A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
AVALIACAO DE FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR.docx-1

Pré-visualização | Página 1 de 1

UNIVERSIDADE FEEVALE – CURSO DE MEDICINA - AVALIAÇÃO DE FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR – 2020/1
NOME:
Esta é uma prova INDIVIDUAL com consulta. As repostas e formulações devem ser originais, próprias de cada aluno. Especial atenção deve ser dada para que as respostas se restrinjam aos objetivos da pergunta. Formulações amplas e genéricas, mesmo que contenham conceitos corretos, serão menos valorizadas se não responderem de forma clara, concisa e objetiva os questionamentos propostos. Textos longos e que fujam do tema da questão serão desconsiderados. O prazo de devolução é dia 17/04/2020, sexta-feira, até as 18:00 h.
As questões 1 e 8 valem 1,5 ponto cada. As demais questões valem 1 ponto cada uma. As questões devem ser respondidas em ordem, com a resposta seguindo a respectiva pergunta.
1) Um indivíduo sedentário apresenta em repouso uma frequência cardíaca de 80 bpm. Submetido a um exercício moderado, sua frequência se eleva a 150 bpm. Elabore uma discussão detalhada que aborde os seguintes aspectos da fisiologia cardiovascular:
- geração do impulso elétrico que leva à contração das fibras cardíacas contráteis abordando as diferenças entre os potenciais de ação nas células marca-passo e nas células contráteis;
- tipos de regulação extrínsica que ocorrem sobre os sinais elétricos gerados no coração;
2) Elabore uma discussão com os elementos fisiológicos que justifiquem a redução de sal na dieta para controle da pressão arterial.
3) Explique os mecanismos que levam os bloqueadores de canais de cálcio provocarem uma redução da pressão arterial.
4) Um paciente que sofre uma isquemia ventricular com dano nas células contráteis apresentará alterações de eletrocardiograma (ECG). Em quais ondas do ECG isso provavelmente se manifestaria? Justifique sua resposta.
5) A efetividade da função cardíaca de bombeamento de sangue para os tecidos baseia-se na capacidade de suas células musculares contraírem-se quase ao mesmo tempo. Discuta como e porque isso ocorre nas células cardíacas contráteis e em que diferem das células musculares esqueléticas.
6) Apresente argumentos e elabore uma discussão que justifique o fato de não ocorrer tetania no músculo cardíaco.
7) Discuta o efeito de um aumento do estímulo simpático no coração sobre a fração de ejeção. Apresente os mecanismos de ação que produzem este efeito abordando os conceitos de força de contração, contratilidade e lei de Frank-Starling do coração.
8) Construa um gráfico que apresente a relação entre a pressão no ventrículo esquerdo e o volume no ventrículo esquerdo em um ciclo cardíaco completo. Discuta cada momento do ciclo cardíaco com suas alterações na curva de um indivíduo em repouso. 
Indique no mesmo gráfico e discuta as possíveis alterações nas diferentes variáveis provocadas por um estímulo simpático.
9) Explique detalhadamente o efeito e os mecanismos que um bloqueio de receptor β1 produzirá sobre a pressão arterial.