Buscar

Medicamentos: Fórmulas, Funções e Reações

Prévia do material em texto

Resposta:
a) DEMONSTRE a fórmula molecular e estrutural dos medicamentos citados no texto?
CODEÍNA Molecular
C18H21NO3
CODEÍNA Estrutural
ÁCIDO ASCÓRBICO Molecular
C6H8O6
ÁCIDO ASCÓRBICO Estrutural
PARACETAMOL Molecular
C8H9NO2
PARACETAMOL Estrutural
ÁCIDO ACETILSALICÍLICO Molecular
C9H8O4 ÁCIDO ACETILSALICÍLICO Estrutural
b) CITE as funções orgânicas presentes em cada um dos medicamentos?
CODEÍNA : Éter, Álcool e Amina Ácido Ascórbico - Vitamina C Pra determinar a quantidade de vitamina C em uma solução, uma técnica que pode ser usada é a de aplicação do ácido ascórbico que determinará a quantidade de vitamina C na amostra a partir da capacidade de redução desse ácido.PARACETAMOL : Carbonila, hidroxila (0-H), uma estrutura aromática (anel benzeno) e uma nitrila (- CN).
ÁCIDO ACETILSALICÍLICO: Ácido Carboxílico e Éster
C)A equação química balanceada que descreve a reação entre o ácido ascórbico e o iodo é:
Ácido ascórbico
O ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, é uma vitamina hidrossolúvel que pode ser naturalmente encontrada em frutas e vegetais, mas também pode ser sintetizada e vendida como um suplemento.
A deficiência grave de vitamina C está relacionada com uma doença chamada escorbuto. Nessa patologia, o colágeno sintetizado pelo organismo é muito instável e não consegue desempenhar sua função, o que resulta em manchas e sangramentos sob a pele, gengivas esponjosas e cicatrização deficiente de feridas. Além disso, várias outras enzimas do corpo não funcionam corretamente. 
D)O ácido ascórbico pode ser usado para determinar a quantidade de vitamina C, pelo fato dele agir como um agente redutor quando está na presença de vitamina C.
Ácido Ascórbico - Vitamina C
Pra determinar a quantidade de vitamina C em uma solução, uma técnica que pode ser usada é a de aplicação do ácido ascórbico que determinará a quantidade de vitamina C na amostra a partir da capacidade de redução desse ácido.
Essa característica redutora (ganho de elétrons) do ácido ascórbico é explicada a partir do modo de ação desse composto em relação ao iodo. Ou seja, esse ácido a partir da sua reação com iodo, deixa a solução analisada cada vez mais incolor de acordo com a concentração de vitamina C presente na amostra.
Em outras palavras, quanto mais vitamina C o amostra analisada tiver, mais ácido ascórbico o pesquisador precisará, podendo determinar assim, a quantidade de vitamina presente na amostra.

Continue navegando