Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA OBJETIVA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-A Base Nacional Comum Curricular, destaca o brincar como um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil.
PORQUE
Brincar cotidianamente, de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais, é papel exclusivo da família.
Leia atentamente as proposições acima e assinale a alternativa correta:
1. Correto :A primeira proposição é verdadeira e a segunda é falsa.
Certo! O brincar está previsto pela BNCC como um dos direitos da criança e não é um papel exclusivo da família.
2. A primeira proposição é falsa e a segunda é verdadeira.
3. As duas proposições são verdadeiras e a segunda é a complementação correta da primeira.
4. As duas proposições são verdadeiras, mas a segunda não corresponde à primeira.
5. As duas proposições são falsas.
2- O anexo referente a questão, encontra-se do lado direito, superior.
1. Autonomia e independência são sinônimos. Ambas se referem a capacidade de pensar e julgar, escolhendo o que é melhor para si e, a partir disso, eleger e gerenciar suas ações. 
2. Autonomia e independência são sinônimos. Ambas se referem a capacidade de agir sem auxílio do outro. 
3. Autonomia corresponde a capacidade de agir sem auxílio do outro. Independência é a capacidade de pensar e julgar, escolhendo o que é melhor para si e, a partir disso, eleger e gerenciar suas ações. Uma pessoa pode ser autônoma, mas não independente.
4. Autonomia corresponde a capacidade de pensar e julgar, escolhendo o que é melhor para si e, a partir disso, eleger e gerenciar suas ações. Independência é a capacidade de agir sem auxílio do outro. Qualquer pessoa independente é, ao mesmo tempo, autônoma.  
5. CORRETO.Autonomia corresponde a capacidade de pensar e julgar, escolhendo o que é melhor para si e, a partir disso, eleger e gerenciar suas ações. Independência é a capacidade de agir sem auxílio do outro. Uma pessoa pode ser independente e não ser autônoma. 
3-A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) assegura seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil. Assinale a alternativa abaixo que NÃO representa um desses direitos:
1. CORRETO-Direito de se afastar de outras crianças e adultos, isolando-se em um único grupo a partir de seus interesses e crenças, sem a obrigatoriedade de respeitar às diferenças entre as pessoas culturais, religiosas, físicas, sociais e de gênero de outras pessoas.
Certo! Todos tem direito ao respeito às diferenças, sejam elas de qualquer esfera: social, cultural, religiosa, de gênero, entre outras.
2. Direito de Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
3. Direito de Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
4. Direito de participar brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais. 
5. Direito de Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
4- A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) assegura como um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil o de:
Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando. (BRASIL, 2017, p.38.)
Nesse sentido, podemos afirmar que
1. A organização do espaço da sala e dos demais ambientes escolares deve ser de responsabilidade exclusiva da equipe de gestão. Seu conhecimento teórico e formação prática permite que a equipe identifique e faça escolhas adequadas quanto às necessidades, interesses e preferências das crianças.  
2. As crianças devem atuar ativamente na organização do espaço da sala e demais ambientes da escola. Cabe ao professor intervir e determinar o que realmente é necessário. 
3. CORRETO.As crianças devem atuar ativamente na organização do espaço da sala e demais ambientes da escola. O adulto, atuará como mediador, orientando essa construção. Esse pode ser o primeiro passo para o desenvolvimento da autonomia e da identidade das crianças. 
Certo! As crianças devem participar ativamente desse processo, mediadas pelo adulto.
4. A organização do espaço da sala e dos demais ambientes escolares deve ser de responsabilidade exclusiva do professor. Sua relação direta com as crianças permite conhecer seus interesses, preferências e necessidades. 
5. A organização do espaço da sala e dos demais ambientes escolares são temáticas de mínima importância no contexto da Educação Infantil. O que realmente importa é a participação ativa das crianças nas atividades propostas pelo professor.  
1. 5- As práticas pedagógicas na E.I. devem pressupor uma intencionalidade educativa, ou seja, que o professor organize e proponha diversas experiências que favoreçam, por parte das crianças, o conhecimento de si e do outro e ainda a compreensão das relações com a natureza, com a cultura e com a produção científica, traduzidas nas práticas de cuidados pessoais como alimentar-se, vestir-se, higienizar-se; nas brincadeiras, nas experimentações com materiais variados, na aproximação com a literatura e nas vivências sociais. Para isso, o professor precisará:
I. Refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar, registar em planilhas e classificar as práticas e interações propostas e vivenciadas pelas crianças no contexto escolar.
II. Garantir situações capazes de promover o desenvolvimento pleno das crianças.
III. Acompanhar essas práticas e as aprendizagens das crianças, individualmente e em grupo, por meio de observação de suas trajetórias – conquistas, avanços, possibilidades e aprendizagens.
Estão corretas, APENAS: Apenas II
2. Apenas III
3. II e III
Correto
Certo! Esse é o papel do professor.
4. Apenas I
5. Apenas I e III

Continue navegando

Outros materiais