Buscar

Politicas de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente Questionário 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso
	POL AT SAU CRIANCA E ADOLESCEN
	Teste
	QUESTIONÁRIO UNIDADE II
	Iniciado
	06/09/22 16:25
	Enviado
	06/09/22 17:12
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	3 em 3 pontos  
	Tempo decorrido
GABARITO: 
	46 minutos
1 – A ; 2 – B ; 3 – E ; 4 – B ; 5 – D ; 6 – A ; 7 – E ; 8 – B ; 9 – D ; 10 – C 
PERGUNTA 1
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/90, em seu artigo 5º estabelece que: “nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punindo na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais” (BRASIL, 2010, p. 27). Nesse sentido, assinale a alternativa correta:
I. A violência infantil é definida pelo Ministério da Saúde como quaisquer atos ou omissões dos pais, parentes, responsáveis, instituições, que redundam em danos à criança e/ou adolescente.
II. A violência pode ser classificada de natureza física, sexual, psicológica e de negligência/abandono.
III. Apenas a violência sexual deverá ser notificada ao Conselho Tutelar, sendo que as demais deverão ser tratadas com uma assistente social.
IV. Uma criança de 3 anos é levada por seu familiar à unidade de saúde, para atualizar a carteira de vacina, atrasada desde o primeiro ano de vida. A criança estava vestindo apenas uma bermuda e camiseta, sendo que fazia uma temperatura de 15 ºC naquele dia. Essa situação poderá ser investigada como violência física.
	
	a.
	I e II estão corretas.
	
	b.
	I, II e IV estão corretas.
	
	c.
	III e IV estão corretas.
	
	d.
	Todas estão corretas.
	
	e.
	Apenas a I está correta.
0,3 pontos   
PERGUNTA 2
Uma adolescente de 14 anos procurou a unidade de saúde próxima de sua residência para solicitar anticoncepcional, pois temia engravidar. Durante a anamnese com o enfermeiro Theo, ela relatou que sentia dores na relação sexual e quase sempre não estava disposta, porém como tinha medo de perder seu namorado ela acabava cedendo, pois ele a ameaçava e até agredia com empurrões e palavrões. Diante disso, assinale a alternativa correta:
 
I. O enfermeiro deverá compreender o tipo de violência sofrida pela adolescente e discutir mais brevemente o caso com sua equipe, para prosseguir com as medidas corretas de proteção e direito da adolescente.
II. O enfermeiro deverá notificar imediatamente o Conselho Tutelar e acionar a polícia para o caso da adolescente, sem que ela saiba da decisão dele.
III. Violência física, sexual e psicológica é bastante comum entre adolescentes do sexo feminino, inclusive praticadas por parceiros íntimos.
IV. A notificação/investigação de violência interpessoal deverá ser preenchida em casos de suspeita ou confirmadas pelo profissional da saúde.
V. O enfermeiro deverá apenas encaminhar a adolescente para o planejamento familiar, pois é a única prioridade nesse caso, já que a adolescente reconhece as agressões como normais.
	
	a.
	I, II, III e IV estão corretas.
	
	b.
	II e V estão incorretas.
	
	c.
	Apenas a V está incorreta.
	
	d.
	I, III e V estão corretas.
	
	e.
	II, IV e V estão incorretas.
0,3 pontos   
PERGUNTA 3
O profissional da saúde deverá ficar atento quando a criança ou adolescente apresentar sinais gerais de violência, para atender de forma integral essa população que necessita ter garantidos seus direitos de vida. Nesse sentido, assinale a alternativa correta:
	
	a.
	Lesões em vários estágios de cicatrização ou cura: evidências de traumas sucessivos, como a presença de hematomas em áreas diversas e com colorações diferentes, ou o encontro de fraturas recentes e antigas, devem alertar os profissionais da saúde para uma possível violência física.
	
	b.
	Comportamentos obsessivos ou atitudes compulsivas, assim como tiques, manias, distúrbios de aprendizagem, agressividade, podem indicar uma possível violência sofrida por adolescentes.
	
	c.
	Choros sem motivo aparente, irritabilidade frequente, olhar indiferente ou apatia, demonstrações de desconforto no colo, atraso no desenvolvimento, podem indicar violências sofridas por crianças até 11 meses.
	
