Buscar

EXERCÍCIO_ecossistema e fluxo de energia

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO
TURMA: AGRONOMIA
Alunos: Samira de Lima Santos 
1. Como o processo de eutrofização pode impactar o fluxo de energia em um ecossistema aquático (rios), explique?
R: Eutrofização é o processo de poluição de corpos d´água, como rios e lagos, que acabam adquirindo uma coloração turva ficando com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água. Isso provoca a morte de diversas espécies animais e vegetais, e tem um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos.
2. Nas cerca de 120 redes tróficas estudadas até hoje, o número de níveis tróficos (plantas - herbívoro - carnívoro) é, muito frequentemente, igual ou inferior a 5. Por que cadeias com 8 ou 10 níveis tróficos são muito pouco frequentes?
R: Na passagem de um nível trófico para o outro, há uma considerável perda de energia, cerca da 90%, sendo assim, apenas 10% aproveitado pelo nível seguinte. Por isso, a energia seria insuficiente para sustentar níveis tróficos muito altos.
3. Explique a lei dos 10% na cadeia alimentar.
R: Essa lei é uma generalização feita para as cadeias alimentares que consiste no aproveitamento de energia de um nível trófico de apenas 10% da energia do nível trófico anterior.
Essa lei implica a pequena extensão da maioria das cadeias alimentares. Como uma grande quantidade de energia se perde a cada nível trófico, é incomum que haja uma longa cadeia alimentar, pois seria insustentável, já que não sobraria energia para os últimos níveis tróficos.
4. Na agricultura industrial quais são as formas de aumentar a produtividade e a energia dentro do sistema? E quais os possíveis impactos que essas fontes podem ocasionar no MA?
R: Adote a agricultura de precisão: Uma forma de trabalhar de maneira mais precisa, evitando desperdícios e agindo no foco exato dos possíveis problemas; Introduzi espécies no cultivo: Por serem adquiridas por produtores especializados em uma linhagem específica, as espécies são tiradas de seu habitat natural; Utilizar fertilizantes de forma correta: o seu mal uso traz consequências graves para a produção, podendo causar uma dependência do produto em plantações futuras ou a contaminação do solo por resíduos.
5. A figura representa uma cadeia alimentar em uma lagoa. As setas indicam o sentido do fluxo de energia entre os componentes dos níveis tróficos.
Sabendo-se que o mercúrio se acumula nos tecidos vivos, que componente dessa cadeia alimentar apresentará maior teor de mercúrio no organismo se nessa lagoa ocorrer um derramamento desse metal?
Alternativas
a) As aves, pois são os predadores do topo dessa cadeia e acumulam mercúrio incorporado pelos componentes dos demais elos.
b) Os caramujos, pois se alimentam das raízes das plantas, que acumulam maior quantidade de metal.
c) Os grandes peixes, pois acumulam o mercúrio presente nas plantas e nos peixes pequenos.
d) Os pequenos peixes, pois acumulam maior quantidade de mercúrio, já que se alimentam das plantas contaminadas.
e) As plantas aquáticas, pois absorvem grande quantidade de mercúrio da água através de suas raízes e folhas.
6. (UEPG) Nas pirâmides ecológicas, pode-se representar níveis tróficos de um ecossistema por meio de retângulos superpostos. Sobre o assunto, assinale o que for correto (V) e incorreto (F).
( V ) Na pirâmide de números, o comprimento do retângulo é proporcional ao número de indivíduos.
( F ) Em uma pirâmide de número com laranjeiras, pulgões e protozoários, tem-se sempre um maior número de laranjeiras em relação aos dois outros organismos.
( F ) A biomassa é a quantidade de matéria inorgânica presente no corpo dos organismos de um determinado nível trófico.
( F ) Em uma pirâmide de biomassa, pode-se estimar que uma tonelada de alfafa é capaz de sustentar, perfeitamente bem, oitenta toneladas de bezerros.
( V ) As pirâmides de energia demonstram que a energia inicial perde-se gradativamente de um nível trófico para o outro, imediatamente superior.

Continue navegando