Buscar

paper de oficinas pedagógicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
A INTERDISPLINARIDADE NAS OFICINAS PEDAGÓGICAS
Acadêmicos: Alenilda Borges dos Anjos
Tutor Externo²
RESUMO 
Este estudo tem por finalidade apresentar a importância da temática denominada como Oficinas Pedagógicas e destacar sua importância para o desenvolvimento da criança e para construção da aprendizagem. Nesse âmbito, possui como objetivo geral destacar a presença da interdisciplinaridade nas oficinas pedagógicas, a partir do qual apresenta-se os conceitos teóricos das oficinas pedagógicas e da interdisciplinaridade,a partir da obtenção e clareza destes conceitos faz-se possível averiguar sua importância na aprendizagem infantil.
Palavras-chave: Oficinas. Interdisciplinaridade. Apredizagem.
1. INTRODUÇÃO
 Nesse contexto, as oficinas pedagógicas traduzem um significado de interdisciplinaridade e dinamismo no aprendizado, principalmente no que tange a educação infantil. Ou diversificar questões voltadas ao aprendizado direito tradicional, possibilitando um aprendizado interativo.
 Oficinas são momentos de produção do conhecimento, de uma realidade, o fato concreto que são discutidos, e o conhecimento produzido é transferido para esta realidade com o objetivo de transformá-la (VIEIRA;VALQUIND,2002)
 Esse tipo de estratégia possui uma enorme potencial pedagógico quando usado com sabedoria, O que poderia significar uma ótima estratégia para trabalhar determinados assuntos e temas dentro do ensino pedagógico. As oficinas também são capazes de proporcionar aprendizagens mais completas, pois valoriza a construção do conhecimento de forma participativa e questionadora, baseada em situações do cotidiano do aluno(NASCIMENTO, 2007). Há vários modos de ensinar e ministrar uma oficina, porém, é necessário atentar-se ao planejamento da tarefa ou atividade a ser realizada, pois assim como as demais estratégias de ensino, a oficina deve ser uma atividade com objetivo bem definido, embora possua como características um planejamento mutável.
 Deve-se ressaltar que as oficinas pedagógicas possui como foco uma ação consciente, ou seja, sua principal ferramenta é atividade prática (PAVIANI;FONTANA:2009). A oficina se caracteriza como sendo “um sistema de ensino aprendizagem que abre novas possibilidades quanto a troca de relações, funções, papéis entre educadores e educandos”. Portanto, aderir às oficinas de ensino pode ser considerado um meio de articular e integrar saberes e valores.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 A educação possui um papel fundamental no desenvolvimento humano, é através do ensino que permite a compreensão de determinados assuntos, seja na vida pessoal, profissional, social ou cultura.
 De acordo com RAMOS (2010 p.74.´´ A escola precisa estar comprometida com fins que apontem e desafiem o desenvolvimento de uma consciência pedagógica critica, em que a melhor qualidade de ensino passe pelo poder de reflexão e coragem de experimentação´´. 
 
