Buscar

Rafaela Brenda - Atividade - Metodologia para EaD (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB / IFPI
	Curso: Especialização em Educação Especial e Inclusiva
	Modalidade: Educação a Distância
	Ano: 2022
	Módulo: I
	Disciplina: Metodologia de Aprendizagem em EaD
	Carga Horária: 30h
	Duração: 4 semanas
	Início: 20/06/2022
	Término: 16/07/2022
	Professor Conteudista/Formador: Jeydson Jonys Barros Batista
	Endereço eletrônico: jeydson007@ifpi.edu.br
	Coordenadora Geral: Raimundo Nonato Meneses Sobreira
	Coordenadora do Curso: Claudia Maria Lima da Costa 
	Tutor Presencial: Yanez André Gomes Santana
	Cursista: Rafaela Brenda Araujo da Silva
PROPOSTA DE ATIVIDADE
1. Em nossos primeiros encontros discutimos a definição e as características da EaD e também o papel das tecnologias aplicadas à educação. Vimos que essa modalidade de ensino foi criada para atender a um público que carece de flexibilidade para o seu tempo de estudo, o que acaba por exigir do estudante algumas características fundamentais para o sucesso no ensino aprendizagem. Dessa maneira, descreva quais são essas características e de que maneira a EaD pode ajudar os discentes nesse processo.
Conforme estudado, as principais características necessárias ao educando em EaD são: autonomia, disciplina, organização e comprometimento. Isso porque é fundamental que o aluno seja ativo no processo de ensino e aprendizagem pois, ele é responsável por construir seu plano de estudos e delimitar horários para dedicar-se aos estudos, sendo assim, precisa ter disciplina e comprometimento para cumprir com suas obrigações e atividades.
2. Nas primeiras videoaulas da disciplina Metodologia de Aprendizagem em EaD, discutimos o papel da UAB e o seu objetivo de atuação na educação brasileira. Perante essa discussão, defina as características que permeiam a UAB e também quais os objetivos definidos para esse sistema.
Os objetivos que permeiam o sistema de ensino da UAB consistem na ampliação do acesso formação educativa para populações que estariam excluídas desse processo pelos mais variados motivos como: distância das IES (Instituições de Ensino Superior), indisponibilidade de horários fixos, etc. Então a proposta da UAB se alinha ao dever do Estado de promover a democratização do acesso ao ensino público e gratuito. Para atender os diversos públicos e na tentativa de contemplar as especificidades dessas populações o ensino ofertados através da UAB possui características específicas. Dentre essas especificidades está a forma remota de acesso ao ensino mediado pelas tecnologias, ou seja, alcança um maior número de pessoas pois o ambiente de encontro é virtual e mesmo que possua um cronograma para realização das atividades propostas, o tempo é bem mais flexível. 
Ademais, a UAB é vinculada a polos presenciais e possui articulação com a rede municipal, estadual e federal de ensino. Os polos presenciais devem funcionar em prédios públicos, os quais as prefeituras devem equipar com todos os instrumentos necessários a viabilização do ensino em EaD, como computadores com acesso à internet, equipamentos de multimídia, etc. E cada polo deve possuir uma secretaria e coordenação, serviço de técnicos de informática e tutores presenciais.
3. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n.º 9.394, de 20/12/1996, no seu art. 80, atribui ao poder público o papel de:
a) Fornecer recursos aos estados e municípios para a construção de polos EaD no país.
b) Divulgar e organizar os cursos a distância em parceria com as universidades públicas.
c) Autorizar o funcionamento dos cursos à distância e presenciais no Brasil.· 
d) Incentivar o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades, e de educação continuada.
e) Implantar cursos na modalidade a distância nas áreas mais remotas do país em parceria com as universidades públicas.
4. Dentre as alternativas abaixo, qual podemos definir como uma atividade síncrona:· 
 
