Buscar

História da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões – História da Educação 
1. Com relação à educação física escolar e à educação física competitivista, vertente da educação física escolar, cujo auge ocorreu durante o governo militar (1964-1984), julgue o próximo item. No governo militar, a identidade esportiva da educação física escolar foi fortalecida pela pedagogia não diretiva.
Certo
Errado
2. O Ratio Studiorum, que versa sobre a formação nos colégios jesuíticos e, portanto, não se refere ao período de alfabetização das crianças, prevê:
A. valorização da língua portuguesa e o conhecimento da sua gramática.
B. ensino da doutrina cristã, da leitura e da escrita aos meninos, por meio de um misto de cartilha e catecismo que existia na época.
C. defesa do conhecimento racional, da ciência experimental, em oposição ao saber filosófico.
D. três graus do ensino :elementar, chamado de curso de Humanidades; outro de formação superior, o de Filosofia ou Artes; e, por fim, o de formação profissional dos futuros padres, o curso de Teologia.
E. exigência de uma única sala, um lugar especial, específico para se desenvolver o processo de ensino e de aprendizagem da leitura, da escrita, das contas e também da obediência.
3. Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Durante o período do Brasil Colônia, a Universidade de Coimbra, em Portugal, foi o principal destino dos jovens brasileiros para a realização de sua formação acadêmica.
Certo
Errado
4. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que NÃO trata da educação industrial no período de vigência do escravismo na sociedade brasileira:
A. Desenvolve-se mediante processos sistemáticos e estritamente regulamentados, destinados a produzir uma formação padronizada, de resultados previsíveis e controláveis, em geral voltada para um grande número de jovens.
B. De um modo geral, se desenvolve em ambientes especializados, como escolas e centros de formação profissional.
C. Favorece uma relação harmônica entre a concepção, a gerência e a execução.
D. Não garante aos trabalhadores a propriedade dos locais e instrumentos de trabalho, tampouco dos produtos.
E. Tem como pressuposto a intensa divisão do trabalho.
5. O método francês marcou profundamente o fazer pedagógico da educação física escolar brasileira. Esse método de ensino
A. foi amplamente aceito pelos educadores brasileiros da escola nova, sobretudo pelos que participavam ativamente do movimento.
B. tinha feições militares e tornou-se um dos primeiros métodos oficiais de ensino da educação física nas escolas brasileiras.
C. possibilitou a emergência das práticas pedagógicas de caráter progressista e renovadoras da educação física brasileira.
D. tornou possível a participação de mulheres de forma conjunta aos homens nas aulas de educação física.
E. inicia o processo de esportivização da educação física escolar no Brasil.
6. Os métodos ginásticos surgidos na Europa a partir do século XIX serviram de base para as primeiras propostas pedagógicas para as aulas de educação física escolar no Brasil. Os métodos ginásticos:
A. contribuíram para o fomento do esporte e formação de atletas de alto rendimento nas escolas, com reais chances de sucesso nos jogos olímpicos.
B. tornaram a educação física facultativa para estudantes do sexo feminino, o que contribuiu para a entrada das mulheres no mercado de trabalho.
C. caracterizavam-se por brincadeiras e jogos de natureza lúdica, como estímulo à liberdade dos alunos com relação aos seus corpos.
D. atribuíram à educação física escolar a missão de exercitar os jovens para torná-los indivíduos fortes e prontos para servir como soldados.
E. caracterizavam-se por expressar o pensamento médico-higienista, tendo contribuído para difundir ideias eugênicas na educação física brasileira.

Outros materiais