	d.
	Tendência ao isolamento, ansiedade ou medo ligado a determinadas pessoas, sexo, objetos ou situações, fracasso na escola, dificuldades de socialização, podem indicar violências sofridas por crianças de 5 a 9 anos.
	
	e.
	Todas as alternativas estão corretas.
0,3 pontos   
PERGUNTA 4
Com o advento do ECA, nos anos 1990, entra em cena a Doutrina da Proteção Integral. Nela, crianças e jovens passam a ter os direitos assegurados e são considerados prioridade legal, uma vez que estão num período da vida fundamental para o seu desenvolvimento como seres humanos. O Livro II - Parte especial do Estatuto da Criança e do adolescente, no Título I - Da política de atendimento, Capítulo 2, trata das entidades de atendimento e coloca que:
I. O abrigamento é uma medida de proteção especial, provisória e excepcional, que determina a suspensão do pátrio poder ou poder familiar.
II. A Fundação Casa é uma instituição que presta assistência a jovens infratores de 10 a 18 anos completos e é vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania.
III. Os orfanatos consistem, em geral, em instituições públicas, em alguns casos há participação de entidades privadas ou religiosas, e que se dedicam a cuidar de crianças menos favorecidas que perderam seus pais (órfãs), seja custódia ou por qualquer outro motivo.
IV. As casas de acolhimento são locais onde a criança e adolescente possam ficar até que seja possível a reintegração familiar, visando ao menor tempo possível de institucionalização e usado como primeiro recurso.
	
	a.
	Todas estão corretas.
	
	b.
	I e III estão corretas.
	
	c.
	I, III e IV estão corretas.
	
	d.
	I, II e III estão corretas.
	
	e.
	II, III e IV estão corretas.
0,3 pontos   
PERGUNTA 5
No Brasil, os primeiros programas de incentivo ao aleitamento materno datam de 1981, ocasião em que foi lançado o programa de incentivo ao aleitamento materno e recebeu destaque nacional com a contribuição de diversos profissionais da saúde, com atendimento individualizado nas unidades básicas de saúde, materiais informativos e campanhas publicitárias. Ao receber uma mãe com seu bebê de quatro meses na unidade de saúde, o enfermeiro deverá:
I. Orientar para que a mãe amamente seu filho por até dois anos ou mais, se possível. Nos primeiros seis meses, dar somente o leite materno.
II.- Incentivar o pai da criança para que participe do processo de amamentação de seu filho, já que a amamentação é um ato que deve ser realizado por toda a família.
III. Orientar a família a não oferecer bicos artificiais ou chupetas ao bebê.
IV. Orientar que a amamentação deverá ocorrer de 3 em 3 horas.
V. Auxiliar a mãe na ordenha da mama, caso seja necessário.
	
	a.
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	b.
	IV e V estão incorretas.
	
	c.
	III, IV e V estão incorretas.
	
	d.
	Apenas a IV está incorreta.
	
	e.
	I, II e V estão corretas.
0,3 pontos   
PERGUNTA 6
O programa Empresa Amiga da Criança foi criado pela Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos) em sua fundação específica para a promoção de direitos de crianças e adolescentes, visando ao fortalecimento dessas boas práticas. Em 1990 foi criado o selo Empresa Amiga da Criança que certifica empresas que atuem benefício e proteção de crianças e adolescentes brasileiros (portal da Abrinq). Ao participar do programa, a empresa passa a cumprir três compromissos, que são:
	
	a.
	Não explorar o trabalho infantil, promover a formação profissional e realizar ações sociais.
	
	b.
	Não explorar o trabalho infantil, garantir o preconizado no ECA e trabalhos beneficentes.
	
	c.
	Promover a formação profissional, realizar ações sociais e obras comunitárias, como escolas e creches.
	
	d.
	Promover formação profissional, realizar ações beneficentes e contribuir para a amamentação nas empresas.
	
	e.
	Não explorar o trabalho infantil, promover salas de amamentação e realizar ações beneficentes.
0,3 pontosPERGUNTA 7
O Projeto Carteiro Amigo da Amamentação compõe o conjunto de iniciativas para o fortalecimento do incentivo ao aleitamento materno. A respeito desse projeto, assinale a alternativa incorreta:
	
	a.
	O Projeto Carteiro Amigo da Amamentação trata-se de um projeto de parceria entre o sistema de saúde e a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT).
	
	b.
	Visa a informar a comunidade sobre a importância e as vantagens do aleitamento materno para a saúde da mãe e da criança, com o objetivo de incentivar a prática do aleitamento materno.
	
