Buscar

Da Pedagogia do Esporte II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Da Pedagogia do Esporte II
Conteúdo 1 - Abordagens críticas no esporte escolar
1. A proposta da razão comunicativa, elaborada por Jürgen Habermas, se fundamentou na teoria crítica de sociedade, defendida pela Escola de Frankfurt. No Brasil, no início dos anos 90, a roupagem desses pressupostos revestiu a abordagem pedagógica defendida por Elenor Kunz.
Marque a alternativa que indica corretamente de qual abordagem pedagógica se faz referência.
B. Abordagem crítico-emancipatória.
2. Repensando a viabilidade do ensino crítico aplicado ao esporte escolar, alguns educadores presumem que o que se crítica é a subordinação inconsciente não ao ensino da téc­nica esportiva, mas à finalidade a qual determinada técnica está a serviço. 
Diante do que foi exposto, escolha a alternativa correta que aponta o objetivo central do ensino crítico de acordo com Kunz.
A. Compreender a estrutura autoritária dos processos institucionalizados da sociedade que formam as falsas convicções, os falsos interesses e desejos.
3. O profissional de Educação Física escolar, tendo como base a abordagem crítico-superadora, deve elaborar sua intervenção docente pautado nos seguintes momentos articulados: prática social; problematização; instrumentalização; catarse e prática social.
Ciente dessas etapas, selecione a alternativa que apresenta a fase da aula na qual o professor deve se ater a confrontar os alunos com as regras do jogo e a realidade escolar, além de instigar os alunos a repensar a prática esportiva.
D. Instrumentalização. 
4. As distintas tendências pedagógicas da Educação Física escolar estão atreladas às novas demandas por escolarização, processo de industrialização e urbanização do país, assim como também está engendrada nos diferentes contextos políticos que o Brasil enfrentou. Nesse cenário, a concepção crítico-emancipatória centra-se no desenvolvimento de três competências: objetiva, social e comunicativa.
Com base nessas informações, selecione a alternativa que apresenta o objetivo central que o professor deve ter em mente ao trabalhar a competência comunicativa.
E. Estimular os alunos a utilizarem da linguagem verbal e corporal para contribuir na aprendizagem teórica e motora da modalidade esportiva.
5. A abordagem crítico-emancipatória defendida por Kunz pressupõe que, por meio do ensino crítico, os alunos sejam capazes de “compreender a estrutura autoritária dos processos institucionalizados da sociedade e que formam as falsas convicções, interesses e desejos”.
Com base nessa concepção, marque a alternativa que apresenta corretamente as etapas do roteiro de aula que o profissional de Educação Física pode se valer para intervir na escola
A. O roteiro de aulas deve iniciar pela introdução da aula, na sequência o momento de transcendência de limites pela experimentação, transcendência de limites pela aprendizagem, transcendência de limites criando/inventando e, por último, a parte final da aula.
Conteúdo 2 - Abordagem didático-pedagógica do esporte
1. Na prática profissional, há distintas possibilidades de intervenção que podem contribuir para apropriação do conhecimento por parte dos alunos. Entre elas, destaca-se o espectro dos estilos de ensino, proposto pelo professor Muska Mosston. Tendo como base tal proposta, escolha a alternativa correta que apresenta os estilos de ensino que são relacionados à reprodução do conteúdo (memória):
B. Comando (A), tarefa (B), recíproco (C), autochecagem (D). 
2. Ao elaborar o plano de aula, o profissional de Educação Física precisa ter em mente os momentos da aula que o levarão a elencar os objetivos e os conteúdos para a aprendizagem, traçar estratégias que facilitem a execução das tarefas e, por fim, chegar ao transcorrer da intervenção. Selecione a alternativa correta que apresenta o momento da aula no qual o professor de Educação Física deve se dedicar à análise das respostas obtidas durante a intervenção, avaliando se os objetivos da proposta foram alcançados: 
A. Pós-impacto. 
3. O profissional de Educação Física escolar, durante o planejamento didático, pode se valer do conhecimento dos estilos de ensino para lapidar a aprendizagem dos alunos. Nesse quesito, o professor precisa ter em mente os canais de desenvolvimento mais trabalhados a partir de determinado estilo de ensino escolhido. Selecione a alternativa correta que apresenta os canais de desenvolvimento: 
