Buscar

Atividade -escrita criativa narrativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade:
Questão 1
Leia o trecho abaixo, extraido do romance do escritor português José Saramago e faça o que se pede: 
a) Tente separar a descrição da narração. Pode pintar de amarelo a parte que se caracterizar como descrição. 
Narração :verde/ Descrição :azul
"O disco amarelo iluminou-se. Dois dos automóveis da frente aceleraram antes que o sinal vermelho aparecesse. Na passadeira de peões surgiu o desenho do homem verde. A gente que esperava começou a atravessar a rua pisando as faixas brancas pintadas na capa negra do asfalto, não há nada
que menos se pareça com uma zebra, porém assim lhe chamam. Os automobilistas, impacientes, com o pé no pedal da embraiagem, mantinham em tensão os carros, avançando, recuando, como cavalos nervosos que sentissem vir no ar a chibata. Os peões já acabaram de passar, mas o sinal de caminho livre para os carros vai tardar ainda alguns segundos, há quem sustente que esta demora, aparentemente tão insignificante, se a multiplicarmos pelos milhares de semáforos existentes na cidade
e pelas mudanças sucessivas das três cores de cada um, é uma das causas mais consideráveis dos engorgitamentos da circulação automóvel, ou engarrafamentos, se quisermos usar o termo corrente. O
sinal verde acendeu-se enfim, bruscamente os carros arrancaram, mas logo se notou que não tinham arrancado todos por igual. O primeiro da fila do meio está parado, deve haver ali um problema mecânico qualquer, o acelerador solto, a alavanca da caixa de velocidades que se encravou, ou uma
avaria do sistema hidráulico, blocagem dos travões, falha do circuito eléctrico, se é que não se lhe acabou simplesmente a gasolina, não seria a primeira vez que se dava o caso. O novo ajuntamento de peões que está a formar-se nos passeios vê o condutor do automóvel imobilizado a esbracejar por trás do pára-brisas, enquanto os carros atrás dele buzinam frenéticos. Alguns condutores já saltaram para a rua, dispostos a empurrar o automóvel empanado para onde não fique a estorvar o transito, batem furiosamente nos vidros fechados, o homem que está lá dentro vira a cabeça para eles, a um lado, a outro, vê-se que grita qualquer coisa, pelos movimentos da boca percebe-se que repete uma palavra, uma não, duas, assim é realmente, consoante se vai ficar a saber quando alguém, enfim, conseguir abrir
uma porta, Estou cego." José Saramago. Ensaio sobre a  Cegueira. 
b) Tente retirar o argumento da história, reescrevendo-o entre 5 e 8 linhas. 
R: A historia começa numa narrativa com algumas descrição de um transito na vida urbana, mas algo diferente aconteceu como vemos desse paragrafo.“Um dia normal na cidade, estava um homem dentro do carro esperando o sinal abri, de forma repentina, gritou: “Estou cego”.  Para alguns que o acudiram, o homem define a cegueira como um mar de leite. Um indivíduo se oferece para levá-lo em casa e acaba por rouba-lhe o carro. O ladrão vive um drama por ter roubado um homem cego, entretanto, também fica cego.
 Questão 2
Escrever uma narrativa que tenha o momunto "Torre de Belém, de Lisboa- Portugual, como espaço de relizção de parte da história ou de toda a história.
Sabe aqueles momentos que dá vontade ir para outro mundo?
Sinto isso todos os dias. Na verdade, de segunda a domingo, quando o despertador informa que está na hora de acordar e ainda estou no meio de um caos, pois tive um término não muito agradável.
Me sinto como se fosse a Rapunzel, pois é sempre a mesma rotina: desligo o despertador, fecho os olhos por mais cinco minutos e, quando volto a abri-los, percebo que na verdade já se passou meia hora. Então, dou um pulo da cama, escovo os dentes, e com a roupa que eu dormi faço as coisas de casa. Enquanto eu ia cuidando da cachorrinha, sempre escuto minha mamãe perguntar, na cozinha:
-Querida, já tomou o seu café da manhã?
-Ainda não! - respondo de volta. - Vou cuidar dela primeiro, depois eu tomo.
-Depois vou te dar uma surpresa para você
Já achei estranho pois ela sempre me pediu para fazer alguma coisa em casa, mas dessa vez ela me falou que ia fazer uma surpresa. Já fiquei bem curiosa a ansiosa que acabei esquecendo de tomar café e indo logo perguntar:
-Qual é a surpresa? - bem animada
-Eu percebi que você estava triste com o seu último término, então decidi te dar um presente. Uma viajem pra Portugal, já que suas férias começaram.
Já fiquei toda animada, pois sou apaixonada por Portugal, e sempre quis conhecer a torre de Belém, e sair um pouco de casa e fugir do caos que estava a minha cabeça era uma ótima Idea. Agradeci a minha mãe e arrumei as malas pois no dia seguinte eu iria viajar.
Quando acordei, eu fiquei pensando o que acabou de acontecer no meu sonho. Eu estava na torre de Belém e acabei esbarrando sem querer em um rapaz e no final por horas. É possível se apaixonar por um homem em um sonho?
Parei de pensar nisso, fui para o aeroporto toda animada por aquele momento que iria sair da minha rotina tediosa para um sonho que nunca pensei que seria realizado. Foram horas de viajem que valiam cada segundo. Chegando no hotel, deixei as minhas coisas e fui direto a tão esperada torre de Belém, e por coincidência do destino eu esbarrei com um rapaz. Parecia que estava acontecendo um flashback, e estava pois o homem era igualzinho do meu sonho e fiquei encarando-o, até que ele falou:
- Desculpa por te esbarrar, mas você está bem?
- Eu que peço desculpa, estava um pouco distraída. Estou bem sim.
-Aí que bom. A senhora é daqui?
-Sou não, cheguei agra de viajem.
-Eu conheço bem a torre de Belém, já que moro aqui em Portugal. Quer que eu faça um tour com você??
- Adoraria!!
E quem diria que um sonho, acabou se realizando não é mesmo, mas sempre pode se tornar um pesadelo.

Continue navegando