Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
PSICOMOTORICIDADE DISCURSIVA

Pré-visualização | Página 1 de 1

1
Você observou que, com o envelhecimento da população, há uma preocupação evidente na garantia de qualidade de vida para esse público. Compreender como a pessoa idosa se relaciona com o seu corpo tem sido alvo de inúmeros estudos. Assim, um recente termo tem sido discutido nos estudos da motricidade humana: a retrogênesis. 
Disserte sobre quais são os fatores que podem atrasar ou acelerar a retrogênesis.
Resposta esperada
Os fatores que podem acelerar o processo de retrogênesis são muitos. Podemos citar que a depressão é um deles. Outros seriam: problemas de ordem financeira, longa jornada de trabalho e atividade laboral pouco prazerosa. Desse modo, uma vida mais feliz pode atrasar o processo de retrogênesis, entre elas: períodos de diversão e lazer e realização amorosa e financeira.
Minha resposta
A retrogênese é causada pela fusão de programas genéticos para decadência. A exaustão neuronal induzida pelo tempo leva a um declínio funcional irreversível no envelhecimento normal. Comprometimento motor e dissonância, perda de memória, falta de iniciativa, alterações emocionais, desgosto flutuante, isolação social e separação familiar corroboraram o quadro de degeneração mental. A regressão psicomotora é seguida por deterioração diminuída, isto é, deterioração do tecido psicomotor. começando com a microprática e como prática holística, nos desestruturamos espacial e temporalmente como o conceito de corpo, equilíbrio e, finalmente, tensão. Para minimizar os efeitos da retrogênese psicomotora -como lentidão cognitiva e motora, alterações psíquicas e comportamentais- é necessário colocar o corpo do idoso em movimento, seu cérebro em produção e sua alma em alegria, recontando com técnicos científicas, pedagógicas e métodos criativos., que vão desde o relaxamento até formas estáticas e dinâmicas de equilíbrio, tônus, coordenação, memória, entre outros. A psicomotricidade tem um efeito preventivo -preservação do tônus ¿¿funcional, controle postural flexível, boa imagem corporal, organização espacial e temporal prática, integração e extensão da práxis ideomotora, etc.- impecavelmente adaptada às necessidades funcionais específicas dos idosos.
Retorno da correção
Parabéns, acadêmico, sua resposta atingiu os objetivos da questão e você contemplou o esperado, demonstrando a competência da análise e síntese do assunto abordado, apresentando excelentes argumentos próprios, com base nos materiais disponibilizados. Observe que a resposta formulada por você contempla integralmente o esperado.
2
Pesquisadores apontam que estudos referentes ao cérebro datam desde a Antiguidade. Durante o curso da humanidade, filósofos, médicos e cientistas demonstram interesse em conhecer melhor esse órgão e sua função, assim como compreender sua relação com as demais áreas. Nas últimas décadas, a neurociência trouxe preciosas descobertas sobre essa área.
Disserte sobre a importância da neurociência, citando a década do cérebro.
Resposta esperada
As contribuições da neurociência trouxeram um novo olhar sobre o cérebro e o sistema nervoso em geral. Ela também analisa o cérebro e o comportamento humano, além da relação desse órgão com o seu funcionamento no corpo. Os estudos nas últimas décadas possibilitaram compreender que a neurociência passeia por outros campos das ciências, contribuindo significativamente. A década de 1990 foi declarada como a década do cérebro em virtude da importância desse estudo, e o século XXI é considerado o século do cérebro.
Minha resposta
O período dos anos 90 até os anos 2000 representou a Década do cérebro, pesquisas científicas intensificaram sobre o cérebro. Potencializando ao mesmo tempo os estudos a respeito da neurociência, compreendendo importantes mecanismos cognitivos que definem o comportamento humano. Uma área que vem crescendo substancialmente na sua importância é a Neurociência, os estudos referentes ao cérebro unem ao comportamento humano.
Retorno da correção
Parabéns, acadêmico, sua resposta atingiu os objetivos da questão e você contemplou o esperado, demonstrando a competência da análise e síntese do assunto abordado, apresentando excelentes argumentos próprios, com base nos materiais disponibilizados. Observe que a resposta formulada por você contempla integralmente o esperado.