A. Físico, social, emocional, cognitivo e moral. 
4. O profissional de Educação Física, almejando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, deve estar atento às etapas do planejamento didático. Nesse sentido, tendo em vista abordar o conteúdo a curto, médio e longo prazos, selecione a alternativa correta que apresenta a etapa do planejamento didático na qual o docente efetua o planejamento voltado ao bimestre ou ao mês: 
B. Plano da unidade didática. 
5. O planejamento didático é considerado o primeiro passo a ser dado no processo de ensino-aprendizagem. É por meio dele que o profissional de Educação Física conseguirá selecionar os conteúdos e as estratégias de ensino a curto, médio e longo prazos. Com isso em mente, selecione a alternativa correta na qual é apresentado o elemento do planejamento didático que o professor deve elaborar a fim de planejar as atividades para o ano letivo: 
C. Plano de curso. 
Conteúdo 3 - Metodologias de ensino do esporte
1.Os jogos podem ser praticados com bolas menores, como nos lançamentos de objetos, podem ser de muro, de invasão de territórios, relevos, campos divididos, campos de invasão e invasão de balões. Identifique a alternativa que representa um jogo dinâmico, interativo, de cooperação e oposição. 
B. O futebol. 
2. O jogo é considerado primordial no contexto escolar, uma vez que a sua relação com a aprendizagem desportiva é essencial. Há algum tempo, a Educação Física discute sobre utilização dos jogos como um elemento facilitador na educação, tanto na infância, quanto na adolescência. É correto identificar como uma característica do “jogo possível”: 
E. O elemento lúdico. 
3. O esporte no ambiente escolar é considerado essencial, uma vez que a escola promove a disseminação cultural e oferece espaço mais amplo para atendimento de crianças e jovens. Em relação às estratégias pedagógicas, que são adaptadas à realidade do aluno, assinale a alternativa que se aplica à Educação Infantil. 
B. Desenvolver habilidades básicas. 
4. O TGfU representa uma proposta contextualizada de ensino, que organiza a iniciação esportiva baseada em jogos reduzidos. Em relação às responsabilidades do professor no TGfU, é correto afirmar que: 
C. O professor deve conduzir o aluno a reflexões e autopercepções. 
5. O TGfU propõe estratégias de aprendizagem que integram fatores sociais, culturais, físicos e emocionais, considerando situações de jogo nas quais, o aluno constrói o seu conhecimento. Com o objetivo de contribuir com a aplicação do TGfU em situações práticas, é indicado propor: 
B. Na segunda fase da iniciação esportiva, o aluno deve relacionar os aspectos técnicos e táticos. ​​​​​​​ 
Conteúdo 4 - Pedagogia do esporte aplicada às práticas inclusivas
1. As práticas pedagógicas inclusivas são consideradas essenciais nos processos de ensino do esporte, e propostas de jogos e/ou brincadeiras de qualquer modalidade utilizando exercícios mecanizados excludentes têm-se tornado ultrapassadas. Em um processo de intervenção democrática e participativa, o professor deve estar atento aos fatos e aos questionamentos que possam levar a turma e o próprio professor a adotarem comportamentos discriminativos e preconceituosos, os quais podem ser refletidos "além dos muros escolares".
No que tange às estratégias das práticas pedagógicas inclusivas aplicadas às crianças e aos adolescentes com deficiência auditiva, cabe ao professor:
C. dar instruções utilizando dicas visuais e cinestésicas. 
2. A Pedagogia do Desporto (PD) tem a responsabilidade de manter viva a dignidade consciente do ser humano, considerando todas as áreas desportivas e contribuindo com uma educaçãode boa qualidade. Nessa perspectiva, a PD apela para formas diferentes entre “formar” e “ser formado”. Das alternativas a seguir, qual representa uma responsabilidade da PD? 
C. A Pedagogia do Desporto apresenta uma forma de educação solidária. 
3. O aumento crescente de projetos sociais, com financiamento particular e do governo, destaca o esporte como um eficiente meio de socialização e/ou inclusão. Em relação às competências de programas de esporte, educação, lazer e inclusão social, é correto o que se afirma em: 
D. Organizar ações para implementar programas governamentais. 
4. As práticas pedagógicas inclusivas são consideradas essenciais como propostas nos processos de ensino do esporte. Nas aulas de Educação Física, em relação à deficiência visual, qual o procedimento correto do professor em relação ao aluno entre as alternativas a seguir?
