Buscar

DESENHO UNIVERSAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESENHO UNIVERSAL
1 LEI Nº 10.098 – ACESSIBILIDADE (2000)
1. Identifique entre as alternativas abaixo aquela que traz a definição correta, de acordo com a Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000. 
A. Acessibilidade é a possibilidade e a condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.
2. Sobre os elementos da urbanização e da acessibilidade nos edifícios públicos ou de uso coletivo, assinale a resposta correta: 
B. Os banheiros de uso público existentes ou a construir em parques, praças, jardins e espaços livres públicos deverão ser acessíveis e dispor, pelo menos, de um sanitário e um lavatório que atendam às especificações das normas técnicas da ABNT.
3. Considerando os capítulos VI, VII e VIII, assinale a alternativa correta: 
C. Os veículos de transporte coletivo deverão cumprir os requisitos de acessibilidade estabelecidos nas normas técnicas específicas.
4. De acordo com o artigo 7, em todas as áreas de estacionamento de veículos localizadas em vias ou em espaços públicos, deverão ser reservadas vagas próximas dos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas, para veículos que transportem pessoas com deficiência com dificuldade de locomoção. 
D. Em número equivalente a dois por cento do total, garantida, no mínimo, uma vaga, devidamente sinalizada e com as especificações técnicas de desenho e traçado de acordo com as normas técnicas vigentes. 
5. Conforme o artigo 9, os semáforos para pedestres instalados nas vias públicas deverão estar equipados com mecanismo que emita ____________________________________ ou com mecanismo alternativo, que sirva de guia ou orientação para a travessia de pessoas com deficiência visual, se a intensidade do fluxo de veículos e a periculosidade da via assim determinarem. 
E. Sinal sonoro suave, intermitente e sem estridência.
2 NOÇÕES DE DESENHO UNIVERSAL 
1. O desenho universal surgiu oficialmente a partir dos anos 1980, nos Estados Unidos, por meio da atuação do arquiteto norte-americano Ron Mace, quando foi cunhada a expressão universal design. Desde então, a área de atuação e pesquisa se expandiu internacionalmente com o objetivo de criar espaços, ambientes e produtos que oportunizem a inclusão de pessoas com deficiência. Qual das alternativas corresponde ao caráter fundamental do desenho universal? 
D. O caráter fundamental do desenho universal é evitar a necessidade de projetos para ambientes e produtos especiais para pessoas com deficiência, assim pode ser assegurado que todos possam utilizar a totalidade dos componentes do ambiente e dos produtos.
2. A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o ano de 1981 como o Ano Internacional das Pessoas com Deficiência. No Brasil, a partir da declaração da ONU, algumas leis foram promulgadas com o intuito de garantir o acesso e a utilização dos espaços construídos. Qual é o instrumento legal que regulamentou o desenho universal em território nacional e qual é o seu escopo? 
A. No Brasil, a publicação do Decreto Federal 5.296, de dezembro de 2004, deu ao desenho universal a força de lei. O decreto define o desenho universal como: “a concepção de espaços, artefatos e produtos que visam atender simultaneamente todas as pessoas, com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável, constituindo-se nos elementos ou soluções que compõem a acessibilidade”. 
3. A expressão — e suas atribuições de projeto — acessibilidade e desenho Universal têm semelhanças e divergências. Porém, um projeto com desenho universal não é aquele que apenas utiliza as regras contidas nas normas técnicas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Qual das alternativas pode ser considerada correta em relação às expressões acessibilidade e desenho universal? 
B. A filosofia que pauta o desenho universal é sempre acessível, pois a expressão está contida em seus princípios e diretrizes; no entanto, nem todo desenho acessível pode ser considerado um projeto universal. 
4. Projetar espaços que proponham soluções para todas as particularidades humanas é o objetivo central do desenho universal. O arquiteto norte-americano Ron Mace cunhou a expressão universal design em 1987 e criou, nos anos 1990, um grupo de peritos e pesquisadores no Centro de Desenho Universal (Center of Universal Design — CUD), na Carolina do Norte, o qual organizou os direcionamentos para projetar de forma inclusiva criando os sete princípios do desenho universal em 1997. Quais são os sete princípios do desenho universal? 
