Buscar

Atuaria: Ciência da Avaliação de Riscos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A Atuaria pode ser entendida como sendo a ciência da avaliação de riscos e do calculo dos prêmios e reservas relativas às operações de seguros. Normalmente, divide-se em ramo vida e ramo não vida. O ramo vida trata das consequências das principais contingencias da vida (nascimento, morte, doença, invalidez, desemprego, aposentadoria) e o ramo não vida são todos os demais (veículos, fogo, transportes, responsabilidade civil, habitacional, garantia de obrigações contratuais).
            O objetivo fundamental do profissional de atuaria e desenvolver ações estratégicas para o diagnostico de problemas e a construção de modelos matemáticos para a avaliação e mensuração desses riscos. O atuário e também um profissional capacitado para trabalhar gerencialmente no âmbito das diferentes atividades das instituições de previdência e de seguros, bem como em outros ambientes empresariais do mercado financeiro e de capitais.
            Exige-se uma solida formação básica no contexto das Ciências Matemáticas nesse trabalho e não se admite respostas sem uma forte justificativa técnica-cientifica. Ademais esclarece o professor Sergio Rangel, da UFRGS, no Rio Grande do Sul. “Com base em estatísticas, calculamos qual e o preço que o segurado deve pagar para ter todos os benefícios que lhe foram prometidos. Depois, acompanhamos as contas da instituição para conferir se ela conseguira cumprir o compromisso assumido com o cliente”.  Alerta Richard Dutzmann, do Escritório Técnico de Assessoria Atuarial, em São Paulo: “Se as contas forem incorretas, a empresa pode ir à falência e levar famílias a ruina”. Como ha poucos profissionais no mercado, o atuário geralmente tem de se desdobrar para dar conta dos compromissos. E  o mineiro Marcelo Soares, 35 anos, que controla toda a parte contábil e atuaria da seguradora do Banco Rural em Belo Horizonte, diz: “Fico o tempo todo monitorando o dia-a-dia da seguradora. Além de prestar consultoria para um fundo de previdência, trabalho de doze a catorze horas por dia. Mas não me queixo. Adoro montar um produto, como um plano de seguros”.
            No Brasil, o interesse pelo assunto se iniciou com os atuários sociais ligados as Caixas de Previdência existentes e aos Institutos que se constituíam (IAPM, IAPI, IAPB) e os atuários das Seguradoras.
Embora a criação de cursos de formação de atuários tenha ocorrido na década de 30, particularmente na UFPE na década de 50 somente em 1970 a profissão foi regulamentada, pelo Decreto Lei 66.408/70, e define o atuário como “o técnico especializado em matemática superior que atua, de modo geral, no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos e politicas de investimentos e amortizações e, em seguro privado e social, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos e fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemáticos”.
            O processo agudo de deterioração da Previdência Social Publica evidenciado nos últimos anos tem aumentado a procura pela Previdência Privada e, consequentemente, pelo profissional de Atuaria.   Na concepção moderna de gestão atuarial, esse profissional e importante tanto para o calculo dos fundos a serem criados para a cobertura dos compromissos futuros, como também na gestão desses mesmos fundos, de tal maneira que os objetivos das instituições de previdência e de seguros sejam alcançados. 
Quem é o Atuário?
O atuário deve ter solida formação em calculo de riscos subjacentes aos negócios, possuindo acentuado acervo de economia, administração, contabilidade, matemática, finanças, estatística e demografia. Segundo o professor Reinaldo Guerreiro (2006), chefe do departamento de contabilidade e atuaria da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), alguns desses profissionais não são formados hoje em Ciências Atuariais, mas sim em um desses campos. E com a internacionalização em alta do setor, o mercado para esse profissional tende a crescer 30%. Uma área em crescimento e a dos fundos de pensão fechados existe cerca de 350 fundos nos pais, e cada um deles precisa ter a frente pelo menos um atuário.
A Necessidade do Profissional em Ciências Atuariais  no Brasil nos Dias Atuais.
            A VOCE S/A fez um levantamento sobre profissões promissoras. Três critérios orientaram a pesquisa: grande quantidade de vagas, pouca gente qualificada e salários cada vez mais altos. Uma das carreiras de mais destaque foi a de atuário. O mercado para a área este aquecido e ainda ha mais vagas do que profissionais.
            “A carreira continua em ascensão pelo amadurecimento do mercado e do setor de seguros, com novas regras estabelecidas pelos órgãos reguladores, como a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a Agencia Nacional de Saúde (ANS)”, diz Olívio Lucas Filho, diretor executivo de estatística e atuaria da AGF Seguros.
            Atualmente, ha 11 cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação, que formam 200 atuários por ano. Mas dados do Instituto Brasileiro de Atuaria (IBA, 2007) mostram que ha cerca de 350 vagas disponíveis por ano, concentradas no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. O salario inicial e de R$ 2.000,00, chegando a R$ 10.000,00 para quem tem experiência. O carioca Reinaldo Amorim, de 31 anos, superintendente atuarial do segurador Sul América, tem  uma vaga aberta ha sete meses. “Além dos poucos atuários no mercado, nos deparamos com um problema de formação”, diz Reinaldo. “O profissional precisa ser bom de calculo, mas e preciso ter visão estratégica dos negócios para aplicar os números à realidade da empresa”.
            Outra área ainda pouco explorada no Brasil e o mercado de capitais. Para não serem penalizadas pelos investidores da bolsa de valores, as companhias que negociam ações devem avaliar com a maior precisão possível os riscos que determinados investimentos representam para o negocio, como a ampliação de uma fabrica. Esse já e um nicho para os atuários em países como Estados Unidos, Argentina e Japão. Segundo o IBA, no Brasil hoje não ha mais do que dez atuários trabalhando com isso. E o numero de empresas na bolsa de valores já passa de 300.
 
