Buscar

avaliação 1 Ações culturais e sociais em Biblioteconomia4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

4 Na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) um dos documentos mais importantes sobre o tema Dignidade humana. Essa declaração foi escrita após a libertação dos países envolvidos na Segunda Guerra Mundial e as atrocidades cometidas naquele período. Nessa declaração, a cultura se tornou um fator de singularização da pessoa humana, promovendo sua dignidade. Existem três artigos em especial que tratam sobre os direitos econômicos, sociais e culturais.
Com base no exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A
Artigo 217 da Constituição brasileira preve o pleno exercício da cidadania está vinculado às práticas culturais estabelecidas, como as atividades de produção e recepção cultural: ler, escrever, compor, pintar e dançar, entre outras manifestações culturais sem ligação nenhuma com a cultura.
B
O artigo 216 da Constituição brasileira prevendo que “o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais” (BRASIL, 1988, p. 96).  
C
Artigo 27° 1. Toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam (DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS, 1948, p. 5-6).
D
Artigo 22° Toda a pessoa, como membro da sociedade, tem direito à segurança social; e pode legitimamente exigir a satisfação dos direitos econômicos, sociais e culturais indispensáveis, graças ao esforço nacional e à cooperação internacional, de harmonia com a organização e os recursos de cada país.

Continue navegando