Buscar

SISTEMAS URBANOS DE ÁGUA E ESGOTO AT3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMAS URBANOS DE ÁGUA E ESGOTO AT 3
VANILSON RIOS 
A fotografia aérea, na figura a seguir, mostra nosso estudo de caso. Consiste em um bairro de pequeno porte que carece de sistema de esgotamento sanitário. Todas as residências descarregam diretamente seus despejos no rio ou em fossas sépticas.  
Nessa situação, existe comprometimento da saúde dessa população há vários anos, trazendo doenças hídricas, maus cheiros, baratas, escorpiões, etc. Ademais, ocorrem impacto ambiental no rio e perda da fauna silvestre. As autoridades também proíbem o uso do rio para qualquer atividade.   
Nesse contexto, a prefeitura decidiu construir um sistema de esgoto sanitário. Primeiramente, deve ser realizado um estudo de concepção para escolher a melhor opção antes da fase de projeto.   
Sendo a foto aérea a área de projeto, defina três atividades que devem ser avaliadas com detalhe no estudo de concepção para nosso caso. Disserte suas escolhas em, pelo menos, uma lauda.  Considere que a topografia e o rio têm o ponto mais baixo no lado direito da imagem. 
R- A concepção de um sistema de esgoto é realizada na fase inicial do projeto.  As três atividades que devem ser avaliadas com de nesse caso é estabelecer o marco referencial por meio do qual o sistema vai ser implantado, em seguida deve ser configuradas as propostas para que sejam comparadas sob diferentes ópticas e pôr fim a concepção do traçado da rede.
Com isso, a concepção de um sistema tem diversos objetivos, entre eles estão: identifica-se qualquer fator interveniente do sistema de esgoto; diagnosticas o sistema existente na situação atual e para futuras demandas; estabelecer os parâmetros básicos; pré-dimensionar as unidades do sistema; escolher a melhor alternativa, segundo estudo de concepção; estabelecer as diretrizes gerais do projeto e estimar os serviços que devem ser realizados na fase de projeto.
Sendo assim o primeiro passo seria o estudo para estabelecer o marco de referência por meio de qual sistema deverá ser implantado e para isso precisa-se descrever a região com os detalhes necessários para possuir todas as informações, também delimitar a área dos sistema de esgotamento projetado e das bacias de esgotamento dentro da área, fixar o início da operação e o fim do alcance do plano e por fim estimar e caracterizar as populações a serem atendidas ano a ano.
Para a tarefa a atividade que será possível avaliar é o primeiro passo. No qual o marco referência do sistema seria o ponto mais banho do rio, localizado a esquerda. Pode-se descrever a região com bastante fauna ao redor do rio e residências perto do rio. É um bairro pequeno sem sistema de esgoto sanitário ou seja todos os despejos são descartados diretamente no rio. O que culmina em um local que acesso da população para lazer e que pode trazer como consequência doenças hídricas, mau cheiro, bichos.
O segundo passo é configurar as propostas para serem comparadas de diferentes maneiras. Para isso deve-se avaliar e caracterizar as cargas poluidoras do esgoto atual e futuras; determinar e avaliar as condições dos corpos receptores, de sua capacidade de depuração e do impacto ambiental de cada concepção; analisar o aproveitamento das instalações existentes em cada caso; predefinir os componentes das concepções e os traçados da rede de esgoto; definir os critérios para custos de operação, manutenção e reparação, para a comparação econômica junto a investimentos e despesas de cada opção.
Assim as avaliações e considerações irão depender das dimensões e características do local. Segundo Tsutiya e Alem Sobrinho (2000) um ponto importante no delineamento de um sistema de esgoto a concepção do traçado da rede. Distinguem-se três tipos: Rede perpendicular, Rede leque, Rede radial ou distrital.

Outros materiais