Buscar

Trabalho sobre Platina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade Estadual de Goiás
Campus Formosa 
Platina
A Platina é um elemento químico de símbolo Pt e de número atômico igual a 78 ( 78prótons e 78 elétrons ), e de massa atómica igual a 195 u. Esse metal recebeu esse nome porque é o diminutivo da palavra “plata”, que significa “prata” em espanhol. Foram os conquistadores espanhóis que deram esse nome para ela, pois, no século XVI, eles encontraram a platina - um metal branco que eles acharam parecido com a prata - misturada nas pepitas de ouro.
Como a platina é encontrada naturalmente nos aluviões de diversos rios, ele foi utilizado pela primeira vez pelos nativos pré-colombianos da América do Sul para produzir artefatos. O seu primeiro registro na Europa veio no Século XVI, porém somente com Antônio de Uloa vieram a conhecê-lo em 1735, porém só foi publicado à Europa em 1748.
No entanto, a platina já era usada pelo homem há muito tempo, pois objetos que datam de 700 a. C. já continham ligas metálicas com esse elemento.
Os ingleses Wollaston e Tennant passaram a estudar arduamente esse metal e, a partir da refinação de suas amostras, eles descobriram os outros elementos que fazem parte da família da platina na Tabela Periódica, que são: Paládio (Pd), Ródio (Rh), Irídio (Ir) e Ósmio (Os).  
Na natureza, a platina é encontrada livre, na forma de pepitas, mas é muito escassa na crosta terrestre (5 mg/kg). Três quartos da produção mundial de platina vêm das jazidas de minérios da África do Sul e o restante da Rússia e do Canadá. O Brasil ainda não produz esse metal nobre. Ela também ocorre na natureza misturada com minérios de níquel e cobre, e é encontrada na forma combinada no mineral sperrilita (PtAs2).
Entre as propriedades principais da platina estão seu elevado ponto de fusão ( 1769 °) e sua grande resistência a corrosão. Devido a essa resistência, a platina é considerada um metal nobre e, assim como o ouro, o ródio e o irídio, ela não é atacada 
pelo ácido clorídrico (HCl) e nem pelo ácido nítrico (HNO3). Mas, é atacada por uma mistura desses dois ácidos, denominada de água-régia. Veja a seguir a reação da platina com a água-régia:
3 Pt + 4 NO-3 + 8 Cl- + 16 H+ → 3 [Pt(Cl)6]2- + 4 NO + 8 H2O
A platina é utilizado nos conversores catalíticos, nos equipamentos de laboratório, nos contatos elétricos e nos eletrodos, nas termo resistências, nos equipamentos odontológicos e na indústria de joias. Como é considerado um metal pesado, ele conduz a muitos problemas de saúde sob o contato de seus sais, apesar de não ser um elemento químico tóxico. Ele é um elemento químico com alta resistência à corrosão. Os compostos que contém platina, especialmente a cisplatina são aplicados no tratamento de quimioterapia para certos tipos de câncer. 
Referencias
Santos Wildson e Mól Gerson, Química cidadão, editora nova geração, 2010 ( 1° edição )
http://pt.wikipedia.org/wiki/Platina Acessado em: (20/03/2015)
http://www.tabelaperiodicacompleta.com/elemento-quimico/platina Acessado em: (20/03/2015)
http://www.scielo.br/pdf/qn/v20n4/4965.pdf Acessado em: (20/03/2015)
http://www.soq.com.br/conteudos/em/eletroquimica/p4.php Acessado em: (20/03/2015)

Outros materiais