Buscar

Gabarito - AP3 - 2010.1 - Sociedade e Organizações CEDERJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP3
Período - 2010/1º
Disciplina: Sociedade e Organizações
Coordenador da Disciplina: Antonio M. Fandiño
Aluno (a): ............................................................................................................................
Pólo: ....................................................................................................................................
Só será aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Não será feita revisão da questão quando respondida a lápis.
Boa sorte!
1ª Questão:
Explique porque a tendência do mercado de trabalho atual, em empresas pressionadas pelos novos paradigmas da competitividade, está valorizando a gestão baseada no empowerment?
Comentar:
Empowerment, não significa um trabalhador apenas investido de poder, mas, antes, dotado de responsabilidades. Ao gerente cabe aplicar uma liderança educadora ancorada no sentimento da confiança. Peter Drucker disse uma vez que “não se avalia um gerente pelo número de pessoas que se reportam a ele, mas pela sua capacidade de fazer com que essas pessoas trabalhem a massa de informações disponível e tomem decisões por elas mesmas”. Assim, para que o empowerment funcione, é necessário haver confiança, e para que ela se estabeleça é necessário responsabilidade. A gestão por empowerment pode ser implantada na empresa a partir de uma visão estratégica, com base em um modelo conhecido, mas também é muito comum o modelo não ser adotado de forma explícita. Na prática, dotar as pessoas de papéis em que devem assumir mais responsabilidade. Mesmo que não se use oficialmente o nome, o conceito do “empoderamento” encontra-se presente. Portanto, o valor da responsabilidade pessoal como componente fundamental do resultado e da responsabilidade global da instituição perante o mercado e a sociedade tem sido cada vez mais apreciado. Não abrir mão de ser responsável pelas próprias decisões; é sinal de sua maturidade. Se, por um lado, ser responsável é “responder pelos próprios atos”, por outro também significa “corresponder” às expectativas das outras pessoas – familiares, colegas, chefes, subordinados ou clientes.. 
.
2ª Questão:
Identifique os conceitos das principais dimensões do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), criado com o objetivo de reestruturar as diretrizes da Política Pública de Qualificação.
.
	(1) Política
	( 3 ) busca-se a prevalência de noções como: educação integral; formas solidárias de participação social e gestão pública; empoderamento dos atores sociais tendo como perspectiva sua consolidação como cidadãos plenos; qualificação social e profissional; território como base de articulação do desenvolvimento local; efetividade social; qualidade pedagógica; reconhecimento dos saberes socialmente produzidos pelos trabalhadores. 
	(2) Ética
	( 1 ) busca-se compreender a qualificação profissional como direito, como Política Pública, como espaço de negociação coletiva e como um elemento constitutivo de uma política de desenvolvimento sustentável. 
	(3) Conceitual
	( 2 ) busca-se garantir a transparência no uso e gestão dos recursos públicos através de mecanismos como: adoção de mecanismos permanentes de monitoramento dos contratos; uniformização dos contratos e convênios; disponibilização de informações atualizadas via Internet; aplicação de procedimentos de redução de custos intermediários (passagens, diárias, etc.); garantia da autonomia do sistema de avaliação frente à gestão e à realização dos planos; garantia de um sistema de monitoramento, em tempo real e de modo eficiente.
	(4) Operacional
	( 4 ) busca-se garantir: o planejamento como ponto de partida e de chegada na elaboração dos planos e projetos; um sistema integrado de planejamento, monitoramento, avaliação e acompanhamento dos egressos do PNQ em todos os seus níveis de realização; mecanismos de efetiva continuidade; adoção de critérios objetivos de distribuição dos recursos do FAT entre os Planos Territoriais e Projetos Especiais; o estabelecimento de um calendário Plurianual, sem reprogramação; instrumentos de análise das prestações de contas.
	(5) Institucional
	( 5 ) busca-se a integração das Políticas Públicas de Emprego, Trabalho e Renda entre si e destas em relação às Políticas Públicas de Educação e Desenvolvimento, entre outras. Busca-se também, o fortalecimento do papel do conselho deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT) e das Comissões Estaduais e Municipais de Trabalho, como forma de garantir, de forma efetiva, a participação e o controle social.
.
3ª Questão:
Comente sobre as políticas públicas brasileiras de combate à fome e que principais orientadores esta deve abordar.
Discutir:
As políticas públicas de combate à fome e pobreza não devem se restringir a ‘compensar’ os efeitos de um modelo econômico concentrador. Deve-se romper com a artificial separação das chamadas "áreas" econômica e social. Não se pode esperar que a "área" social resolva o problema da pobreza enquanto a política econômica continua a promover a exclusão. Ainda mais se for considerado que o atual governo não pautou nenhum programa efetivo que possa conduzir a uma verdadeira Política Nacional de Segurança Alimentar. Além disto, na ausência de um projeto social mais articulado, as políticas sociais do governo são concebidas de forma fragmentada e implementadas de forma desarticulada. 
As políticas de combate à fome e pobreza e promoção da segurança alimentar, devem ser pensadas como parte de um projeto alternativo de desenvolvimento, que tenha como eixo central à promoção de um crescente processo de inclusão social. Portanto, o combate à fome e pobreza implica necessariamente em um amplo e sustentável processo de distribuição de riquezas, que, em linhas gerais, deve se traduzir em: Distribuição de renda, Políticas de Geração de emprego e renda, recuperação do poder aquisitivo dos salários (especialmente do salário mínimo), programas abrangentes de renda mínima, etc; Reforma agrária, aceleração do processo de reforma agrária (com assentamento de todas as famílias sem terra) e ampliação das políticas de apoio à agricultura familiar; Acesso aos recursos produtivos, além da terra, é extremamente urgente o acesso á água, as sementes, aos créditos rurais de produção, aos créditos urbanos de auto-gerencimento de forma desburocratizada e eficaz..
4ª Questão:
Identifique, no quadro abaixo, os principais conceitos dos elementos da estrutura burocrática, segundo Max Weber. 
	(1) Atividades normais = deveres formais
	( 3 ) A responsabilidade de cada membro e a própria interação entre eles é pré-determinada por normas e regras que visam tornar o serviço burocrático necessariamente simples e rotineiro. Isso assegura a realização uniforme de todas as tarefas independente do número de funcionários nela contidos.
	(2) Organização hierárquica de cargos
	( 1 ) todas as atividades normais necessárias às organizações transformam-se em deveres totalmente formais, exigindo a cada dia uma especialização maior assim como a maior responsabilidade de cada elemento na execução da sua tarefa.
	(3) Definição de responsabilidade e de formas de interação
	( 2 ) todos os cargos são organizados de acordo com princípios hierárquicos, aparecendo diferentes níveis de "status" e diferenciação de "papéis". Todos os cargos trazem junto um determinado grau de responsabilidade e de autoridade. Cada elemento assume a responsabilidade, perante seus superiores hierárquicos, pelas suas ações e decisões e também pelas de seus subordinados. A autoridade de cada um se restringe às funções para as quais foi designado.
	(4) Cargos = subsistemas abertos
	( 5 ) tecnicamente as organizações burocráticas realmente puras tendem a alcançar um alto grau de eficiência o que pode ser exemplificadopelas: organizações militares e religiosas.
	(5) Eficiência da burocracia
	( 4 ) os cargos, nas organizações burocráticas, passam a ser subsistemas abertos tecnicamente, eliminando a antiga figura do "imprescindível e insubstituível". Em contrapartida houve a necessidade de proteção do funcionário contra arbitrariedades, o que passou a ser feito pelas legislações trabalhistas.

Outros materiais