Seja Premium

Trabalho hidraulica

Seja Premium e tenha acesso liberado!

São milhões de conteúdos disponíveis pra você.

Já tem cadastro?

Você viu 1 do total de 10 páginas deste material

Prévia do material em texto

Tubulações hidráulicas PVC
Margarida, Mileny, kelen
Tubo PVC
A história do PVC (Policloreto de polivinila) começou a bastante tempo, o PVC é um material que foi descoberto na década de 1930 e é amplamente utilizado na construção. Seus campos de uso referem-se aos mais variados sistemas, de revestimento de piso, carpintaria ou tubulação.
Neste último caso, é muito mais popular que outros tipos de canos, porque é considerado menos perigoso, mais durável e acessível do que muitos outros tubos.
Os diâmetros mais comuns de tubos de PVC disponíveis para uso doméstico são:
32 mm;
40 mm;
50 mm;
75 mm;
100 mm;
200 mm;
250 mm.
O uso definitivo do tubo de PVC também definirá o tipo de tubo que você precisará escolher.
Tipos de tubulações
Os tubos e conexões soldáveis: São unidos por meio de adesivo plástico, o que dispensa o uso de equipamentos especiais. São leves, fáceis de manusear e podem ser utilizados em todos os tipos e padrões de obra: residenciais, comerciais e industriais.
Cores: 
Marrom: utilizados em instalações permanentes e embutidas, conduzindo água fria em residências, indústrias e comércio. Todos os produtos são feitos em PVC, suportando a pressão 7,5 kgf/cm², sendo mais utilizados para circulação de água limpa.
Azul: Tem as mesmas características e funcionalidade do tubo marrom porem seu interior é revestido com bucha de latão. Tendo assim maior durabilidade e resistência.
Tipos de tubulações
Branco Palha: são utilizados para esgoto. O sistema é composto por tubos, conexões e acessórios para coletar e conduzir os despejos dos aparelhos sanitários a um destino apropriado. Diferentemente da tubulação de água fria, na qual o tubo pode permanecer 100% cheio de água, a tubulação destinada ao esgoto é semi-hídrica, ou seja, ela é projetada para conter uma quantidade de ar e realizar o escoamento. 
Tipos de tubulações
Os tubos e conexões roscáveis: São fáceis de desmontar, ideais para os pontos que precisam de manutenção. Utiliza-se uma tarraxa para fazer rosca na ponta dos tubos e fita veda-rosca para fazer a união dos tubos com as conexões.
Cores:
Branco: Utilizados em instalações provisórias ou que serão desmontados com frequência, durante a construção, reforma ou reparo.  Eles são feitos em PVC e suportam a pressão de 7,5 kgf/cm2. 
Exemplos de conexões:
Conexões
Vantagens:
Facilidade de instalação;
Leveza do material;
Linha completa de tubos e conexões;
Resistência a diversos produtos químicos;
Durabilidade - vida útil de 50 anos;
Eficiência e Economia.
Desvantagens
É mais indicado para água fria, podendo suportar até 25ºC.
Fragilidade: O tubo de PVC é bastante frágil em comparação com outros materiais.
Dilatação: Sob o efeito da temperatura, o PVC se expande fortemente e, portanto, pode causar vazamentos nos canos e problemas na rede se não for instalado corretamente.