E. Os sete princípios do desenho universal são: 1 — Uso equitativo; 2 — Flexibilidade no uso; 3 — Uso simples e intuitivo; 4 — Informação de fácil percepção; 5 — Tolerância ao erro; 6 — Baixo esforço físico; 7 — Dimensão e espaço para aproximação e uso.
5. Quanto ao princípio quatro do desenho universal — Informação de fácil percepção, é possível afirmar que se deve comunicar com eficiência ao usuário as informações necessárias, independentemente das condições ambientais ou das suas capacidades sensoriais e habilidades. Em um espaço público, como uma praça, que ferramentas de projeto podem ser utilizadas a fim de alcançar esse princípio? 
C. Em um espaço público, como uma praça, sugere-se utilizar diferentes meios (pictográfico, verbal, tátil) para apresentar a informação essencial, potencializando sua legibilidade para a compreensão de pessoas que não conhecem o local, usuários que não falam a língua local, crianças e demais indivíduos com alguma restrição cognitiva.
3 ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE
1. A utilização do termo "acessibilidade" nos debates sobre as cidades ainda é muito recente. Sobre esse termo, é correto afirmar:​​​​​​​ 
D. Refere-se à possibilidade de acesso de todos a todas as partes das cidades.
2. A mobilidade urbana é um aspecto que deve ser considerado nas ações de planejamento das cidades. Sobre a mobilidade urbana, é correto afirmar:​​​​​​​
C. Relaciona-se com a locomoção e os meios de transporte.
3. O desenho universal é um conceito que foi desenvolvido por profissionais nos Estados Unidos. Sobre o desenho universal, é correto afirmar:​​​​​​​ 
A. Foi criado com o intuito de definir elementos para embasar projetos acessíveis.
4. A NBR 9050 é uma das principais normas que tratam da acessibilidade e estabelecem formas corretas de projetar. Sobre a NBR 9050, é correto afirmar:​​​​​​​ 
B. A norma apresenta exemplo para vagas de estacionamento adaptadas.
5. A Política Nacional de Planejamento Urbano é uma importante diretriz que trata sobre a mobilidade urbana. Sobre essa política, é correto afirmar:​​​​​​​ 
E. Valoriza a integração dos diferentes modos e meios de transporte urbano.
4 DIVERSIDADE E INCLUSÃO
1. Atualmente, após muitos estudos, pesquisas e sancionamento de leis, crianças com deficiência têm direito à educação pública gratuita e cada vez mais são incluídas e educadas em classes regulares. No processo de inclusão, é possível afirmar que a troca de experiência entre professores pode levar à adoção de novas estratégias que favoreçam a aprendizagem das crianças com algum tipo de deficiência. Sobre as estratégias para se trabalhar com crianças com "dificuldade de aprendizagem", marque a alternativa CORRETA: 
C. Uma boa estratégia é fazer uso de outros conteúdos para desenvolver a leitura e o raciocínio.
2. O professor de sala de aula deve ser conhecedor do tipo de transtorno ou de deficiência que acomete algum de seus alunos, para que possa trabalhar adequadamente a situação. Acompanhe este relato: Marly está no 4º ano. Testes indicam que sua inteligência está entre a média e acima dela. No entanto, suas notas de Leitura, Estudos Sociais, Soletração e Ciências são muito baixas. Por outro lado, suas notas de Matemática são bastante altas e sua habilidade de escrita é adequada. Testes de rendimento indicam que sua leitura estáno nível de alunos do 1º ano. Quando ela lê em voz alta, fica evidente que tem problemas em associar as letras. O mais provável é que Marly tenha: 
D. Dislexia.
3. Cada vez mais, crianças com deficiência intelectual, principalmente com grau de deficiência leve, estão frequentando classes comuns. Os objetivos principais da inclusão de alunos com este tipo de deficiência é ensinar habilidades básicas de leitura e aritmética, bem como explorar e desenvolver as muitas de suas possibilidades afetivas e profissionais. A seguir estão relacionadas algumas estratégias, das quais somente uma pode ser considerada apropriada para interagir com crianças que tenham deficiência intelectual. Assinale-a: 
C. As crianças com Síndrome de Down são sensíveis, e muitas delas adoram música. Uma boa estratégia é oportunizar o desenvolvimento de talentos.
