Princípio da Primazia da Realidade)
Súmula 6 do TST VII – Desde que atendidos os requisitos do art. 461 da CLT, é possível a equiparação salarial de trabalho intelectual, que pode ser avaliado por sua perfeição técnica, cuja aferição terá critérios OBJETIVOS.
*Atenção: não é possível pedir equiparação à outra pessoa que para exercer determinada função precisa de habitação técnica, vide:
EQUIPARAÇÃO SALARIAL. ATENDENTE E AUXILIAR DE ENFERMAGEM. IMPOSSIBILIDADE Sendo regulamentada a profissão de auxiliar de enfermagem, cujo exercício pressupõe habilitação técnica, realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem, impossível a equiparação salarial do simples atendente com o auxiliar de enfermagem.
4 – TRABALHO DE IGUAL VALOR - 
- Diferença de tempo de serviço para o mesmo empregador não ser superior a 4 anos e a diferença de tempo na função, não ser superior a 2 anos;
TS 4 --------------- > TF 2
Art. 461, CLT. § 1º Trabalho de igual valor, para os fins deste Capítulo, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço para o mesmo empregador não seja superior a quatro anos e a diferença de tempo na função não seja superior a dois anos.
5 – SIMULTANEIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Art. 461, CLT, § 5º A equiparação salarial só será possível entre empregados contemporâneos no cargo ou na função.
**Atenção: a equiparação também pode se referir à SITUAÇÃO PRETÉRITA.
EQUIPARAÇÃO SALARIAL. ART. 461 DA CLT II – É desnecessário que, ao tempo da reclamação sobre equiparação salarial, reclamante e paradigma estejam a serviço do estabelecimento, desde que o pedido se relacione com situação pretérita.
6 – INEXISTÊNCIA DE QUADRO DE CARREIRA COM PROMOÇÕES POR MERECIMENTO E/OU ANTIGUIDADE
Art. 461, CLT.
§ 2º Os dispositivos deste artigo não prevalecerão quando o empregador tiver pessoal organizado em QUADRO DE CARREIRA ou adotar, por meio de norma interna da empresa ou de negociação coletiva, plano de cargos e salários, dispensada qualquer forma de homologação ou registro em órgão público. 
§ 3º No caso do § 2º deste artigo, as promoções poderão ser feitas por merecimento e por antiguidade, ou por apenas um destes critérios, dentro de cada categoria profissional.
SUPERADA:
Súmula 6 do TST I – Para os fins previstos no § 2º do art. 461 da CLT, só é válido o quadro de pessoal organizado em carreira quando homologado pelo Ministério do Trabalho, excluindo-se, apenas, dessa exigência o quadro de carreira das entidades de direito público da administração direta, autárquica e fundacional aprovado por ato administrativo da autoridade competente.
ATENÇÃO -> APÓS A REFORMA TRABALHISTA, FOI DISPENSADA QUALQUER HOMOLOGAÇÃO, conforme art. 461, §2º, CLT.
Súmula 127 do TST QUADRO DE CARREIRA (mantida) − Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003
Quadro de pessoal organizado em carreira, aprovado pelo órgão competente, excluída a hipótese de equiparação salarial, não obsta reclamação fundada em preterição, enquadramento ou reclassificação.
7 – INEXISTÊNCIA DE PARADIGMA READAPTADO OU READAPTANDO FUNCIONAL 
CLT
Art. 461, § 4º O trabalhador readaptado em nova função por motivo de deficiência física ou mental atestada pelo órgão competente da Previdência Social não servirá de paradigma para fins de equiparação salarial.
Motivo: 
Peculiaridades
1 – A denominação dos cargos é IRRELEVANTE para se obter uma equiparação.
Súmula n. 6 do TST III – A equiparação salarial só é possível se o empregado e o paradigma exercerem a mesma função, desempenhando as mesmas tarefas, não importando se os cargos têm, ou não, a mesma denominação.
2 – Necessidade do reclamante e paradigma trabalhar no mesmo estabelecido -> implica em SUPERAÇÃO do inciso V, Súmula 6 do TST:
SUPERADA
Súmula n. 6 do TST V – A cessão de empregados não exclui a equiparação salarial, embora exercida a função em órgão governamental estranho à cedente, se esta responde pelos salários do paradigma e do reclamante.
3 – VEDAÇÃO DE PARADIGMAS REMOTOS
Art. 461, CLT § 5º A equiparação salarial só será possível entre empregados contemporâneos no cargo ou na função, ficando VEDADA a indicação de PARADIGMAS REMOTOS, ainda que o paradigma contemporâneo tenha obtido a vantagem em ação judicial própria.
*Paradigma remoto: empregado que foi utilizado como modelo em uma equiparação salarial que condenou a empresa a equiparar o salário de algum empregado, que acabou fazendo prova da existência da equiparação em salarial em cadeia.
4 – ENCARGO PROBATÓRIO / ÔNUS DA PROVA
Súmula n. 6 do TST VIII – É do EMPREGADOR o ônus da prova do fato impeditivo, modificativo ou extintivo da equiparação salarial.
5 – SE A DIFERENÇA SALARIAL DECORRER DE DISCRIMINAÇÃO POR SEXO OU ETNIA = MULTA
CLT
Art. 461, § 6º No caso de comprovada discriminação por motivo de sexo ou etnia, o juízo determinará, além do pagamento das diferenças salariais devidas, multa, em favor do empregado discriminado, no valor de 50 % do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social.
 6 – EQUIPARAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
OJ 297 da SDI-I EQUIPARAÇÃO SALARIAL. SERVIDOR PÚBLICO DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA, AUTÁRQUICA E FUNDACIONAL. ART. 37 XIII, DA CF/1988. DJ 11.08. 03. 
O art. 37, inciso XIII, da CF/1988, VEDA A EQUIPARAÇÃO DE QUALQUER NATUREZA PARA O EFEITO DE REMUNERAÇÃO DO PESSOAL DO SERVIÇO PÚBLICO, sendo juridicamente impossível a aplicação da norma infraconstitucional prevista no art. 461 da CLT quando se pleiteia equiparação salarial entre servidores públicos, independentemente de terem sido contratados pela CLT. O TST entende que quando se trata de uma situação de servidor ou empregado público celetistas, não é possível pedir equiparação salarial. Isso ocorre por causa da vedação do art. 37, XIII da Constituição Federal.
Súmula n. 455 do TST EQUIPARAÇÃO SALARIAL. SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA. ART. 37, XIII, DA CF/1988. POSSIBILIDADE. 
À SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA não se aplica a vedação à equiparação prevista no art. 37, XIII, da CF/1988, pois, ao admitir empregados sob o regime da CLT, equipara-se a empregador privado, conforme disposto no art.173, § 1º, II, da CF/1988. 
Há a exceção para a sociedade de economia mista porque o no disposto no art.173, § 1º, II, da CF/1988, diz que deve ser aplicado, para fins trabalhistas, o mesmo regime para as empresas estatais das empresas privadas. Essas estão sujeitas ao art. 461 da CLT, logo há a possibilidade de equiparação salarial.
· Resumindo... 
• Regra: não é possível equiparação salarial na administração pública;
•Exceção: é possível equiparação salarial em Sociedades de Economia Mista, porque o regime deles é celetista. Ex.: Banco do Brasil, Petrobrás...
OBSERVAÇÕES:
a) Não é possível equiparar empregado celetista e estatutário;
b) Não é possível equiparar terceirizados com os empregados da empresa tomadora (Tema 383 da Lista de Repercussão Geral do STF).
j

Outros materiais