Buscar

Nefelometria e Turbidimetria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nefelometria e Turbidimetria
são métodos analíticos inversos, mas que juntos eles podem ser usados como ganho importante da na sensibilidade. Não podemos mensurar a turbidez sem mensurar a luz dispersada, aí é usado a Nefelometria, por esse motivo eles andam juntos.
O método turbidimétrico apresenta como vantagens a rapidez, facilidade operacional, medida objetiva da resposta e exatidão. Suas desvantagens incluem a necessidade de equipamento de leitura da resposta, ausência da identificação de contaminação grosseira ou coloração da amostra que interfira na leitura fotométrica.
A técnica Nefelometria é altamente sensível na medição de fraca turbidez, a nefelometria é baseada na quantidade de luz dispersa entre as partículas (atravessa a solução medida) e por isso a sensibilidade é maior, já que a quantidade de luz dispersa é maior que a luz transmitida em uma solução túrbida (turbidimetria é a luz não difundida).
A Nefelometria é uma técnica para medir as concentrações de Ig A, Ig M e Ig G e outras proteínas plasmáticas de uma amostra. Um aparelho específico que mede a turbidez é utilizado e mede o desvio da luz ao passar por uma solução contendo complexos imunológicos. Já a Imunoturbidimetria mede a diminuição da luz ao passar por um complexo antígeno-anticorpo, em outras palavras, a turbidimetria mede o quanto a solução antígeno-anticorpo absorve da luz e o quanto ela deixa passar. Assim como essa técnica a nefelometria, é usada para medir a concentração plasmática de diversas proteínas.
Em aplicação clínica de ambos métodos é usado:
· Microbiologia para a detecção do crescimento bacteriano por meio da turvação, mensuração da sensibilidade aos antibióticos nas culturas
· Hematologia na detecção de formação de coágulo, em analisadores da coagulação. 
· Bioquímica, quantificação da concentração de proteínas em líquidos biológicos, como urina e líquido cerebroespinal (LCE), hemoglobina glicada. 
· Imunologia a técnica foi aplicada para a pesquisa de Proteína-Creativa (PCR).
· Farmacologia e análises de solo, entre outras.
Referências bibliográficas
Determinação turbidimétrica de metilbrometo de homatropina em formulações farmacêuticas empregando um sistema de análise por injeção em fluxo. Quimica Nova. v. 29, n. 6. p. 1237-1240, 2006
http://www.goldanalisa.com.br/arquivos/%7B9906D327-3730-4EAE-B55C-4C86281BE956%7D_Analisando%2022%20-%20M%C3%A9todo%20Turbidim%C3%A9trico.pdf
https://www.biomedicinapadrao.com.br/2014/07/principais-metodos-utilizados-em.html#:~:text=A%20quantidade%20de%20luz%20absorvida,n%C3%BAmero%20e%20tamanho%20das%20part%C3%ADculas.&text=Como%20a%20quantidade%20de%20luz,maior%20sensibilidade%20que%20a%20turbidimetria.

Continue navegando