Buscar

A1 metodologia 2022

Prévia do material em texto

A1 – Metodologias de Produção
Nome: RAQUEL DE BARROS PRATES
RA: 114181
1. (0,5 ponto) Para descrever a natureza global da administração da produção, Slack et.al.(2008) utiliza o modelo de transformação apresentado na figura abaixo. Sendo assim, avalie as afirmações a seguir, acerca da aplicação do modelo em um restaurante japonês.
I. A realização da inspeção de qualidade do sushi montado está no output.
II. O atum e o salmão estão no input. 
III. A limpeza dos peixes estão no processo de transformação
IV. Resíduos de peixe são posicionados como output.
É correto apenas o que se afirma em 
A) I e II apenas.
B) II e III apenas. 
C) III e IV apenas.
D) II, III e IV apenas.
E) I, II e IV apenas
2. Os fluxogramas são representações gráficas para análise administrativa de processos de trabalho, de produção ou de documentação. Com relação às suas características e ao seu uso, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Um fluxograma permite verificar como realmente funcionam todos os componentes de um sistema.
( ) Um fluxograma tem como desvantagem a complexidade de entendimento em relação a outros métodos descritivos.
( ) Um fluxograma pode ser aplicado a qualquer sistema por maior que seja a sua complexidade, assim como aos mais simples.
As afirmativas são, respectivamente:
A) F, V e F.
B) F, V e V.
C) V, F e V.
D) V, V e F.
E) V, V e V.
3. (0,5 ponto) A adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores visa proporcionar máximo conforto, segurança e eficiência no desempenho. Sobre ergonomia e conceitos que a permeiam, leia as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. A intervenção ergonômica pode melhorar significativamente a segurança e saúde nos postos de trabalho, entretanto não interfere de forma alguma em questões que envolvem eficiência e produtividade.
II. A Ergonomia utiliza os conhecimentos adquiridos das habilidades e capacidades humanas e estuda as limitações dos sistemas, organizações, atividades, máquinas, ferramentas e produtos de consumo, de modo a torná-los mais seguros, eficientes e confortáveis para o uso humano.
III. A ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaço de trabalho. É o estudo da adaptação do trabalho às características dos indivíduos, de modo a lhes proporcionar um máximo de conforto, segurança e bom desempenho de suas atividades no trabalho.
Estão corretas as afirmativas:
É correto apenas o que se afirma em:
A) I, II apenas 
B) II e III apenas 
C) III e IV apenas 
D) I, II e III apenas 
 E) I, II, III e IV.
4. (0,5 ponto) No que tange aos Processos, é correto afirmar: 
 
I. Um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou serviço. 
II. Qualquer atividade ou conjunto de atividades que agrega valor a um bem ou serviço.
 
