Buscar

Atividades 2 Responsabilidade Social, Ambiental e Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Administração
Disciplina: Responsabilidade Social, Ambiental e Empresarial
Prof: Dra. Andrea Bulgakov Klock
( TODAS RESPOSTAS ESTÃO CORRETAS ).
Atividades 2 Aulas 5 – 6 -7 e 8
Aula 5 - O primeiro teórico a escrever sobre Responsabilidade Social foi Howard Bowen, 1953, cuja obra Social Responsabilities of the Businessman estimulou outros estudiosos e instituições internacionais ao aprofundamento sobre o tema. Conceitue o termo Responsabilidade Social em, no mínimo, 5 linhas. CORRETA
R: Responsabilidade Social diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral. Ou seja, A responsabilidade social é um conceito amplo, relativo a empresas que, além de manterem o seu negócio, se preocupam com o desenvolvimento social de todas as pessoas ou coisas envolvidas em sua cadeia de produção como comunidade, consumidores, meio ambiente, governo, etc. Esse conceito, disseminado a partir da década de 1990, no decorrer dos tempos tem sido distorcido em benefício de pequenos grupos para ganharem vantagem competitiva.
Todavia, Responsabilidade Social consiste no desenvolvimento de projetos baseados em princípios éticos e transparentes capazes de despertar valores e criar estratégias de mudança de pensamento em relação ao Meio Ambiente.
Aula 6 - Recorrentemente, a globalização é ligada ao considerável desenvolvimento técnico, científico e informacional ocorrido nas últimas décadas. Cite qual aparelho pode ser considerado um dos exemplos que melhor representam a concepção de evolução tecnológica na contemporaneidade e explique o motivo. CORRETA
R: O aparelho celular, ou smartphone, pode ser considerado um dos exemplos que melhor materializam a concepção de evolução tecnológica na contemporaneidade. 
Por que por meio dele, estamos constantemente em rede, contemplando aspectos sociais, religiosos, econômicos e até mesmo ambientais. A possibilidade de realizar transações bancárias com um simples tocar de tela dos aparelhos parecia impossível até pouco tempo atrás.
Aula 7 - O processo de internacionalização das empresas não se dá em função apenas da ampliação da venda de seus produtos, mas sim em busca de uma vantagem competitiva mais ampla. Explique como essa vantagem é alcançada em, no mínimo 3 linhas. CORRETA
R: Esta vantagem é alcançada através do custo ou da diferenciação, levando em consideração diversos fatores como: sistema de distribuição rápido e eficaz, matéria prima de alta qualidade e sem dificuldades de entrada, etc.
Sobre a necessidade da vantagem competitiva, Vasconcelos et al. (2008) lembra que, está cada vez mais difícil as empresas manterem a competitividade base ando se apenas na aquisição de matéria-prima dos fornecedores, transformação e vendas, exigindo assim que as empresas delimitem cada vez mais estratégias para seu posicionamento no mercado.
Aula 8 - Cite e explique, segundo Comparato (2003), as características dos Direitos Humanos. CORRETA
R: Segundo Comparato (2003), apresenta-se logo abaixo as seguintes características dos Direitos Humanos:
· Historicidade→ os direitos fundamentais apresentam natureza histórica, advindo do Cristianismo, superando diversas revoluções até chegarem aos dias atuais.
· Universalidade→ alcançam a todos os seres humanos indistintamente ou, como adverte o prof. Manoel Gonçalves Ferreira Filho, “pertencem a todos os homens, em conseqüência estendem-se por todo o campo aberto ao ser humano, potencialmente o universo.
· Imprescritibilidade→ tais direitos não se perdem com o passar do tempo, pois inerentes à condição humana.
· Inalienabilidade→ não existe possibilidade de transferência a qualquer título desses direitos.
· Irrenunciabilidade→ deles não poder haver renúncia, pois ninguém pode abrir mão da própria natureza.
· Inviolabilidade→ não podem ser violados por leis infraconstitucionais, nem por ato de agente do Poder Público, sob pena de responsabilidade civil, penal e administrativa. 
· Efetividade→ a Administração Pública deve criar mecanismos coercitivos aptos à efetivação dos direitos fundamentais.
· Limitabilidade→ os direitos não são absolutos, sofrendo restrições nos momentos constitucionais de crise (liberdade ambulatória X estado de sítio).
· Complementariedade→ os direitos fundamentais devem ser observados não isoladamente, mas de forma conjunta e interativa com as demais normas, princípios e objetivos estatuídos pelo constituinte. 
· Concorrência→ os direitos fundamentais podem ser exercidos de forma acumulada, quando, v.g., um jornalista transmite uma notícia e expõe sua opinião (liberdade de informação, comunicação e opinião).
1

Outros materiais