Buscar

AP3 2010.2 gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP3
Período - 2010/2º
Disciplina: Sociedade e Organizações
Coordenador da Disciplina: Antonio M. Fandiño
Aluno (a): ............................................................................................................................
Pólo: ....................................................................................................................................
Só será aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Não será feita revisão da questão quando respondida a lápis.
Boa sorte!
1ª Questão: Comente sobre as principais contribuições de Henry Ford para os processos produtivos industriais e a organização do trabalho?
R: O grande feito revolucionário de Henry Ford foi aplicar em sua empresa conceitos que a levaram a excelentes índices de eficiência.
O modelo adotado por Ford passou por evoluções, resultantes do desenvolvimento tecnológico e das transformações nas relações econômicas e sociais, que alteraram também as demandas. No entanto, grandes mudanças introduzidas por Ford permanecem nas fábricas, como a segmentação do trabalho e a linha de montagem, onde os veículos eram colocados numa esteira, passando de um operário para outro, para que cada um fizesse uma etapa do trabalho sem ter que se deslocar do seu posto de trabalho.
Com sua filosofia de produção em massa, preços baixos, altos salários e organização eficiente do trabalho, Henry Ford apresentou ao mundo o maior exemplo de administração eficiente individual que a História conhece, os quais foram baseados em princípios para agilizar a produção, reduzir os custos e o tempo de produção. Estes foram traduzidos em: i) integração vertical e horizontal – produção integrada, da matéria-prima ao produto final acabado (integração vertical) e instalação de uma rede de distribuição imensa (integração horizontal); ii) padronização – instaurando a linha de montagem e a padronização do equipamento utilizado, obtendo com isto agilidade e redução nos custos, porém em contrapartida, a flexibilização do produto foi prejudicada e iii) economicidade – redução dos estoques e agilização da produção.
2ª Questão:
Explique porque a reciprocidade é elemento chave no contrato psicológico do trabalho?
R: O contrato psicológico é, essencialmente, um conjunto de expectativas, uma vez que estabelece um acordo implícito de troca: de um lado o empregado dá sua energia e seu talento; de outro lado, a empresa paga e oferece resultados para satisfação das necessidades do empregado, ou seja, o contrato psicológico lida com as expectativas da organização sobre o indivíduo e suas contribuições para satisfazê-lo de forma dinâmica, influenciando-se contínua e mutuamente.
Desse modo a reciprocidade é chave em um contrato psicológico para que resultados aceitáveis sejam atingidos, sobretudo por ser este um conjunto de expectativas de um indivíduo em relação às relações de trabalho com a empresa. No entanto, para que exista um contrato psicológico saudável, é necessário que haja equilíbrio entre as contribuições feitas a favor da organização e as compensações obtidas em retorno e que essas contribuições digam respeito aos valores que um indivíduo traz para a organização (habilidades, esforço, tempo, criatividade, lealdade), recebendo em troca recompensas e benefícios (pagamento, formação, oportunidades, progresso na carreira).
A formação dessa relação de troca se inicia com o processo de recrutamento e seleção dos funcionários, e ela irá se prolongar durante todo o tempo em que for mantido o vínculo com a organização.
3ª Questão:
Comente como o preconceito surge dentro de uma sociedade, bem como, que argumentos justificam a prática de racismo no Brasil?
R: O preconceito decorre essencialmente da ignorância em relação ao grupo discriminado. Essa visão falseada da realidade sobrevive através dos mitos. Eles alimentam a desconfiança e o medo em relação aos grupos indesejados, considerados como anomalia social. Nos momentos de crise, os mitos cumprem uma função compensatória e pacificadora. Corrigem as imperfeições do mundo real e apontam o bode expiatório, identificado com um grupo acusado de ter características raciais e étnicas negativas, perigosas, indesejáveis e, o mais grave, hereditárias. Essas idéias, valores e símbolos são estabelecidos pelo grupo social dominante e discriminador com o objetivo de fazerem parecer legítimas as restrições impostas aos grupos dominados.
Um dos principais argumentos que justificam o racismo no Brasil são a impunidade e a cultura do povo brasileiro, bem como suas origens (consideradas inferiores) e a passividade das classes menos privilegiada.
No Brasil, o racismo está presente em quase todas as situações que envolvem negros, índios e pobres. Os negros, sempre foram tratados como seres inferiores, verdadeiros animais ou objetos, o grupo dominante (os brancos) encontrou pretexto para explorá-los como mão-de-obra escrava. Estes eram ridicularizados por seu aspecto físico ou por seus costumes e, sob pretexto de que possuíam sangue impuro, estavam proibidos de exercer cargos públicos, militares e religiosos. Nos tempos da colônia os negros e mulatos eram relegados às profissões e atividades consideradas degradantes para os brancos. Aos brancos estavam reservadas as atividades intelectuais, os serviços religiosos, os cargos de poder. Na atualidade tais argumentos estão mudando apesar da resistência da classe dominante.
4ª Questão:
Explique o que vem a ser Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), segundo o material apresentado na disciplina.
R: Vários autores desenvolveram o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), mas em termos gerais está ligado à preocupação com o bem-estar e a saúde dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas.
Atualmente, a QVT está voltada para os aspectos físicos, ambientais e psicológicos do local de trabalho, que podem interferir no desempenho dos trabalhadores e conseqüentemente afetam a lucratividade das empresas. A QVT é um programa que surgiu na década de 1950, na Inglaterra, a partir dos estudos de Eric Trist e colaboradores do Tavistock Institute, pretendendo avaliar a relação indivíduo, trabalho e organização. Esses pesquisadores desenvolveram uma abordagem sociotécnica em relação à organização do trabalho, tendo como base a satisfação no trabalhador.
A QVT pode ser entendida como uma conseqüência da combinação de dimensões básicas da tarefa, capazes de gerar estados psicológicos que, por sua vez, resultam em diferentes níveis de motivação e satisfação e em diferentes tipos de atitudes e comportamentos nos indivíduos vinculados às organizações.

Outros materiais