Buscar

ANATOMIA HUMANA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANATOMIA HUMANA
PROFESSOR RAY COUTINHO
GRUPO:
AMANDA PIETRA
ANA LUIZA 
FERNANDA FREIRE
IRYS LUANNA
JAQUELINE ALCÂNTARA
KÁTIA FABIANA
SARA MAELLY
THAÍSE NÓBREGA
Tecido Nervoso
Tecido nervoso:
O tecido nervoso é um conjunto de células do corpo humano, responsável por executar tarefas específicas em nosso organismo. Esta complexa estrutura é de fundamental importância para o bom funcionamento de nosso corpo, pois desempenha funções fundamentais, principalmente relacionadas a coordenação das atividades corporais.
O tecido nervoso é composto por dois tipos de células: neurônios e células da neuroglia.
Os seres vivos reagem aos estímulos ambientais, as mudanças nas condições do ambiente como os sons, choques, calor e frio, são percebidas pelo organismo, que reage adotando uma postura correspondente ao estímulo.
 Embora sejam os músculos que respondem aos estímulos, é o tecido nervoso o responsável por sua recepção e escolha da resposta adequada.
O tecido nervoso tem origem ectodérmica, nele a substância intercelular praticamente não existe. 
Funções do tecido nervoso:
 
- Receber os estímulos externos e internos;
- Transformar os estímulos recebidos em impulsos nervosos;
- Passar estes impulsos nervosos para órgãos e tecidos responsáveis por executar as ações necessárias;
- Controlar de maneira direta e rápida as principais partes do corpo;
 
- Permite aos seres humanos a interação com o meio ambiente e outros seres vivos.
Os neurônios e suas funções:
 A palavra neurônio deriva do grego “neuron”, que significa nervo.
Também conhecidas como células nervosas, os neurônios são os responsáveis por receber os estímulos externos e internos e transformá-los em impulsos nervosos. Os neurônios também fazem a passagem destes impulsos para outros neurônios, glândulas e fibras musculares.
Os neurônios são compostos por três partes:
-Corpo celular: possui núcleo e outras organelas.
-Dendritos: prolongamentos celulares curtos e ramificados. São eles que recebem as informações de outros neurônios ou dos receptores sensoriais.
-Axônios: Fazem o transporte dos impulsos nervosos. Geralmente são finos e de formato longo e cilíndrico.
Neuróglia:
Também conhecida como célula neuroglial, desempenham várias funções importantes em nosso organismo. São estas células que colaboram para a manutenção de um ambiente químico propício para a produção dos impulsos químicos. Elas também desempenham papel fundamental na proteção do sistema nervoso central contra determinadas doenças.
São importantes para proteção e suporte nutricional dos neurônios. 
Observações :
- Os vegetais não possuem tecido nervoso, pois este é exclusivo dos animais.
- As sinapses são as áreas de conexão química entre neurônios, entre neurônios e fibras musculares ou entre neurônios e células glandulares.
MENÍNGES / LÍQUOR
O tecido do SNC é muito delicado. Por esse motivo, apresenta um elaborado sistema de proteção que consiste de quatro estruturas:
 crânio, menínges, líquido cerebroespinhal ou cefalorraquidiano (líquor) e barreira hematoencefálica. 
Meninges: o sistema nervoso é envolto por membranas conjuntivas denominadas meninges que são classificadas como três: dura-máter, aracnóide e pia-máter. A aracnóide e a pia-máter, que no embrião constituem um só folheto, são às vezes consideradas como uma só formação conhecida como a leptomeninge; e a dura-máter que é mais espessa é conhecida como paquimeninge.
Dura-máter: é a meninge mais superficial, espessa e resistente, formada por tecido conjuntivo muito rico em fibras colágenas, contendo nervos e vasos.
 Espaço Extradural ou Epidural ( Entre o Crânio e a Dura-máter)
Meninge muito resistente por ser grossa e dura. 
Porém sem função Osteogênica. ( O tecido ósseo não pode ser restaurado.)
 Espaço Subdural (Entre Dura-máter e Aracnóide)
Aracnóide: é uma membrana muito delgada, justaposta à dura-máter, da qual se separa por um espaço virtual, o espaço subdural, contendo uma pequena quantidade de líquido necessário á lubrificação das superfícies de contato das membranas. A aracnóide separa-se da pia-máter pelo espaço subaracnóideo que contem líquor, havendo grande comunicação entre os espaços subaracnóideos do encéfalo e da medula.
