Buscar

PRINCIPIO DA LESIVIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRINCIPIO DA LESIVIDADE
O principio da lesividade é uma forma de conter o poder do legislador, nos orientando no sentido de saber quais são as condutas que não poderão sofrer os rigores da lei penal. Este principio possui no escólio de Nilo Batista, quatro principais funções:
Proibir a incriminação de uma atitude interna;
Ninguém pode ser punido por aquilo que pensa ou mesmo por seus sentimentos pessoais (cogitationis poenam nemo patitur). Se tais sentimentos não forem exteriorizados e não produzirem lesão a bens de terceiros, jamais o homem deve ser punido por aquilo que traz no íntimo do seu ser.
Proibir a incriminação de uma conduta que não exceda o âmbito do próprio autor;
O Direito Penal também não poderá punir aquelas condutas que não sejam lesivas a bens de terceiros, pois não excedem ao âmbito do próprio autor.
Proibir a incriminação de simples estados ou condições existenciais;
Impedir que o agente seja punido por aquilo que ele é,e não pelo o que ele fez. Jamais pode penalizar o ‘ser’ de uma pessoa, mas somente o seu agir, já que o direito é uma ordem reguladora de conduta humana.
Proibir a incriminação de condutas desviadas que não afetem qualquer bem jurídico.
Afastar da incidência de aplicação da lei penal aquelas condutas que embora desviadas não afetam qualquer bem jurídico de terceiros ou melhor, condutas que agridem o senso comum da sociedade.
A atuação do Direito Penal é impossível, caso um bem jurídico relevante de terceira pessoa não esteja sendo efetivamente atacado. Aquilo que for da esfera própria do agente deverá ser respeitado pela sociedade e, principalmente, pelo estado que necessariamente deve ter tolerância no convívio entre pessoas que, naturalmente, são diferentes.

Outros materiais