Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
AVALIAÇÃO ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Pré-visualização | Página 1 de 1

AVALIAÇÃO – ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
· Além de pensões e hospedarias específicas para esse público, cujo intuito era retirá-los da circulação das ruas e ainda usá-los como objetos de estudo, havia a chamada Nau dos Loucos, que quer dizer:
Resposta Marcada :
Uma embarcação que se propunha levar os chamados loucos para cidades onde tinham clinicas especializadas para tatamentos.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  0
· A inclusão ocorre não apenas nas placas indicativas em filas preferenciais, mas por meio de ações que contribuem de fato para o reconhecimento das pessoas com deficiência. Dentre elas temos como verdadeiras as afirmativas:
I – O ensino de Libras para todos, depende do curso ou da vivência, para que essa língua seja disseminada em todos os países, tendo em vista que é a segunda língua oficial dos Países.
II – O uso de piso tátil e de placas indicativas, de semáforo sonoro, materiais e móveis em Braille para os cegos.
III – A adaptação da arquitetura dos móveis, dos carros, dos transportes públicos e das calçadas para os deficientes intelectuais.
IV – O uso da comunicação alternativa para todas as pessoas com deficiência intelectual e TEA.
Resposta Marcada :
II e IV.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· As deficiências circulam pelos mais variados aspectos dos _____________, no que se refere aos tipos e graus de deficiência. Em outras palavras, o sujeito pode apresentar desde alguma dificuldade ou uma grande dificuldade até _____________________, visual, auditiva ou deficiência _____________. É possível ainda apresentar deficiências múltiplas, com _______ ou mais deficiências associadas, como na paralisia cerebral, na qual é comum que a pessoa apresente deficiência intelectual, _____________ para locomoção e audição e, em alguns casos, até mesmo na visão. Tais aspectos tornam as pessoas com deficiências um grupo social extremamente heterogêneo e com uma imensa diversidade de manifestações.
Resposta Marcada :
Sujeitos – incapacidade de locomoção – intelectual – duas – dificuldades
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Alguns dos aspectos psicológicos vivenciados por adultos com deficiência física são: dificuldades de aceitação; culpa; sentir-se envergonhado por não poder se cuidar ou controlar suas necessidades físicas; sintomas de depressão e ansiedade; constrangimento por uma nova aparência; sentir-se dependente na ajuda de outras pessoas, falta de controle. A deficiência física pode fazer com que o sujeito precise da ajuda de outras pessoas para realizar determinadas atividades, o que pode interferir no bem-estar subjetivo e aumentar a demanda de familiares e amigos para tentarem realizar atividades com maior autonomia.
Pode-se dizer que esta afirmativa é:
Resposta Marcada :
Verdadeira.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Sobre os aspectos psicológicos da pessoa com deficiência, no que se refere a sua sexualidade, é INCORRETO afirmar que:
Resposta Marcada :
No caso de deficiências físicas adquiridas não podem afetar a ejaculação e nem a fertilidade, mas pode interferir no orgulho, criar problemas emocionais e dificultar os relacionamentos íntimos.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
(    ) As famílias que têm um membro com algum tipo de deficiência, seja ela física ou de outra ordem, sofrem, junto com seu familiar deficiente, os efeitos do processo de estigmatização, discriminação e exclusão
(    ) Chama de deficiência primária, esta entendida como uma produção social que valoriza, respeita, inclui e, portanto, gera soluções para a promoção do desenvolvimento
(    ) A orientação familiar é importante para facilitar o enfrentamento das angústias e medos parentais que emergem no processo de significação da deficiência da criança, a fim de que a família não produza barreiras, simbólicas e reais, para o desenvolvimento do sujeito
(    ) Compreende-se que o âmbito social apresenta limitações fracas para o envolvimento das pessoas que possuem algum tipo de deficiência.
Resposta Marcada :
V – F – V – F
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Quanto aos aspectos psicologicos da pessoa com deficiência e as relações sociais, familiares e afetivas pode-se afirmar que:
Resposta Marcada :
O preconceito e o estigma contra as deficiências físicas tornaram-se barreiras para a aceitação social e têm um impacto negativo no estabelecimento e manutenção dos vínculos das pessoas com deficiência.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A profissão é aplicável apenas ao ambiente de trabalho, não podendo atribuí-la a identificação pessoal, caso contrário as atividades passariam a abranger quem é a pessoa. Embora a deficiência tenha um significado negativo no início, existem alguns fatores que podem afetar de forma ainda mais negativa na superação com relação a sociedade. Pode-se dizer que esta afirmativa é:
Resposta Marcada :
Falsa.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· No que se refere a intervenção do Psicólogo junto à pessoa com deficiência, é INCORRETO afirmar:
Resposta Marcada :
Orientar as escolas sobre outras alternativas de atendimentos inapropriado independente da queixa do sujeito
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A inclusão ocorre não apenas nas placas indicativas em filas preferenciais, mas por meio de ações que contribuem de fato para o reconhecimento das pessoas com deficiência. Entre essas ações, você pode considerar, exceto:
Resposta Marcada :
O uso da comunicação alternativa exclusivo para crianças diagnosticadas com TEA;
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
Total9 / 10