Tem esse nome pelo fato de lembrar uma fina teia de aranha. É avascularizada. ( Ausência de vasos e nervos)
Essa meninge além de proteger o SNC tem uma importante função, ela transfere o líquor para o sangue.
Espaço subaracnóideo. ( Entre Aracnóide e Pia-máter)
Pia-máter: é a mais interna das meninges, aderindo intimamente à superfície do encéfalo e da medula, cujos relevos e depressões acompanham até o fundo dos sulcos cerebrais. Sua porção mais profunda recebe numerosos prolongamentos dos astrócitos do tecido nervoso, constituindo assim a membrana pio-glial. A pia-máter dá resistência aos órgãos nervosos, pois o tecido nervoso é de consistência muito mole.
Meninge muito sensível por ficar mais próxima ao encéfalo. Ela também tem como função irrigar o nosso cérebro, por ser vascularizada.
Estrutura:
Periósteo: É uma membrana de tecido conjuntivo denso, vascularizada, fibrosa e resistente que envolve por completo os ossos, exceto nas articulações cartilaginosas.
Meningite:
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro.
A maioria dos casos de meningite é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida via fungos. Outros fatores também podem desencadear num quadro de meningite, como alergias a determinados medicamentos, alguns tipos de câncer e também inflamações.
Conheça os principais tipos de meningite existentes:
Meningite viral
Meningite bacteriana
Meningite fúngica.
Esses três tipos podem levar a um quadro de meningite crônica.
Os sintomas mais comuns da meningite são:
Febre alta repentina
Forte dor de cabeça
Pescoço rígido
Vômitos
Náusea
Confusão mental e dificuldade de concentração
Convulsões
Sonolência
Fotossensibilidade
Falta de apetite
Rachaduras e presença de manchas vermelhas na pele.
Em casos de choques e danos as meninges:
Antigamente se usava colágeno bovino para implantar no crânio humano quando havia danos as meninges. Só que com o surto da doença da vaca louca esse colágeno foi proibido pela ANVISA de ser comercializado, com isso houve a criação de novos colágenos sintéticos. 
Hoje em dia já se encontra no mercado novamente o colágeno bovino, mas os médicos especialistas preferem utilizar os sintéticos. 
Estrutura do colágeno mais consistente ao longo do Integra DuraGen ® enxerto dural Matrix para movimentação superior
Fornece uma técnica simples para a colocação exata da matriz entre a dura e os tecidos que cobrem a procedimentos cranianos e da coluna vertebral
Manipula como tecidos moles normal, facilmente conforme as superfícies complexas de tecido neural exposto
A protecção eficaz contra líquido cefalorraquidiano (LCR) de fuga com fechamento sutura
Totalmente reabsorvido e substituído por tecido nativo com fechamento dural completo
Sutura não é necessário, mas sem tensão suturas de ancoragem pode ser usada, se desejado
O Duradry é uma Matriz Orgânica de Colágeno Tipo I Polimerizado e Purificado na sua forma Fibrilar (esponja e filme).  Nas apresentações filme ou esponja podem ser utilizados como coadjuvantes nos tratamentos de diversos tipos de ferida tais como úlceras, escaras, de diabetes e resultantes de queimadura, como apósito. O Duradry nas apresentações de filme ou esponja, tem ainda indicação como reparo de membranas que revestem órgãos internos ou vasos que apresentam lesões ou falhas da sua continuidade. Indicado para reparação e correção de defeitos (retração e encolhimento) da dura-máter causadas por lesões traumáticas e/ou procedimentos cirúrgicos, quer sejam cranianos ou da coluna vertebral. Indicado também como redutor de adesão da peridural por fibrose pós cirúrgica. O Duradry em forma de filme por poder ser suturado
com tensionamento, pode ser usado para prevenção de fístulas e vazamento liquórico. 
Produto estéril e de uso único.
