Buscar

2 Lista de Exercicio Maquinas de Fluxo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2ª Lista de Exercícios: Máquinas de Fluxo - PUC Minas 
Nome: Hairton Júnior José da Silveira
Matrícula: 458639 
Motor de acionamento; bomba; válvula de pé com crivo; válvula de retenção; registro; tubulação(trechos retos, curvas ou joelhos); reservatórios de sucção e recalque. 
Recursos para aplicação; custo; local de posicionamento; segurança; ruído.
Vida mais longa; baixo custo de manutenção; sem poluição externa.
Filtrar o fluido que está sendo succionado de particulados sólidos, e manter a bomba escorvada caso a bomba desligue.
A redução excêntrica possibilita a ligação da tubulação de sucção até o bocal da bomba, que normalmente é menor, além de evitar a formação de bolhas de ar com o estrangulamento da seção.
Impedir que o peso da coluna d’água vertical de recalque sobrecarregue sobre o corpo da bomba, evitando possíveis vazamentos; Controlar o fluxo para caso a válvula de pé com crivo falhe e entrar ar possíveis bolhas não impulsionem o fluxo de forma acentuada; Possibilitar um by-pass na tubulação.
Ho é o desnível entre o nível do fluido a ser succionado(contando o topo da linha de sucção) e a parte mais alta do fluido recalcado; DH é a perda de carga total na instalação; Hth é a quantidade de energia cedida a 1 kg de fluido.
Verdadeira. Inicialmente escolhe-se esses fatores pois eles já direcionam com eficiência a que família de bombas precisamos para a aplicação descrita. A partir desses fatores e conhecendo pequenas variáveis do sistema podemos escolher a bomba com eficácia.
Além da Vazão e Altura Manométrica, deve-se saber o espaço para aplicação, o fluido(sua viscosidade, se é corrosivo ou abrasivo), se o fluido tem presença de particulados, o tipo do rotor da bomba, tamanho do rotor e da flange, o diâmetro e velocidade econômica. 
Consumo diário da instalação, jornada de trabalho e número de bombas em operação. 
O diâmetro econômico é um parâmetro de escolha para tubulações que relaciona o investimento com o custo operacional.
Falsa. O custo operacional é importante para a determinação do diâmetro econômico e consequentemente na escolha da bomba, pois quanto menor o custo operacional a bomba precisará fornecer menos, consumir menos. 
Fórmula de Bresse e Fórmula da ABNT.
Velocidade econômica é um parâmetro que direciona quais velocidades na linha de sucção e recalque são desejáveis para menor desgaste e melhor funcionamento devido a tubulação escolhida. 
Quantidade de energia que deve ser absorvida por 1 kg de fluido que atravessa a bomba.

Outros materiais