	c.
	Os carteiros participam no Projeto Carteiro Amigo da Amamentação como força auxiliar dos órgãos de saúde, divulgando as vantagens da amamentação natural, orientando nutrizes e gestantes, e distribuindo nos domicílios onde residem gestantes e crianças menores de um ano um folder
produzido pelo Ministério da Saúde, com os dez passos para se obter sucesso no aleitamento materno.
	
	d.
	O Projeto Carteiro Amigo nasceu no Ceará em 1996, como uma das estratégias estabelecidas pelo governo para combater a desnutrição e a mortalidade infantil no estado.
	
	e.
	Não há evidências da participação de entidades, empresas e organizações não governamentais no Projeto Carteiro Amigo, sendo uma mobilização estritamente estadual.
0,3 pontos   
PERGUNTA 8
Informar profissionais de saúde e o público em geral, trabalhando pela adoção de leis que protejam o emprego da mulher que está amamentando, além de apoiar rotinas de serviços que promovam o aleitamento materno e combater a livre propaganda de leites artificiais para bebês, bem como bicos, chupetas e mamadeiras são grandes esforços do Ministério da Saúde.
PORQUE
O Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno (PNIAM) objetiva, dentre outras, credenciar unidades hospitalares como Hospitais Amigo da Criança, fortalecendo principalmente os dez passos para o sucesso do aleitamento materno.
	
	a.
	As duas assertivas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	b.
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	c.
	As duas assertivas não correspondem ao PNIAM/MS e estão em fase de implantação.
	
	d.
	A primeira assertiva é verdadeira, mas não tem relação com o PNIAM/MS.
	
	e.
	As duas assertivas são falsas.
0,3 pontos   
PERGUNTA 9
O Sistema Único de Saúde é o grande fomentador das ações de incentivo ao aleitamento materno, tanto nas esferas regionais, municipais, estaduais, quanto federal. Para se ter sucesso na amamentação, o Ministério da Saúde ressalta que as mães devem seguir algumas indicações, tais como:
 
I. Procure saber se sua empresa possui sala de apoio à amamentação.
II. Amamentar é bom para a saúde do bebê e também da mulher. Reduz as chances do desenvolvimento de câncer de mama e ovário e ainda auxilia a perda do peso ganho durante a gestação.
III. O Ministério da Saúde não inclui os empregadores na sensibilização da amamentação, já que a licença-maternidade é exclusiva do Ministério do Trabalho.
IV. A legislação brasileira ampara a mulher trabalhadora contemplando a garantia de emprego desde a gestação, a licença-maternidade remunerada e o apoio à prática do aleitamento materno.
V. Disponibilizar uma creche ou convênio com uma instituição próxima ao trabalho da lactante é uma das orientações do Ministério da Saúde para as empresas.
	
	a.
	Todas estão corretas.
	
	b.
	II, III, IV e V estão corretas.
	
	c.
	I, II, III e IV estão corretas.
	
	d.
	III está incorreta.
	
	e.
	I, II e IV estão corretas.
0,3 pontos   
PERGUNTA 10
Para atender de forma integral crianças e adolescentes em situação de violência, no SUS foi instituída a linha de cuidado para a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências, que compreende as dimensões: acolhimento, atendimento, notificação e seguimento para a rede de cuidados e de proteção social. Sendo assim, assinale a alternativa incorreta:
	
	a.
	O acolhimento consiste na recepção de crianças, adolescentes e famílias de forma empática e respeitosa, por qualquer membro da equipe de saúde.
	
	b.
	Realizar consulta clínica: anamnese, exame físico e planejamento da conduta para cada caso faz parte da etapa do atendimento.
	
	c.
	Em caso de violência psicológica, o caso deverá ser encaminhado ao Centro de Apoio Psicossocial (Caps), para que ocorra o tratamento e acompanhamento. Na atenção básica, ficarão os casos de violência física, sexual e negligências.
	
	d.
	Acionar o Ministério Público quando necessário, ou seja, quando há a percepção de que o caso não está sendo resolvido pelos primeiros órgãos acionados (Conselho Tutelar, por exemplo).
	
	e.
	O seguimento na rede de cuidado e de proteção social significa acompanhar a criança ou adolescente e sua família até a alta, com planejamento individualizado para cada caso.

Outros materiais