A pesquisa científica busca descobrir, a partir do estudo de uma amostra, o que ocorre com a população que esta amostra representa. Ao final do teste estatístico, toda pesquisa científica pode apresentar dois tipos de erros, Tipo I e Tipo II. Enquanto o erro do tipo I é definido como “quando o estudo encontra um efeito que não acontece na população alvo”, o erro do tipo II:
Quando o processo de amostragem é bem realizado, respeitando todas as recomendações da comunidade científica, os resultados da pesquisa podem:
A avaliação da presença ou ausência do efeito em terapias testadas nos estudos é representada pela rejeição ou não da hipótese nula. O tamanho do efeito representa, neste contexto, uma medida complementar dos resultados que estabelece:
A distribuição dos dados é analisada por meio de um gráfico, no qual são apresentadas a frequência com que os valores encontrados aparecem. Neste contexto, a distribuição dos dados da amostra é considerada normal quando:
A avaliação econômica das técnicas fisioterapêuticas deve considerar os três pilares da prática baseada em evidência. Ao pilar que reconhece a importância dos anseios e desejos do paciente damos o nome de:
A evidência científica deve fazer parte da avaliação econômica das técnicas fisioterapêuticas uma vez que:
Estatística descritiva é responsável por apresentar uma visão geral da amostra avaliada, caracterizando a população estudada por meio, principalmente, de média, desvio padrão e erro padrão. Neste contexto, altos valores de desvio padrão indicam:
População é um termo que define um conjunto de pessoas que compõe uma categoria particular. Dada a impossibilidade de avaliarmos todos os indivíduos de uma população em uma pesquisa científica, utilizamos o processo de amostragem. A amostra de uma pesquisa deve considerar quais aspectos?
A expertise profissional deve ser considerada na avaliação econômica das técnicas de fisioterapia porque:
Os testes estatísticos se destinam a responder a questão principal do estudo, aceitando ou rejeitando a hipótese levantada pelos pesquisadores. A escolha do melhor teste a ser realizado deve considerar: