Buscar

AV seminario pratica de RH I- set 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0533_AV_201404045651 » PRÁTICAS DE RH I
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201404045651 - CINTIA REGINA DE SOUZA JUNQUEIRA
	Professor:
	ALENOIR SOARES BARBOSA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 1,5        Data: 04/09/2015 11:26:32
	
	 1a Questão (Ref.: 201404263201)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Para mostrar-se moderna, a empresa em que você trabalha, ao reformular os seus processos de produção, resolveu utilizar um sistema de treinamento à distância on-line. O público-alvo são os funcionários de chão de fábrica, escolarizados apenas até o ensino fundamental e com salários inferiores a 1000 reais. Quais são os problemas que um treinamento à distância pode gerar, neste caso?
		
	
Resposta: Pode gerar desmotivação dos funcionários, que, por terem somente o ensino fundamental, podem não estar familiarizados com o computador, com as tecnologias que forem usadas para o ensino. os funcionarios podem ter dúvidas e não conseguir solucionar ou pedir ajuda on line...e até mesmo podem nem ter internet em casa, o que seria mais um problema.
	
Gabarito: O aluno deverá tratar a respeito das dificuldades que esse público alvo pode ter em seu aprendizado, em relação aos objetivos do treinamento. Algumas delas são: os funcionários podem não saber utilizar computadores e/ou não ter de onde acessar a internet e por ter um nível baixo de escolaridade podem ter dificuldade de aprender sem o apoio de um instrutor.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404628254)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Gonçalves Nacional é uma empresa bem sucedida de transporte e logística, com várias filiais espalhadas pelo país. Opera com centenas de veículos e transporta cargas por milhares de quilômetros todos os dias. Todo mes, os funcionários da filial que alcançar as metas primeiro recebem uma bonificação salarial. A disputa é acirrada e, ultimamente, têm-se notado que uma das filiais está tentando conquistar os clientes de outra, oferecendo algumas vantagens a mais, o que vem prejudicando o alcance das metas desta última. Estamos diante então, de uma competição ou de um conflito organzacional? Justifique.
		
	
Resposta: estamos diante de um conflito organizacional, onde uma filial está oferecendo mais vantagens que a outra, para se beneficiar. uma competiçao seria se fosse uma empresa concorrendo com uma empresa do mesmo ramo...como é a mesma empresa é um conflito organizacional e isso vai acabar gerando prejuizos para a propria empresa, e até mesmo podendo perder clientes por isso.
	
Gabarito: De um conflito organizacional, pois uma das partes está interferindo na consecução dos objetivos da outra e procurando se aproveitar desta oportunidade.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404666135)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para lidar com a competitividade e o que cabe a cada uma das organizações, é correto afirmar:
		
	 
	Cabe a cada uma das organizações conhecer suas forças e fraquezas, mas não cabe as ameaças e oportunidades,
	 
	Cabe a cada uma das organizações, somente conhecer suas forças, fraquezas e oportunidades, realinhando constantemente as suas estratégias, diante de um ambiente sistêmico, instável e veloz.
	 
	Cabe a cada uma das organizações conhecer suas forças e fraquezas, ameaças e oportunidades, realinhando constantemente as suas estratégias.
	 
	Cabe a cada uma das organizações conhecer apenas suas forças, fraquezas e oportunidades na liderança.
	 
	Cabe a cada uma das organizações conhecer suas forças e fraquezas, ameaças e oportunidades, realinhando constantemente as suas estratégias, diante de um ambiente sistêmico, instável e veloz.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404666494)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em relação ao Subsistema de Desenvolvimento do RH o mesmo tem como finalidade promover ações de capacitação, preparação e desenvolvimento dos RHs e das organizações. É VERDADEIRO afirmar:
		
	
	Desenvolvimento Organizacional é um processo que não busca identificar as reais necessidades de treinamento e desenvolvimento, a fim de que se possam tomar as decisões mais importantes para alcançar as metas organizacionais.
	 
	Desenvolvimento Organizacional é um processo constante de mudança, de renovação organizacional, de busca de adaptação das empresas às demandas do mercado no qual atua, somente visando alcançar seus resultados.
	 
	Desenvolvimento de Recursos Humanos é um processo educacional amplo que tem por objetivo o crescimento e o desenvolvimento profissional de um funcionário, capacitando-o para uma carreira, em uma determinada empresa.
	
	Treinamento é um processo que não tem a finalidade de desenvolver Conhecimentos, Habilidades, dos empregados, visando atingir os objetivos organizacionais.
	
	Desenvolvimento de Recursos Humanos é um processo pelo qual as pessoas adquirem conhecimento a respeito do seu meio ambiente e de suas relações ao longo de suas vidas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404666491)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	É CORRETO afirmar que, quando acontecem alterações nos processos produtivos, a empresa faz um LNT quando...
		
	 
	Quando a empresa adota novos processos de trabalho (mudanças de tecnologias, logística e etc.).
	 
	Quando há informações do próprio funcionário adota novos processos para a constatação de insuficiência de conhecimentos, práticas etc. por parte do próprio empregado.
	 
	Quando os superiores imediatos constatam e apontam críticas e/ou sugestões de aperfeiçoamento da execução das atividades desempenhadas pelo empregado.
	 
	Quando os volumes de produção estabelecidos não são atingidos ou na ocorrência de defeitos, adota novos processos de trabalho (mudanças de tecnologias, logística e etc.).
	 
	Quando a qualidade dos produtos e / ou serviços não atendem às exigências/ necessidades dos clientes, adota novos processos de trabalho (mudanças de tecnologias, logística e etc.).
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201404644604)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação à função de treinamento na empresa é correto afirmar que:
		
	
	o melhor treinamento que um empregado pode ter é contar com uma supervisão severa e o controle imediato de suas ações.
	
	a despesa com treinamento de pessoal não é um investimento, o que não capitalizará dividendos.
	
	o treinamento não se aplica a todo o pessoal da empresa, em todos os níveis e funções.
	 
	o êxito da execução do treinamento não depende tão somente da qualidade dos instrutores, mas da qualidade dos seus recursos instrucionais e instalações.
	
	uma tarefa afeta apenas aos profissionais de RH.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201404723427)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para a efetiva realização, implementação do treinamento, algumas providências precisam ser tomadas. Baseado neste enunciado, assinale dentre as alternativas propostas, aquela que apresenta corretamente, quais deveriam ser estas providências
		
	
	Escolha da ação de treinamento (curso, workshop...) e, definição dos instrutores que ministrarão o evento
	 
	O Conjunto das alternativas de resposta proposto, atende plenamente ao enunciado da questão.
	
	Contato com os superiores dos potenciais treinandos, esclarecendo sobre o evento que acontecerá e, solicitando a devida piberação dos participantes
	
	Contato com os participantes do treinamento para que sejam passadas as informações pertinentes ao evento que acontecerá
	
	Checagem da infraestrutura onde ocorrerá o evento e, Listagem sequencial de uma atividade de Treinamento
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201404698761)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É imprescindível que o processo de treinamento atenda as expectativas do negócio e atinja os resultados organizacionais. Dentre os resultados apresentados nas alternativas, aquele que NEGA a afirmativa é:
		
	 
	tornar a remuneração mais adequada.
	
	Aumentoda produtividade.
	
	Eliminação do retrabalho dos setores.
	
	Satisfação das necessidades do empregado.
	
	Melhoria nos padrões de qualidade
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201404628244)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A empresa DM S.A., uma indústria química, pretendia oferecer treinamento a seus colaboradoress, em virtude da aquisição recente de novos equipamentos. Lia Neves, Gerente de RH, foi chamada à Diretoria para explicar qual o método de treinamento que deveria ser usado e suas vantagens. Lia considerou que seria melhor:
		
	
	O método individualizado, por usar debates e exibição de vídeos.
	 
	O método em grupo pela vantagem de propiciar a troca de experiências e maior interação dos participantes.
	
	O método individualizado por permitir o treinamento de todos os colaboradores ao mesmo tempo.
	
	O método coletivo pela dificuldade em realizar o treinamento através de dinâmicas de grupo.
	
	O método coletivo por atender ao ritmo de aprendizagem de cada treinando.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201404668258)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As competências gerenciais envolvem conhecimentos técnicos específicos, conhecimentos conceituais, que envolvem o conhecimento da organização onde atua e, as habilidades humanas de comunicação, liderança, motivação e desenvolvimento de equipes. Sobre competências é ERRADO afirmamos:
		
	
	É o conjunto de conhecimentos, habilidades, tecnologias, sistemas físicos, gerenciais e valores que geram diferencial competitivo para a organização
	 
	É a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos físicos/financeiros da empresa para solucionar uma série de situações.
	
	Competência pode ser definida através da integração das dimensões do conhecimento, das habilidades e da atitude
	
	Qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa; capacidade, habilidade, aptidão, idoneidade."
	
	Competência é um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo¿

Outros materiais