E. Motivar o aluno a realizar o reconhecimento do ambiente sozinho. 
5. Apesar de a legislação no Brasil garantir, em média há 10 anos ou mais, o ingresso de jovens com deficiência no ensino regular, muitos ainda recebem dispensa das aulas de Educação Física ou permanecem nas aulas sem nenhuma proposta ativa. Nos casos de deficiência intelectual, é correto considerar: 
D. O professor deve demonstrar e verbalizar o movimento para o aluno. 
Conteúdo 5 - Ensino-aprendizagem-treinamento nos esportes coletivos e individuais
1. O ensino de esportes pode ser implementado em escolas, clubes desportivos e recreativos, academias. Em qualquer que seja o local, a “essência” é identificada na maneira como o ensino promove os benefícios que objetiva.
Em relação às metodologias de ensino direcionadas à aprendizagem situacional, é correto o que se afirma em:
E. Na aprendizagem intencional, o aprendiz tem conhecimento explícito. 
2. O processo de ensino por meio de jogos, levando em consideração a evolução da aprendizagem, deve iniciar com os jogos individuais e evoluir para os jogos coletivos.
Identifique a alternativa que demonstra uma característica dos jogos individuais de meio variável: 
D. Solicita espaços diversificados para as atividades. 
3. O cuidado em relação à eficácia do ensino é imposto como uma forma de se autoevidenciar. Entretanto, o inverso também é considerado, quando se observa a forma de mensurar a eficácia dos métodos de ensino.
Definir a personalidade de um professor, avaliando os seus métodos, geralmente, apresenta resultados inconclusivos porque: 
A. A metodologia não garante a aprendizagem. 
4. Quando tarefas adequadas são propostas aos alunos, pressupões-se que eles têm uma taxa razoavelmente elevada de sucesso na realização dessas tarefas.
Diante disso, é recomendável que: 
D. O aluno desenvolva competências próprias. 
5. No processo de ensino, vivência e aprendizagem dos jogos esportivos coletivos, é necessário, por exemplo, compreender aspectos lógicos da técnica e da tática dessas práticas.
Qual alternativa abaixo indica uma situação técnica no jogo? 
D. Fundamentos esportivos. 
Conteúdo 6 - Treinamento esportivo de longo prazo
1. Tendo em vista o dinamismo e o perfil diversificado das práticas e do desempenho no esporte, principalmente as detecções e seleções no período infantil são consideradas as mais limitadas. Diante disso, para a formação do atleta desde o nível inicial até o nível de alto rendimento ou desempenho, apresenta-se mais eficiente: 
B. o treinamento a longo prazo sistematizado.
2. O desempenho, na condição de um componente integral nas práticas esportivas, representa tanto o processo quanto os resultados das ações. Em relação à capacidade de desempenho esportivo, assinala alternativa correta: 
D. A capacidade de desempenho esportivo pode ser verificada pela observação estrutural própria. 
3. Um treinamento a longo prazo eficaz pode conduzir jovens atletas a apresentarem resultados satisfatórios, coerentes com os seus níveis de desenvolvimento e compatíveis com os seus respectivos meios social e pessoal. Nesse contexto, a detecção de talentos tem o objetivo de: 
D. captar atletas para a fase inicial de treinamento. 
4. O treinador é considerado o centro do trabalho educativo. Entretanto ele não deve se limitar somente a orientar os atletas nos treinos e competições. Qual das alternativas a seguir apresenta uma postura apropriada na proposta de educação volitiva do treinador? 
C. Uma postura mediadora. 
5. A capacidade de coordenação é definida, fundamentalmente, por meio dos constituintes. Estes são predominantes e dependentes do sistema nervoso central, que, por sua vez, organiza e controla os movimentos. Nesse momento, as exigências coordenativas devem ser estimuladas. Portanto, trata-se de uma característica decisiva nas ações da fase de: 
B. formação básica inicial aos 10 anos.

Continue navegando