 Ao pensarmos nos ambientes extraescolares, os mesmos nos remetem a ideia de oficinas pedagógicas, as quais articulam os saberes das crianças ao conhecimento de forma mais dinâmica, auxiliando na aprendizagem daquilo que ainda não dominam.Baum (2015) apresenta algumas peculiaridades das oficinas pedagógicas, no qual destaque a organização das crianças,
agrupando-se conforme as demandas escolares as quais precisavam trabalhar e se apropriar, mas de forma diferenciada das estratégias escolares convencionais. Assim, seriam atendidas as necessidades especificas de cada criança e também haveria a possibilidade de buscar compreender a aprendizagem para além do processo de escolarização, como forma de a criança se colocar no mundo e de agir sobre ele, ressignificando sua relação com o processo de aprendizagem, com a escola, com seus pares e consigo. (BAUM, 2015, p.26).
 Nesta concepção, as crianças são agrupadas conforme nível de saber e interesse, auxiliando umas ás outras na construção do saber. Além da modalidade de agrupamento utilizado, faz-se necessário refletir sobre os conteúdos desenvolvidos nas oficinas pedagógicas, visto que buscam ampliar o conhecimento prévio do discente.
 Entre as principais características das oficinas pedagógicas esta a possibilidade de trabalhar todos os conteúdos de forma lúdica, fazendo uso da brincadeira como ferramenta principal do seu exercício. Entretanto, outro fato que merece ser enfatizado é o desenvolvimento do saber de modo interdisciplinar, ou qual segundo Fazenda (1991) tem como base do seu conceito a prática.
Conforme salientado pelo autor:
O ensino interdisciplinar nasce da proposição de novos objetos, de novos métodos, de uma nova pedagogia, cuja tônica primeira é a superação do monologo e a instauração de uma pratica dialógica. Para tanto, faz-se necessário a eliminação das barreiras entre as disciplinas e entre as pessoas que pretendem desenvolvê-las. (FAZENDA, 1991 p.330) 
 Entende-se assim, por oficinas pedagógicas, espaços e tempos de aprendizagem coletiva, onde os sujeitos terão oportunidade de produzir conhecimentos a partir das interações grupais.Nas oficinas pedagógicas, a sala de aula se transforma em espaços livres, dinâmicos, abertos.Local para dizer e ouvir coisas, experiências, vivências as quis serão compartilhadas por todos os sujeitos, que efetivamente, tornar-se-ão atores e atrizes sociais das suas historias e dos seus conhecimentos.
 Segundo CORCIONE: “Quem pensa em oficina, lembra logo, por associação de ideias,de trocas, peças, trabalho, concerto, reparo, criatividade, transformação, processo, montagem...São todas as ideias que compõem o significado da oficina que se constitui num espaço privilegiado de criação e de descoberta”(CORCIONE:1994). 
 Para a educadora Vera Maria Candau, (1995), a oficina constitui um espaço de contrução coletiva do conhecimento, de anaáise da realidade, de confronto e troca de experiências. A atividade, a participação, a socialização da palavra, a vivência de situações concretas através de sociodramas, análise de acontecimentos, a leitura e a discussão de textos, o trabalho com distintas expressões da cultura popular, são elementos fundamentais na dinâmica das oficinas pedagógicas.
 Portanto, as oficinas são unidade produtivas de conhecimento a partir de uma realidade concreta, para serem transferidas a essa realidade a fim de trasformá-la.(Kinerman, Apud Omiste; Ramírez, 2000, p.178).
 
3. METODOLOGIA
 Essa pesquisa tem a finalidade significante a estudos prévios dos temas pedagógicos, tendo realizado através de materiais online, validação e análises de oficinas. Todo o tema de oficinas pedagógicas faz execução e faz parte do processo de validação com sinal de fato com as pesquisas uma oficina pedagógica cuja tem o seu tema deve ser um momento que possa representar e refletir uma situação do cotidiano do aluno ou professor ou até mesmo da sociedade, de modo que os mesmos possam ter uma aprendizagem mais significante de determinado assunto ou conteúdo. As oficinas pedagógicas possuem um enorme arsenal metodológico quando a sua aplicação e atividade, que pode se constituir de um jogo, de um filme, de uma brincadeira, assim gerando vários conhecimentos para ser aplicados na comunidade. Essa pesquisa por fim, tem a finalidade de ver uma forma em geral sobre os temas pedagógicos que existem na sociedade, para que no final possa surgir várias temáticas sobre as oficinas pedagógicas.
	 
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
5. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INTEGRAL. Oficinas. 16 de dezembro de 2013. 
Disponivel em:
 https://educacaointegral.org.br/glossario/oficinas/?msclkid=7cd34dd2c0d611ec8c55a6eb6c4a2e06
 >Acesso em:20/04/2022
FAZENDA, I. C. A.; Interdisciplinaridade: Um projeto em parceria. São Paulo: Loyola,1991 
NASCIMENTO.,M.S; et al. Oficinas Pedagógicas: Construindo estratégias para ação docente-relato de experiência. P.85-95, 2007.
OLIVEIRA,Carvalho Cardoso.PORTAL EDUCAÇÃO. Apredendo e ensinando com oficinas pedagógicas: caminhos e possibilidades. Disponivel em:
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/aprendendo-e-ensinando-com-oficinas-pedagogicas-caminhos-e-possibilidades/32772# > Acesso em: 19/04/2022
PAVIANE, N.M.S; FONTANA, N.M: oficinas pedagógicas: Ralato de uma experiência. Conjectura: filosofia e educação. V.14.n2, p.77-88, 2009.
RAMOS, Paulo. Como Tornar-se um Professor Inesquecível na Metadisciplinaridade /Paulo Ramos.-7 ed.-Blumenau:Odorizi,2010
VIEIRA, E;VOIQUIND,L. Oficinas de ensino: o quê? Por quê? Como?. 4° ed. Porto Alegre, Edipucrs, 2002.

Continue navegando