Buscar

Simulado de Bioquímica: Carboidratos, Aminoácidos, Proteínas e Lipídeos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

BIOQUÍMICA
	
	Simulado: SDE0024_SM_201408345579 V.0 
	Fechar 
	Aluno(a): LÍVIA MARÍLIA LYRA PORTO
	Matrícula: 201408345579 
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 24/03/2015 19:26:38 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201408982982)
	3a sem.: CARBOIDRATOS
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Os carboidratos após a ação de enzimas liberam os monossacarídeos, que são a principal fonte energética para o organismo. Esstes representam um interesse clinico importante para a saúde da população. Assinale a opção verdadeira.
		
	
	A glicose é armazenada na forma de glicogênio no fígado e na vesícula.
	
	Durante os períodos de jejum prolongado, a glicose sanguínea é mantida nos valores normais devido à ação da insulina, hormônio responsável pelo controle dos níveis de glicose sanguínea.
	
	Após uma alimentação rica em carboidratos observa-se uma redução da glicose sanguínea decorrente da ação do glucagon, hormônio responsável pelo controle dos níveis de glicose sanguínea.
	
	As consequências do alto consumo de carboidratos leva a obesidade, predisposição a diabetes, sobrecarga pâncreas e do fígado dentre outras.
	
	Uma pessoa apresentando níveis de glicemia 110mg/dl é considerada diabética.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408979050)
	1a sem.: CLONE: AMINOÁCIDOS
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Os aminoácidos apresentam cargas em solução aquosa, por apresentar no mínimo dois grupos químicos ionizáveis - um de caráter ácido (COOH) e um de caráter básico (NH2). O tipo de carga é dependente do valor de pH da solução aquosa que o aminoácido se encontra e da capacidade de ionização de cada grupo químico. O ponto no qual o aminoácido apresenta carga líquida nula, pois a carga positiva contrabalança a carga negativa, é denominado:
		
	
	ponto instável do aminoácido.
	
	ponto cego do aminoácido.
	
	ponto sem carga do aminoácido.
	
	ponto zero do aminoácido.
	
	ponto isoelétrico do aminoácido.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408980753)
	1a sem.: Proteínas
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Dentre os demais grupos de biomoléculas, as proteínas são consideradas pelos bioquímicos como um dos mais versáteis em termos de forma e função. Haja vista que as mesmas podem ser encontradas em múltiplas estruturas e atuar em diferentes atividades, tais como: estruturação celular, sinalizador/mediador químico, participar de transporte de membrana, contribuir na defesa imunológica do organismo humano, entre outras. Todavia, variações no ambiente no qual as proteínas são encontradas podem modificar drasticamente sua estrutura desnaturando-a e, consequentemente, comprometendo sua função.¿ A partir dessa informação assinale a ÚNICA alternativa correta sobre a causa/consequência do processo de desnaturação proteica.
		
	
	Alteração no pH do meio no qual as proteínas se encontram é a única causa do processo de desnaturação/perda da função enzimática 
	
	Pode ocorrer devido a elevação de temperatura, que por sua vez promove quebra nas ligações que modelam sua estrutura/desorganização dos aminoácidos que compõem a proteína ( )
	
	Ocorre somente se a proteína for inserida em meio ácido, devido a grande quantidade de prótons de hidrogênio disponível no meio os quais podem induzir quebras nas ligações presentes na molécula proteica/desorganização dos aminoácidos que compõem a proteína ( )
	
	Quando o padrão de temperatura e pH ótimo de cada enzima encontra-se inalterado/provável perda da função desenvolvida pela proteína, ainda que a desnaturação seja reversível.
	
	Os sistemas tampão nos quais as proteínas estão inseridas as protegem contra eventuais rupturas nas ligações de hidrogênio presentes na sua estrutura/desorganização dos nucleotídeos que compõem a proteína 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408980855)
	2a sem.: Lipideos
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A ingestão de alimentos ricos em ácido α-linolênico (o popular ômega 3), presente em pescado e algumas verduras como o espinafre, é recomendada por nutricionistas devido à suas propriedades anti-inflamatória e anti-trombótica; por ajudar a manter os níveis de LDL baixo e o de HDL alto. Além disso o catabolismo do ácido α-linolênico, pelo processo de β-oxidação, proporciona a síntese de moléculas essenciais para a obtenção de energia necessária para o metabolismo do nosso organismo.¿ A partir dessas informações e considerando que a molécula de ácido α-linolênico é constituída por 18 carbonos, assinale a alternativa que apresenta a correta identificação de moléculas (as quais podem ser utilizadas em outras vias bioenergéticas) e suas respectivas quantidades que podem ser formadas durante o processo de β-oxidação desse lipídeo.
		
	
	9 NADH2, 9 FADH2, 8 acetil ( )
	
	9 NADH2, 9 FADH2, 9 acetil
	
	8 NADH2, 8 FADH2, 9 acetil
	
	7 NADH2, 7 FADH2, 8 acetil
	
	8 NADH2, 8 FADH2, 8 acetil
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408425853)
	2a sem.: Aminoácidos
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Aminoácidos são blocos (monômeros) que constituem todas as proteínas que fazem parte do nosso corpo e desempenham funções estruturais e dinâmincas. São classificados em essenciais e não essenciais. Quanto a estas informações obtidas sobre a classificação dos aminoácidos, assinale a alternativa correta: 
		
	
	Aminoácidos essenciais são sintetizados no nosso organismo e não necessitam ser obtidos na alimentação e os aminoácidos não essenciais necessitam estar presentes na alimentação, pois nosso organismo não consegue sintetizar.
	
	Aminoácidos essenciais e não essenciais são sintetizados no nosso organismo.
	
	Aminoácidos essenciais são sintetizados no nosso organismo, mas também necessitam ser obtidos na alimentação, e os aminoácidos não essenciais necessitam estar presentes na alimentação, mas nosso organismo também consegue sintetizar.
	
	Aminoácidos não essenciais são sintetizados no nosso organismo e não necessitam ser obtido na alimentação e os aminoácidos essenciais necessitam estar presente na alimentação pois nosso organismo não consegue sintetizar.
	
	Nenhuma das respostas anteriores

Outros materiais