III. Ordenação específica das atividades que compõem apenas as saídas (outputs) determinadas. 
 
IV. Uma estrutura para a ação em produto ou serviço específico, sem a previsão das entradas (inputs). 
É correto apenas o que se afirma em:
A) I, II apenas 
B) II e III apenas 
C) III e IV apenas 
D) I, II e III apenas 
 E) I, II, III e IV.
5. (0,5 ponto) São objetivos do Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP), exceto: 
A) Reduzir estoques e custos operacionais. 
B) Permitir que os produtos tenham a qualidade especificada. 
C) Manter ou melhorar o nível de atendimento ao cliente.
D) Projetar o trabalho dando ênfase às necessidades sociais e psicológicas.
E) Alocar cargas distribuindo as operações pelos vários centros de trabalho.
6. (0,5 ponto) Em PROJETO DO TRABALHO, a ERGONOMIA trata das interações entre o indivíduo e o ambiente físico na realização do trabalho. Sobre esse aspecto é INCORRETO afirmar que: 
A) O trabalho deverá ajustar-se à pessoa em todos os aspectos, respeitando suas características e limitações relativas à anatomia, à fisiologia e à psicologia.
B) Do ponto de vista do projeto do trabalho a anatomia diz respeito à adaptação das coisas às pessoas que as usam no trabalho. 
C) As máquinas, o equipamento, os dispositivos e mesmo uma simples ferramenta manual deverão ser projetados, levando em conta as dimensões do corpo humano
D) As posturas e os movimentos, assim como as forças exigidas durante a operação, devem respeitar as limitações físicas do indivíduo.
E) Considerando a grande variedade de tamanho dos seres humanos existente na população, a tarefa de adaptação anatômica passa a ser simples de ser executada.
7. (1 ponto) Faça uma pesquisa sobre ergonomia física, ergonomia organizacional e ergonomia cognitiva e descreva como aplicá-los em sua área de trabalho.
A ergonomia tem por objetivo analisar os padrões de comportamento: gestos, posturas, verbalizações, comunicações e dos processos mentais que os governam, os mecanismos psicológicos que os afetam, as emoções que os influenciam, ou seja, todos os tipos de fenômenos que ocorrem durante as atividades de trabalho.
A ergonomia possui vários domínios de especialização, que representam profundas competências em atributos humanos específicos, correspondendo a conteúdos de conhecimentos sobre pessoas, mais do que atributos de sistemas ou setores econômicos.
 São eles:
ERGONOMIA FÍSICA
No que se concerne às características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em relação à atividade física. Tópicos relevantes incluem a postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueléticos relacionados ao trabalho, segurança e saúde.
ERGONOMIA COGNITIVA
Relacionada aos processos mentais, tais como a percepção, memória, raciocínio e resposta motora, conforme afetam interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Incluem carga mental de trabalho, tomada de decisão, performance especializada, interação homem-computador, estresse e treinamento conforme esses se relacionam aos projetos envolvendo seres humanos e sistemas.
ERGONOMIA ORGANIZACIONAL
É a otimização dos sistemas técnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e processos. Sendo relevante as considerações homem-sistema nas comunicações, gerenciamento de recursos humanos, projeto de trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, trabalho cooperativo e administração.
Aplicando a minha área de trabalho a ergonomia física:
O objetivo da ergonomia no escritório é criar uma estação de trabalho que se adapte a você e permita um ambiente confortável para máxima produtividade e eficiência.
Uma estação de trabalho de escritório ergonomicamente correta irá ajudar a evitar fadiga e desconforto – e quem não quer isso? Se você é um profissional de SST encarregado de fornecer um ambiente de trabalho seguro para os funcionários da sua empresa ou simplesmente um usuário de computador que deseja evitar o cansaço, seguir algumas diretrizes simples pode te ajudar a melhorar significativamente sua estação de trabalho.
10 dicas de ergonomia no escritório para ajudar a evitar a fadiga:
Dica 1) Garanta que o peso de seus braços esteja sempre apoiado. Se seus braços não estiverem apoiados, os músculos do pescoço e dos ombros estão doendo até o final do dia.
Dica 2) Cuide com a posição da cabeça e tente manter o peso dela diretamente acima da base de apoio (pescoço). Não incline a cabeça e o pescoço para a frente.
Dica 3) Não seja “desleixado”! A má postura coloca mais pressão nos discos e vértebras das costas. Use o apoio lombar da sua cadeira e evite sentar de modo que o peso corporal fique mais concentrado em um lado do que no outro. Deixe sua cadeira mais próxima da sua mesa para evitar a inclinação do corpo para frente. Certifique-se de “puxar” sua cadeira toda vez que você se sentar.
Dica 4) O monitor deve ser colocado diretamente à sua frente, com a parte de cima não superior ao nível dos olhos. Simule uma linha imaginária na região entre o centro e o topo da tela do monitor, até seus olhos (enquanto você está com a postura ereta)… Esta é a altura ideal quedeve ficar. O teclado deve estar diretamente na frente do monitor, para que você não precise virar a cabeça e o pescoço com frequência.
Dica 5) Falar ao telefone com ele preso entre o pescoço e a orelha (cabeça inclinada) é uma prática muito ruim. Você sabe que é verdade, então não faça isso!
Dica 6) O teclado e o mouse devem ser próximos o suficiente para evitar um movimento excessivo, o que estica os ombros e os braços.
Dica 7) Evite o cansaço visual, garantindo que o monitor não esteja muito próximo; ele deve estar a pelo menos um braço de distância.
Dica 8) Siga as etapas para controlar o brilho da tela e verifique se o monitor não está colocado na frente de uma janela ou de um fundo claro.
Dica 9) Você pode descansar os olhos periodicamente por vários segundos olhando objetos à distância para dar uma pausa nos olhos.
Dica 10) Os pés não devem ficar balançando quando você estiver sentado. Se seus pés não alcançarem confortavelmente o chão ou houver pressão nas costas das pernas, use um apoio para os pés ou abaixe o teclado e a cadeira.
8. (1 ponto) Faça uma pesquisa sobre fluxograma horizontal, fluxograma de blocos e fluxograma vertical e utilize o que mais se adequar para desenvolver um processo da sua área de trabalho.
FLUXOGRAMA 
Fluxograma é a representação do processo através de formas e símbolos gráficos padronizados que ao sequenciá-los formam o desenho do fluxo de um processo. Tem o objetivo de facilitar o entendimento do processo por meio de informações visuais, facilitando sua análise de melhorias e otimização.
Uma forte característica do fluxograma é a utilização dos símbolos para representar as atividades e etapas do processo. Nesta imagem, vemos o que cada símbolo representa em um fluxograma.
O Fluxograma é a representação gráfica da sequência das etapas de um processo. É uma ferramenta de documentação do processo permitindo entender de forma rápida o funcionamento do processo. 
Fluxograma horizontal -Também conhecido como fluxograma linear, é um fluxograma mais simples, composto apenas por blocos, apenas a sequência de funcionamento de um processo, ou seja, é como se fosse um checklist gráfico. É muito utilizado em instruções de trabalho simples ou um fluxo mais macro dos processos.
Fluxograma de blocos - É um diagrama de blocos que contém pontos de decisão. Indica a sequência de funcionamento em processos simples, que depende de uma condição para executar um tipo de tarefa.
Fluxograma vertical - Também conhecido como diagrama de processo, é um diagrama de formato diferente, composto por colunas verticais onde estão disponíveis simbologias referentes aos tipos de processo, descrição e outras informações.
Ao que se refere ao meu trabalho:
Processo:
Subprocesso:

Continue navegando