Buscar

PORTFÓLIO 2 SEMESTRE LETRAS 2022 2 - Os desafios do ensino contemporâneo de literatura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Há 09 anos
Já imaginou sempre tirar NOTA MÁXIMA em seu Portfólio assim como os demais Cursistas fazem sem precisar quebrar cabeça e perder noites confeccionando-o?
Então, seja muito bem vindo(a), meu nome é RAILDO, sou especialista em confecção de portfolios de Ciências Contábeis, Economia, Administração, Gestão Financeira, Gestão Comercial, Gestão Púbica, Educação Física, Serviço Social, Produção Industrial, Negócios Imobiliários entre outros Cursos da UNOPAR e ANHNAGUERA, estou no mercado há 09 (NOVE) anos, tenho muitos clientes satisfeito Graças a DEUS. Estou aqui para te ajudar a tirar uma nota máxima em seu trabalho acadêmico e já tenho pronto para envio este: 
PORTFÓLIO 2º SEMESTRE LETRAS 2022.2 - Os desafios do ensino contemporâneo de literatura
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Helena é uma professora de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio. 
Neste semestre, boa parte de suas aulas está voltada à abordagem de obras literárias indicadas para a prova do vestibular de uma importante universidade da região, de modo que possa colaborar no preparo de seus alunos. 
No fim da aula desta manhã, durante discussões sobre a obra Quarto de Despejo: diário de uma favelada, da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, um de seus alunos fez o seguinte apontamento: 
“Professora, eu gostei muito do livro e, por isso, decidi pesquisar mais sobre a autora. E, na internet, eu encontrei muita coisa sobre a forma de a autora escrever, alguns dizendo que ela escrevia ‘errado’, que o texto dela deveria ser revisado. O que você pensa sobre isso?” 
Helena, diante do questionamento do aluno, agiu com calma e tranquilidade, justamente por ser essa uma cena comum nas salas de aula de hoje: alunos curiosos, com acesso a uma grande quantidade de informações na internet, e que procuram sempre trazer assuntos polêmicos para a escola. Além disso, ela está a par da situação, pois tem lido muito a respeito, o que lhe permitiu mencionar rapidamente com a turma a existência de opiniões divergentes, algumas das quais ressaltam que “preservar a grafia e os desvios da norma na obra de Carolina é conferir a ela uma autoria singular” (Tenório, 2021), enquanto outras argumentam que as correções deveriam ser feitas, pois algumas marcas “não acrescentam nada à discussão da sua linguagem e não dignificam seu texto” (Amarante, 2021). 
Helena, porém, ciente da complexidade do tema e com pouco tempo para aprofundar a discussão, prometeu aos alunos uma aula dedicada apenas a essa questão. Afinal, trata-se de uma excelente oportunidade para que ela revise outros conteúdos relevantes, como questões ligadas à textualidade e à variação linguística manifestas na literatura. 
Situação-problema:
O desafio da professora Helena, então, é elaborar um plano de aula que permita a abordagem do tema, considerando o seu público-alvo (alunos do Ensino Médio).
Caso tenha interesse entre em contato:
WhatsApp: 073 99912 5456
E-mail: raildoyy@gmail.com

Continue navegando

Outros materiais