Buscar

Estou compartilhando o arquivo 'Estudo dirigido Unid

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso de Bacharelado em Fisioterapia 
Turma 1º Período 
Disciplina: Biologia Celular - Profª Juliana Malta 
 
ESTUDO DIRIGIDO - UNIDADE 08 - MITOCÔNDRIA 
Nome: Ana Raquel Malaquias Ramos
 
Prezado aluno, na unidade 08 vimos a estrutura e o funcionamento da mitocôndria. Utilize o todo o material disponibilizado na plataforma para aprofundar seus estudos e resolva às questões abaixo. 
 
1 - Nomeie as partes principais de uma mitocôndria e escreva que processos importantes ocorrem em 1 e 2? 
 
1
	 
2
3
	 
1- MATRIZ: A matriz contém centenas de enzimas e nela ocorrem os principais eventos metabólicos da organela, tais como: ciclo do ácido cítrico, oxidação dos ácidos graxos, replicação, transcrição e tradução do DNAmt, além da síntese de ATP.
2-MEMBRANA INTERNA: Possuí uma constituição fosfolipídica e rica em cardiolipina fundamental para a fosforilação do ADP e a geração de energia, ; tem invaginações, que formam prateleiras, denominadas cristas mitocondriais, que aumentam a superfície dessas membrana, responsável pela produção energética.
3-MEMBRANA EXTERNA: É rica em colesterol e muito permeável, graças às proteínas intercaladas na membrana, as porinas.
2- Qual a função das mitocôndrias nas células eucarióticas? 
As mitocôndrias são organelas presentes no citoplasma das células eucariotas.Estão diretamente ligadas à regulação de várias funções celulares dependentes de energia, como o metabolismo intermediário, regulação iônica, motilidade e proliferação celular.
3- Qual a importância da glicólise para os processos que continuarão na mitocôndria? Por que somente a gl//L não é suficiente para obtenção de energia? A glicólise é uma etapa que ocorre no citoplasma e consiste na quebra parcial da glicose numa sequência de aproximadamente 11 reações, promovendo transformações graduais em uma molécula de glicose, sem consumo de oxigênio, produzindo duas moléculas de piruvato e liberando energia que é armazenada em duas moléculas de ATP.
Somente a Glicólise não é suficiente pois, a glicólise é um processo pouco eficiente, pois, das 690 kcal/mol presentes na glicose, apenas 20 kcal são aproveitadas e as células desenvolveram, ao longo da evolução, mecanismos mais eficazes para extração da energia dos nutrientes.
4- Quais são as outras formas de produção de energia utilizada por células anaeróbias? A fermentação ou glicólise anaeróbica.
5- Qual nutriente é normalmente utilizado pela célula para produzir energia? Quais são as 3 etapas envolvidas no processo? A glicose. As etapas são: Glicólise, Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória.
6- Qual a importância da cadeia transportadora de elétrons para a fosforilação oxidativa (produção de ATP)? Essa cadeia é formada por enzimas e compostos não enzimáticos,cuja função é transportar elétrons. Dentre esses transportadores de elétrons estão os citocromos, compostos orgânicos ricos em ferro. Ao longo dessa cadeia, são transportados elétrons de alta energia que, gradualmente, cedem essa energia, que é veiculada para três lugares determinados da cadeia, em que ocorre a síntese de ATP.
7- Por que é importante que o oxigênio fique preso ao terceiro complexo da cadeia transportadora de elétrons? Faça uma relação disso com a presença de radicais livres na célula. O oxigênio atua como aceptor final de elétrons, na cadeia transportadora fechando o ciclo e dando origem a moléculas de, que são incorporados nas células. Assim a energia contida em moléculas biológicas como a glicose é convertida com altíssimo rendimento e moléculas de ATP utilizada dos mais diversos processos celulares.As mitocôndrias também são as principais geradoras de radicais livres no homem e diversos estudos demonstram que há uma relação entre envelhecimento celular, integridade funcional das mitocôndrias, produção de radicais livres e espécies reativas. Alguns autores da teoria mitocondrial do envelhecimento sugerem que mutações ocorridas no genoma mitocondrial alteram o metabolismo mitocondrial, reduzindo a produção de ATP e predispondo a célula ao envelhecimento e a diversas doenças associadas a este.
8- Qual o papel das moléculas FADH2 e do NADH na respiração celular? Elétrons de alta energia da NADH e FADH2, são transferidos ao longo da cadeia transportadora de elétrons da membrana interna até o oxigênio (O2). Esse transporte de elétrons gera um gradiente de prótons através da membrana interna, o qual é utilizado para promover à produção de ATP pela ATP sintase.
 
 
09 - De onde vem a força motriz para o funcionamento da ATP-sintase (mostrada abaixo nº 2), ao final do processo de respiração celular? 
 
2
 A passagem de elétrons na cadeia respiratória, ocorre uma liberação de prótons da matriz mitocondrial para o espaço intermembranar, gerando um gradiente de prótons (H+) entre os meios externo e interno da mitocôndria. O gradiente de prótons e o potencial de membrana, somados, resultam em uma força próton-motora, forçando-os a voltar para a matriz mitocondrial. No entanto, a membrana mitocondrial interna é impermeável aos prótons e, assim, eles retornam via complexo ATP sintase. O gradiente de prótons não serve apenas para a síntese de ATP em mitocôndrias, mas permite o transporte ativo de cálcio e metabólitos, servindo também para o transporte de carboidratos e aminoácidos em bactéria.

Outros materiais

Outros materiais