Buscar

Gabarito da AD1 de EPO - 2015.2 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação à Distância - AD1
Período - 2015/2º
Disciplina: Estruturas e Processos Organizacionais
Coordenadora: Profª. Francisca Fábia Gomes Fontes, MSc
GABARITO
1ª Questão: (2,5 pontos)
Observe o desenho abaixo, o qual representa a departamentalização utilizada pela empresa Alfa:
 
Agora responda:
1. Que tipo de departamentalização a empresa está utilizando? (0,5 ponto)
2. Quais são as principais vantagens da utilização deste tipo de departamentalização? (1,0 ponto)
3. Quais são as principais desvantagens da utilização deste tipo de departamentalização? (1,0 ponto)
1. Departamentalização por Produtos/Serviços
2. Principais vantagens:
• Fixa a responsabilidade dos departamentos para um produto ou linha de produtos ou serviços. O departamento é orientado para todos os aspectos básicos de seu produto, como comercialização, desenvolvimento do produto, custo, lucratividade, desempenho etc.
• Facilita a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto ou serviço, e as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias e precisam sujeitar-se ao objetivo principal, que é o produto ou serviço.
• Facilita a inovação e a criatividade, já que estas requerem cooperação e comunicação de vários grupos contribuintes para o produto ou serviço.
• Permite maior flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores, conforme as condições mudem, sem interferir na estrutura organizacional como um todo.
3. Principais desvantagens:
• Exige mais pessoal e recursos materiais, porque cada setor pode apresentar divisões próprias, podendo daí resultar aumento desnecessário de recursos e equipamentos.
• Pode criar uma situação em que os gerentes de produtos se tornem muito poderosos, o que pode desestabilizar a estrutura da empresa.
2ª Questão: (3,0 pontos)
Delegação pode ser definida como a atribuição a outra pessoa da autoridade formal e da responsabilidade por realizar atividades específicas. A delegação de autoridade de superiores a subordinados é obviamente necessária para o funcionamento eficiente de qualquer organização, já que nenhum superior pode pessoalmente realizar ou supervisionar completamente todas as tarefas da organização. Todos os gerentes devem decidir que trabalho eles mesmos devem fazer e que trabalho deve ser feito por outros.
Neste contexto responda:
a) Quais são os passos envolvidos no processo de delegação? (1,0 ponto)
b) Quando feita adequadamente, a delegação leva ao empowerment. Pesquise nos livros ou na Internet uma definição para empowerment. Cite a fonte de sua pesquisa. (1,0 ponto)
c) Pesquise nos livros ou na Internet quais são os benefícios da utilização do empowerment. Cite a fonte de sua pesquisa. (1,0 ponto)
a) O processo de delegação envolve os seguintes passos: 
- Passo 1 - Atribuir responsabilidade.
O gerente explica que trabalho ou deveres alguém deve fazer ou ter. Isso cria responsabilidade – a obrigação da pessoa de desempenhar tarefas atribuídas a ela.
- Passo 2 - Garantir a autoridade de ação.
Juntamente com a atribuição da tarefa, é garantido à outra pessoa o direito de tomar providências necessárias (gastar dinheiro, dirigir o trabalho de outros, usar recursos). Isto é o que se chama delegar autoridade – o direito de agir da maneira necessária para realizar a tarefa atribuída.
- Passo 3 - Prestação de contas.
Ao aceitar a atribuição, a pessoa se compromete, junto ao gerente, a completar o trabalho conforme o acordado. Isto é prestação de contas – a exigência de responder ao gerente pelos resultados do desempenho.
 b) Empowerment pode ser definido como a delegação eficaz que permite aos outros fazer seu trabalho da melhor maneira possível. Este termo também sintetiza um processo de transformação no qual a energização torna-se o principal foco da empresa. Ele é, portanto, um ato de construir, desenvolver e incrementar o poder entre os indivíduos por meio da cooperação, compartilhamento e trabalho em conjunto. 
c) Quando o empowerment é aplicado, traz como benefícios:
- a minimização da hierarquia ou da distância entre os níveis organizacionais, valorizando quem está em contato direto com o trabalho.
- gera mais satisfação para o indivíduo e, quase sempre, um trabalho mais bem executado.
3ª Questão: (2,0 pontos)
Após um levantamento realizado na Newpharma S.A. verificou-se que a empresa possui uma diretoria administrativa composta pelos departamentos de materiais e de recursos humanos, os quais possuem as atividades relacionadas abaixo. Com base nessas atividades, elabore um funcionograma para a diretoria administrativa da empresa Newpharma S.A.
Atividades:
- Compras de materiais
- Recrutamento e seleção
- Treinamento de pessoal
- Administração dos estoques
- Planejamento dos estoques
- Administração da freqüência e da folha de pagamento do pessoal
	
Questão: (2,5 pontos)
Você, como membro de uma consultoria, foi chamado por uma grande organização para realizar um levantamento de processos, visando o desenvolvimento de um projeto de reorganização estrutural-funcional da organização.
A empresa possui uma diretoria composta por 7 (sete) membros. A estrutura organizacional da empresa possui 12 departamentos, 30 divisões e 120 seções, com um efetivo global de 12.600 empregados.
Após um contato mantido inicialmente com a diretoria, você identificou:
- empresa de atividade complexa e altamente diferenciada;
- os departamentos e suas respectivas divisões e seções estão dispersos geograficamente por várias regiões;
- alguns departamentos trabalham em regime de três turnos de 8 horas cada e outros trabalham em um único turno de 8 horas;
- volume de informações registradas = 31% (relatórios, manuais de procedimento sobre os processos e atividades operacionais);
- volume de informações não registradas = 69% (processos operacionais informais).
Neste contexto, dentre as técnicas de levantamento de processos existentes, escolha a mais adequada para ser utilizada. Justifique sua resposta com base nos dados sobre a situação da empresa e nas peculiaridades de cada técnica. 
Padrão de resposta
Dentre as técnicas de levantamento de processos existentes (pesquisa da documentação existente, entrevista, questionário e observação direta) a mais adequada para o caso é a técnica de questionário.
As técnicas de entrevista e de observação direta se tornam inviáveis devido ao grande número de funcionários e à dispersão geográfica dos departamentos e suas divisões e seções por várias regiões, o que faria com que essas técnicas se tornassem muito demoradas e de altos custos.
A técnica de pesquisa da documentação existente não seria adequada devido ao alto volume de informações não registradas (69%), o que tornaria a pesquisa inconsistente.
- Compras de materiais
- Administração de estoques
- Planejamento dos estoques
Depto. Materiais
- Recrutamento e seleção
- Treinamento de pessoal
- Administração da freqüência e da folha de pagamento do pessoal
Depto. RH
Diretoria Administrativa
Gerência de Produtos Químicos
Gerência de Produtos Farmacêuticos
Gerência de Produtos Têxteis
Diretoria Geral
�PAGE �
�PAGE �1�

Outros materiais