Buscar

DEPÓSITOS DE SEGREGAÇÃO MAGMÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DEPÓSITOS DE SEGREGAÇÃO MAGMÁTICA
São depósitos formados pelo acumulo de minerais de minério na base das câmaras magmáticas.
Tipos principais:
Formados pela deposição de cristais;
Formados pela separação e deposição de um fundido sulfetado.
Os depósitos formados pela separação e deposição de cristais: cristais densos tendem a depositar-se no assoalho das câmaras magmáticas para produzir camadas de peridotitos e gabros.
O mineral mais abundante nessas camadas é a olivina, acompanhada por piroxênio e plagioclásio.
O mineral mais econômico no ponto de vista é a cromita (FeCr2O4), única fonte de crômio.
A cromita cristaliza-se no magma nos estágios iniciais (alta temp.) igual a olivina.
Como a cromita é um óxido, facilita a separação dos metais do minério, diferente da olivina.
Uma maior concentração de cromita em rochas ígneas deve ocorrer associadas ao peridotito.
O fator de concentração necessário para atingir o teor médio de corte deve ser de aproximadamente 150.
Um possível mecanismo para concentração de cromita:
A densidade da cromita sendo maior do que a da olivina e o movimento convectivo constante do magma na câmara (devido a baixa viscosidade do magma), poderá manter a maioria dos cristais de olivina em suspensão, enquanto cristais mais densos de cromita afundam e se acumulam no assoalho da câmara magmática (se o movimento do magma for forte o suficiente). Quando esse movimento diminuir, os cristais de olivina podem se depositar para produzir uma camada rica em olivina. Quando a velocidade de convecção aumentar novamente somente cromita passará a ser depositada e assim por diante. Ocorrendo assim camadas intercaladas de olivina e cromita.
Camadas de cromita assim, raramente excede alguns metros de espessura.
Apesar de não exceder alguns metros de espessura, estas camadas apresentam uma extensão lateral significativa, o que a torna economicamente viável.
O minério tem forma confinada (pela cromita estar concentrada em camadas). É também concordante (pois as camadas estão paralelas às camadas da rocha hospedeira). Uma pequena proporção destes depósitos tem cromita de forma lenticular e podiforme.
O enxofre está geralmente presente como elemento traço no magma. Assim quando o magma se cristaliza, as rochas ígneas contem alguns sulfetos como acessórios, sendo a pirita a mais comum.
A solubilidade do enxofre no magma silicático é baixo e diminui conforme reduz a temperatura.
Se houver enxofre suficiente no magma, com o resfriamento este irá separar-se sob a forma de gotículas de um liquido imiscível. Quando isso ocorre, formam-se concentrações de sulfeto de ferro fundido que também trás quantidades significativas de níquel e outros metais importantes.
Sendo mais denso que o magma, essas gotículas irão se depositar no assoalho da câmara, juntamente com a cromita e a olivina. Um resfriamento leva a cristalização do sulfeto como a pirita, pirrotita e a pentlandita.
A concentração de ferro e níquel está bem abaixo do teor de corte.
Os minérios na base do deposito te a forma confinada, ao passo que os níveis mais elevados de silicatos predominam e o deposito tem uma forma mais disseminada. O minério também é concordante e frequentemente estratiforme.
Metais com baixa eletronegatividade tendem a formar ligações iônicas com átomos de oxigênio em fundidos silicaticos. Metais com alta eletronegatividade tendem a formar ligações covalentes com átomos de enxofre em fundidos sulfetados. Assim a cromita está concentrada na forma de óxidos e os outros metais em sulfetados.
Apesar da pirita e pirrotita serem o sulfetos predominantes, eles raramente são minerais minérios, pois é mais viável extrair ferro a partir de depósitos sedimentares de ferro.
O metal mais importante em sulfetos é o níquel, extraído a partir da pentlandita e outros sulfetos de níquel mais raros.
O cobre está presente em quantidades significativas na calcopirita.
Ouro, prata e elementos do grupo da platina, podem ser importantes como subprodutos.
Nem todos os depósitos de níquel são encontrados em rochas plutônicas, alguns sóa derramamentos de lava de composição peridotítica.

Outros materiais