a) 
b) Fórum
c) Atividade online
d) Videoaula
e) Chat
f) Exercícios
5. Costa (2016) define alguns comportamentos que precisam ser considerados pelos estudantes da modalidade EaD, dentre os quais só não faz parte o item:· 
a) Responder aos fóruns e atividades sempre que houver tempo disponível para esse fim.
b) Procurar desenvolver sua autonomia e independência nos estudos;
c) Ser ativo e colaborativo, dando sugestões e participando de todas as atividades promovidas pelo professor.
d) Preparar-se, para desenvolver a cultura da disciplina, reservando um horário suficiente para a realização das tarefas e entrada no ambiente. 
e) Auto avaliar-se em seu processo de ensino e aprendizagem, na busca e aperfeiçoamento das estratégias de estudo, tais como: fazer esquemas, resumos, revisões, diagramas, etc. 
6. Na educação a distância, assim como em outras modalidades, o plágio se constitui em uma prática que se constitui, inclusive, em crime. O que deve fazer o aluno que quer se utilizar do pensamento de um autor com a finalidade de corroborar com o pensamento que está defendendo:
a) Utilizar a citação apenas com a autorização do autor que será utilizado, não necessitando fazer citação a ele na pesquisa.· 
b) Ao citar um trecho, mesmo que pequeno, de outro autor, os créditos devem ser sempre observados, informando os dados do trabalho utilizado nas referências bibliográficas. 
c) Todo e qualquer trabalho científico só pode ser utilizado com a autorização dos autores e não é possível fazer a citação do trabalho em documentos não autorizados.
d) É possível citar trabalhos científicos sem a autorização dos autores, desde que seja um trecho pequeno.
e) A utilização de citação em trabalhos científicos depende do uso que se queira fazer, não devendo o aluno publicar trechos grandes sem o devido crédito ao autor original.
7. Em nossa unidade 3, debatemos o papel dos profissionais que atuam no processo ensino-aprendizagem na educação a distância. Considerando essa informação, descreva abaixo as atribuições dos profissionais listados abaixo:
a) Coordenador de polo: 
É o responsável por mediar os processos administrativos e educacionais. Ele deve estar atento ao projeto pedagógico do cursos coordenando o funcionamento e cumprimento dos mesmos no que diz respeito a cumprimento do calendário dos encontros presenciais, supervisionar o trabalhos da secretaria da unidade, registro de notas, frequências, etc., verificar a disponibilidade das ferramentas necessárias. Assim, necessita de experiência prévia acadêmica e administrativa e ser graduado.
b) Professor formador
O professor formador é responsável por construir os fundamentos teóricos do projeto, selecionar e preparar todo o conteúdo curricular, assim como as atividades que serão propostas. Deve identificar os objetivos e as habilidades que serão trabalhados em cada módulo da disciplina, definir e/ou elaborar e disponibilizar todo o material didático necessário (bibliografia, videografia, etc). Além de fazer o trabalho de gestão acadêmica do processo de ensino e aprendizagem, motivando, orientando, acompanhando e avaliando o aluno. E o processo de auto avaliação.
c) Professor tutor (presencial)
Os professores tutores são responsáveis por contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, acompanhar e avaliar o projeto pedagógico. Ele também deve atender o aluno em horários pré-estabelecidos nos polos, auxilia o estudante no desenvolvimento de suas atividades individuais ou grupais, tirar dúvidas em relação aos conteúdos estudados ou sobre uso de tecnologias. Além de participar dos encontros presenciais.
8. Podemos definir o fórum de discussão da disciplina como:· 
a) O espaço proposto para a discussão coletiva em busca da definição de um conceito.
b) Uma proposta realizada pela coordenação de curso para avaliar os discentes e reprovar aqueles que não responderam.
c) É o espaço da plataforma voltado para a discussão das dúvidas e sugestões sobre ocurso.
d) É uma atividade proposta pelo professor que tem como intuito reproduzir o material das aulas.
e) O fórum de discussão é um mecanismo de busca no AVA que visa auxiliar a avaliação didática.
9. O que são mapas conceituais e de que maneira esse recurso pode ser utilizado como recurso colaborativo?
São diagramas que indicam a relação entre conceitos e ideias, ou entre palavras usadas para representar conceitos. Podem ser usados como uma estratégia para potencializar a aprendizagem, tendo em vista que sua construção exige a apreensão e sintetização do conteúdo estudado de forma que organize graficamente o conteúdo. O que acaba auxiliando que o estudante construa um encadeamento lógico das principais ideias estudadas.
10. Chegou a hora de colocarmos em prática o que aprendemos até aqui. Considerando o conceito de "mapas conceituais" apresentado na “unidade 04”, formule um exemplar contendo os principais conceitos apresentados ao longo da disciplina, desde a primeira até a última unidade. Lembre-se de que não há uma definição de “certo” ou “errado” na construção desses mapas, já que esse processo envolve a aprendizagem significativa. Caso haja qualquer dúvida na resolução dessa atividade, por favor, solicitem ajuda a(o)tutor (a) presencial.

Outros materiais