Buscar

PRATICA EM RELAÇÕES INTERPESSOAIS E METODOLOGIAS ATIVAS - ATIVIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Sobre a abordagem Movimento Maker de metodologias ativas, é correto afirmar que:
	
	a.
	Apoia-se, principalmente, em vivências práticas e experimentais baseadas em laboratórios equipados com tecnologias sofisticadas, sendo uma abordagem eficaz apenas em contextos de grandes corporações interessadas em investir recursos na capacitação tecnológica de alto desempenho para seus colaboradores.
	
	b.
	Dá relevância à ideia de “aprender fazendo”, articulando saberes técnicos e manuais com habilidades interpessoais. Seu foco está no desempenho dos aprendizes em criar, testar e inovar, e não na reprodução de conceitos e condutas corretas já conhecidas.
	
	c.
	É inspirado na ideia “faça você mesmo” e não valoriza saberes técnicos ou conceituais pré-estabelecidos, renunciando a qualquer teorização ou embasamento científico, apostando na criatividade, ousadia e laboratórios tecnológicos sofisticados.
	
	d.
	Dá relevância às experiências de aprendizagem individualizada e de apropriação conceitual, não desenvolvendo os aspectos de interação e habilidades interpessoais. O aprendiz está autônomo e livre para realizar pesquisas conceituais sem necessariamente testá-las em processos práticos.
	
	e.
	Inspira-se em laboratórios de ciências exatas, biológicas e engenharias, sendo uma metodologia ativa voltada especialmente para essas áreas do conhecimento, com poucas possibilidades de aplicação em vivências na área de humanidades, linguagens ou expressões artísticas.
0,17 pontos   
PERGUNTA 2
1. Sobre a aplicabilidade prática das abordagens em Metodologias Ativas, é possível afirmar que:
	
	a.
	Não há receitas prontas e, portanto, é a criatividade do responsável pela atividade que guia as escolhas e elaborações. Os modelos de aplicação servem como referência teórico-metodológica compondo ferramentas eficazes de relações de aprendizagem.
	
	b.
	Pouco desenvolvidas e divulgadas, as metodologias ativas ainda não atingiram educadores, coachings e profissionais de RH de forma efetiva, mas serão, em poucos anos, a principal salvação da educação em crise,
	
	c.
	Instituições de ensino e organizações que ainda não aderiram às metodologias ativas como forma de desenvolver habilidades interpessoais estão ficando atrasadas e incompatíveis com as novas dinâmicas do mercado.
	
	d.
	São práticas testadas e aprovadas que devem ser o principal guia dos educadores do futuro, já que garantem o engajamento, interesse, aprendizagem e absorção de saberes de forma mais eficiente que qualquer outra abordagem educacional.
	
	e.
	O ideal é seguir, passo a passo, os manuais que indicam as formas adequadas de aplicação dessas abordagens, tendo garantias de sucesso quanto ao engajamento e aprendizagem tecnológica dos aprendizes.
0,17 pontos   
PERGUNTA 3
1. Qual a relação entre Metodologias Ativas e o desenvolvimento de habilidades interpessoais?
	
	a.
	As metodologias ativas se relacionam profundamente com a aprendizagem de habilidades interpessoais na medida em que está centrada na disciplina, hierarquia na relação educador-educando e no controle do processo de aprendizagem por parte do educador.
	
	b.
	As abordagens pautadas por metodologias ativas contribuem para o desenvolvimento de habilidades técnicas específicas, mas também de competências como empatia, atenção, comunicabilidade e cooperação.
	
	c.
	Não há relações possíveis entre metodologias ativas e relações interpessoais, já que são conceitos pertencentes a áreas distintas de conhecimento e não relacionáveis: metodologias ativas da área educacional e relações interpessoais da área administrativa.
	
	d.
	As metodologias ativas pouco contribuem para o desenvolvimento de habilidades técnicas específicas, e, apesar de favorecer a interação entre os participantes, não desenvolve as relações interpessoais, servindo principalmente como forma descontrair o ambiente de trabalho e estudo.
	
	e.
	Em uma perspectiva prática, metodologias ativas e relações interpessoais são a mesma coisa, variando apenas a forma como ocorrem, já que metodologias ativas são conscientemente implementadas e as relações interpessoais ocorrem de forma espontânea.
0,17 pontos   
PERGUNTA 4
1. Segundo Maria Rita Gramigna, a aprendizagem vivencial é uma das mais eficientes, pois ela permite atravessar algumas etapas. Quais são essas etapas?
	
	a.
	Vivência, desempenho, debates, insights e feedbacks.
	
	b.
	Vivência, relato da experiência, desempenho, feedbacks e avaliação.
	
	c.
	Vivência, relato da experiência, processamento, extrapolação e aplicação.
	
	d.
	Início, desenvolvimento, desempenho, balanço pessoal e avaliação.
	
	e.
	Apresentação, vivência, debates, feedbacks e fechamento.

Mais conteúdos dessa disciplina