4. Na inclusão dos considerados diferentes ao ensino regular, o ambiente de sala de aula e a atitude do professor podem ajudar estudantes a superar suas deficiências. Qual das alternativas abaixo relata uma maior possibilidade de ajudar estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) a ter sucesso? 
E. A classe do senhor Piter, que coloca os alunos com TDAH sentados na primeira fila, repassando instruções explícitas e verificando como eles estão se saindo.
5. No Brasil, cerca de 24% da população apresenta alguma deficiência, segundo dados do Censo 2010 (IBGE, 2010). Assim, após os estudos realizados, assinale a alternativa correta: 
D. A maior concentração da população com alguma deficiência tem entre 30 e 59 anos.
5 NORMAS TÉCNICAS: ESPAÇOS PLANEJADOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
1. Sabe-se que a principal função da Arquitetura é servir aos interesses do habitat dos seres humanos. No entanto, a idealização do ser humano não permite contemplar toda a diversidade humana, ocorrendo segregação de grande parcela da população, que tem dificuldade para utilizar ambientes e equipamentos projetados pelos projetistas. Duas expressões essenciais para que se trabalhe com eficiência as melhores soluções de projetos para todos são: deficiência e restrição. O que significam tais expressões? 
C. A palavra deficiência designa uma determinada disfunção no nível fisiológico do indivíduo. A palavra restrição se refere às dificuldades resultantes das condições do indivíduo e das características do meio ambiente.
2. O documento publicado em 2001 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) – proporciona uma linguagem unificada e padronizada sobre a saúde e os estados relacionados a ela. A CIF define também os fatores ambientais que constituem os ambientes físico, social e de atitudes em que as pessoas vivem e conduzem suas vidas. As expressões facilitadores e barreiras correspondem a: 
A. Facilitadores são fatores ambientais que, por meio da sua ausência ou presença, melhoram a funcionalidade e reduzem a incapacidade de uma pessoa. Barreiras são fatores ambientais que, por meio da sua ausência ou presença, limitam a funcionalidade e provocam a incapacidade.
3. A classificação das deficiências provocadas por doenças ou anomalias é muito complexa. Para compreender a natureza dos problemas fisiológicos e relacioná-los com os fatores ambientais, no intuito de reverter situações que conduzem à exclusão espacial, as deficiências foram sintetizadas e relacionadas às habilidades funcionais humanas. Como podem ser classificadas as deficiências segundo essa abordagem? ​​​​​​​ 
E. Pode-se classificar as deficiências como: físico-motoras, sensoriais, cognitivas e múltiplas.
4. O desafio iminente dos arquitetos é alcançar a acessibilidade universal em seus projetos. Para orientar as metodologias projetuais desde a sua concepção, a bibliografia de referência em acessibilidade universal classificou os componentes de acessibilidade espacial em quatro categorias. Quais são esses componentes? 
B. Os componentes de acessibilidade espacial são: orientação espacial, comunicação, deslocamento e uso.
5. Em relação às condições de deslocamento em ambientes edificados, se estuda que deve-se prover a possibilidade de qualquer pessoa se movimentar em um edifício de forma independente, segura e confortável. Qual alternativa corresponde a uma ferramenta projetual utilizada para garantir um deslocamento vertical acessível e seguro a todos os usuários? 
D. Acoplar um equipamento eletromecânico quando o acesso entre um pavimento e outro só puder ser realizado por escada.
6 IDENTIFICANDO AS NECESSIDADES DO CONSUMIDOR
1. Em relação à importância de identificação das necessidades do consumidor, pode-se afirmar que: 
A. A identificação antecipada das necessidades dos consumidores pode significar uma grande vantagem competitiva.
2. Não pode ser considerado um fator externo de mudança no comportamento dos indivíduos o: 
C. Fator fisiológico.
3. Pesquisas de mercado devem ser: 
B. Muito bem planejadas, principalmente para produtos inovadores.
4. O processo de identificação das necessidades do consumidor resulta na tradução dessas necessidades em: 
A. Especificações para o projeto do produto.
5. Dentre as necessidades humanas de Maslow, não estão as necessidades: 
D. Religiosas.

Continue navegando