Principais áreas de atividade do Atuário:
Empresas Seguradoras: nas atividades de calculo de prêmios, acompanhamento de contratos de apólices, planejamento de produtos, avaliação atuarial dos planos, assessoria técnica;
Entidades Fechadas de Previdência Privada ou Fundos de Pensão: nas atividades de avaliação e acompanhamento atuarial, estudos de novos planos de benefícios, avaliação de desempenho de carteira de aplicações;
Entidades Abertas da Previdência Privada e Bancos: nas atividades de avaliação e acompanhamento atuarial, desenvolvimento de produtos (planos de benefícios), avaliação de desempenho de carteira de aplicações;
Órgãos Governamentais do ramo de seguro (tais como IRB - Instituto de Resseguros do Brasil, SUSEP - Superintendência de Seguros Privados e Secretaria de Previdência Complementar): que aprovam planos previdenciários e de seguros em geral e acompanham e normatizam essas áreas;
Empresas de Capitalização: desenvolvendo produtos e elaborando notas técnicas;
Mercado Financeiro: na avaliação dos riscos financeiros, "rating" de empresas financeiras, estratégia de investimentos.
Distribuição geográfica de atuários no Brasil, segundo o IBA (Instituto Brasileiro de Atuaria):
 
	Região
	Estado
	N? De MIBAS
	% por Região
	%
	SE
	RJ
	282
	80,21%
	37,70%
	SE
	SP
	281
	
	37,57%
	SE
	MG
	35
	
	4,68%
	SE
	ES
	Dois
	
	0,27%
	S
	RS
	40
	9,76%
	5,35%
	S
	PR
	26
	
	3,48%
	S
	SC
	Sete
	
	0,94%
	CO
	DF
	34
	5,08%
	4,55%
	CO
	GO
	Dois
	
	0,27%
	CO
	MS
	Um
	
	0,13%
	CO
	MT
	1
	
	0,13%
	NE
	CE
	29
	4,55%
	3,88%
	NE
	PE
	3
	
	0,40%
	NE
	BA
	1
	
	0,13%
	NE
	PB
	1
	
	0,13%
	N
	PA
	2
	0,40%
	0,27%
	N
	RO
	1
	
	0,13%
	TOTAL
	748
	100,00%
	100,00%
	Fonte: Cadastro MIBAS agosto/2006Baseado no Cadastro MIBAS agosto/2006
Considerando os dados informados pelo IBA, ou seja, a carência de profissionais das ciências atuaria nas regiões Norte e Nordeste dos pais e especificamente no Estado de Pernambuco que só existe 01 atuário, o exposto pela conceituada revista VOCE S/A, mostra que a profissão de atuário (bem como a área de conhecimento das Ciências Atuariais) e uma das profissões mais promissoras do mercado de trabalho brasileiro nas ultimas décadas, a concepção de que umas instituições de seguros ou de previdências fazem parte do mercado financeiro fez crescer a necessidade de um maior treinamento na área administrativa e financeira, especialmente no que tange a riscos financeiros e econômicos. Ha uma enorme necessidade e escassez de profissionais específicos para estas atribuições: o atuário. Portanto, por maioria de razão, principalmente no que se refere ao Estado de Pernambuco.

Outros materiais