Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Em relação aos estudos da Psicologia, podemos considerar que
 CORRETA 1-A Psicologia nos ajuda a compreender o contexto escolar e sua diversidade  e que maneiras diferentes de ensinar um determinado conteúdo. 
2--Relacione as características descritas abaixo com as concepções de desenvolvimento e suas repercussões na escola:
I) O papel do professor é auxiliar o aluno a desenvolver o seu talento, sem interferir em seus dons, pois o desenvolvimento e a aprendizagem ocorrem espontaneamente.
II) Os comportamentos humanos são resultantes dos estímulos que recebem do meio ambiente.
III) O ser humano age sobre o meio modificando-o de acordo com suas necessidades e, ao mesmo tempo, sofre a influência desse meio transformando-se, adaptando-se, desenvolvendo-se.
IV) O professor deve planejar, organizar e executar situações de aprendizagens que reforcem positivamente os comportamentos.
V) A educação constitui-se num processo que ocorre de dentro para fora, em que o aluno é ativo, e o professor somente atuaria nos níveis de desenvolvimentos já atingidos.
 
CORRETA I - inatista; II - ambientalista; III - interacionista; IV - ambientalista; V - inatista;
3-Os estudos realizados pela Psicologia do Desenvolvimento contribuem para educação à medida que permitem:
I - conhecer as crianças, adolescentes e adultos fornecendo valiosas orientações para a prática do professor. 
II - verificar que as pessoas sofrem diferentes influências familiares, sociais, econômicas, étnicas e culturais, resultando cada uma em um sujeito único.
III - ao professor conhecer as diferentes características de cada faixa etária em seus vários aspectos: motor, emocional, intelectual.
IV - auxiliar na elaboração de planejamento com atividades que moldem o comportamento humano.
Estão corretas as seguintes proposições:
Correto i ii iii
Correto! Compreender a diversidade favorece o planejamento de atividades escolares que farão os alunos avançarem nos seus estudos. A Psicologia do Desenvolvimento permite conhecer as crianças, adolescentes e adultos fornecendo valiosas orientações para a prática do professor.
4-A infância é o período da vida em que acontecem os mais intensos processos de desenvolvimento e diversos teóricos da Psicologia se dedicaram a formular teorias do desenvolvimento humano. Leia as proposições abaixo e indique a alternativa que corresponde às concepções de desenvolvimento:
 
I - O desenvolvimento humano se dá em períodos distintos, caracterizados por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. Todos os indivíduos passam por todas essas fases ou períodos, nessa sequência, porém o início e o término de cada uma delas dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais, sociais.
II – O desenvolvimento humano se dá de um modo que integra os domínios do afetivo, cognitivo e motor. Ao longo do desenvolvimento, ocorrem sucessivas diferenciações entre os campos e no interior de cada um, passando de uma posição sincrética a gradual diferenciação individual.
III – As crianças, desde o nascimento, estão em constante interação com os adultos (família, escola), que ativamente procuram incorporá-las a suas relações e a sua cultura. É através da mediação dos adultos que os processos psicológicos mais complexos tomam forma.
IV – À medida que a pessoa se desenvolve, ocorrem mudanças marcantes no que é desejado e em como estes desejos são satisfeitos. As modificações nas formas de gratificação e as áreas físicas de gratificação (oral, anal, fálica, genital) são os elementos básicos das fases de desenvolvimento.
Ordem correta= Concepção piagetiana (I); concepção walloniana (II); concepção vygotskiana (III); concepção freudiana (IV);
Correto
5-Na televisão a “Super Nanny” utiliza a Teoria Behaviorista para adequar os comportamentos das crianças. Essa teoria prioriza:
Correto=os comportamentos, o que os sujeitos “fazem”; defende a ideia que os comportamentos são observáveis e mensuráveis e as respostas dos sujeitos acontecem de acordo com os estímulos externos.

Outros materiais