 PRECLUDE
É o único material dura versátil o suficiente para uso em procedimentos que exigem o encerramento imediato, à prova d'água, e nos casos em que a fixação biológica e vedação são desejáveis​​. ( o "mais versátil patch") mantém os benefícios clinicamente comprovados de biocompatibilidade insuperável, o apego mínimo ao tecido neural e risco zero de transmissão de doença animal de origem, ao mesmo tempo, proporcionando facilidade de uso e um excelente capacidade de fechamento estanque.
Líquor:
É um fluido aquoso e incolor que ocupa o espaço subaracnóideo e as cavidades ventriculares. A sua função primordial é proteção mecânica do sistema nervoso central.
Formação, absorção e circulação do líquor: sabe-se hoje em dia que o líquor é produzido nos plexos corióides dos ventrículos e também que uma pequena porção é produzida a partir do epêndima das paredes ventriculares e dos vasos da leptomeninge. 
Existem plexos corióides nos ventrículos, como já vimos anteriormente, e os ventrículos laterais contribuem com maior contingente líquorico, que passa ao III ventrículo através dos forames interventriculares e daí para o IV ventrículo através do aqueduto cerebral.
Hidrocefalia:
É o acúmulo de líquido cefalorraquidiano (LCR) no interior da cavidade craniana (nos ventrículos ou no espaço subaracnóideo), que por sua vez, faz aumentar a pressão intracraniana sobre o cérebro, podendo vir a causar lesões no tecido cerebral e aumento e inchaço do crânio.
Barreira hematoencefálica (BHE):
É uma estrutura de permeabilidade altamente seletiva que protege o Sistema Nervoso Central(SNC) de substâncias potencialmente neurotóxicas presentes no sangue e sendo essencial para função metabólica normal do cérebro. É composta de células endoteliais estreitamente unidas, astrócitos, pericitos e diversas proteínas. Cerca de 98% dos medicamentos em potencial não ultrapassam essa barreira, sendo esse um dos principais desafios na terapêutica de sistema nervoso central.
Substâncias importantes para o cérebro, como glicose, cetoácidos ou alguns hormônios úteis devem ser transportados por proteínas específicas nas células da barreira.
A BHE é semi-permeável, ou seja, ela permite que algumas substâncias atravessem e outras não.
VIAS AFERENTES / EFERENTES
O que são nervos aferentes?
Aferente vem de Aferir. Então é o que traz a informação ao sistema.
Os nervos aferentes são aqueles afetados por seus arredores, e conhecidos como neurônios sensoriais. Eles sentem o ambiente (tal como dor, calor, pressão) e quaisquer alterações no ambiente, e informam ao Sistema Nervoso Central.
São vias aferentes aquelas que levam informações do corpo para o Sistema nervoso central, ou seja, são vias de entrada para o cérebro e estão associadas às nossas funções sensoriais
 O que são nervos eferentes?
Eferente Envia a resposta.
Os nervos eferentes produzem efeitos em seus arredores e são constituídos pelos neurônios motores.
Qual a função de um nervo eferente?
Depois que o Sistema Nervoso Central recebe as informações dos neurônios sensoriais, o cérebro decide o que fazer a seguir. Ele transmite esta decisão para o restante do corpo via nervos eferentes; estes, por sua vez, entre outras ações, são responsáveis pelos movimentos de contração e relaxamento muscular.
Exemplo: 
 Você é tocado no braço, seu sistema nervoso detecta através da via aferente. A resposta ou seja o que volta como no caso da dor um reflexo é por via eferente. Sistema nervoso periférico (SNP), é a parte do sistema nervoso que se encontra fora do sistema nervoso central (SNC). É constituído basicamente pelos nervos cranianos e nervos raquidianos. 
Diferentemente do sistema nervoso central, o sistema nervoso periférico não se encontra protegido pela barreira hematoencefálica.
É graças a este sistema que o cérebro e a medula espinhal recebem e enviam as informações permitindo-nos reagir às diferentes situações que têm origem no meio externo ou interno.
Referências:
http://www.todabiologia.com/anatomia/tecido_nervoso.htm
https://www.tudosobreela.com.br/oqueeela/sistemanervoso.shtml
http://www.auladeanatomia.com/neurologia/liquor.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Peri%C3%B3steo
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/meningite
https://www.youtube.com/watch?v=CkdTNKvMVYc
https://www.youtube.com/watch?v=NYOA2SJc2Ow
http://pt.wikipedia.org/wiki/Barreira_hematoencef%C3%A1lica

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais