Buscar

METODOLOGIA E PRATICA DE ENSINO DE MATEMATICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Não se pode afirmar que a matemática desenvolve o raciocínio, mas é possível dizer que contribui para o desenvolvimento do raciocínio dedutivo. Piaget (1981) afirma que é a constituição das operações que permite a construção do número, do espaço, do tempo e da velocidade, que transforma a pré-lógica intuitiva e egocêntrica do sensório-motor em coordenação racional, ao mesmo tempo dedutiva e experimental.
fonte: nogueira, c. m. i.; bellini, l. m.; pavanello, r. m. o ensino de matemática e das ciências naturais nos anos iniciais na perspectiva da epistemologia genética. curitiba: crv, 2013.
observe a figura de um hexagrama e descreva, levando-se em conta o conhecimento físico, lógico matemático e o senso comum, pelo menos uma visão da figura que pode ser identificada em cada um dos pontos de vista citados (físico, lógico matemático e senso comum).​
RESPOSTA:
Segundo Piaget, há três tipos de conhecimento: o físico, o social e o lógico matemático. 
 Conhecimento físico: o conhecimento físico é adquirido através do recolhimento de informações sobre o mundo através da observação. As crianças começam a recolher estas informações durante a infância, desenvolvendo uma compreensão das emoções através da leitura das expressões dos outros, ou aprendendo lições acadêmicas básicas enquanto jogam com brinquedos. Se entregarmos para a criança uma bola, por exemplo, de cor azul, através do conhecimento físico ela observará a cor, textura e espessura. Assim sendo, no caso da figura pode ser vista como uma estrela desenhada em linhas finas de cor preta e que é formada por figuras geométricas.
 Conhecimento social ou senso comum: é um tipo de conhecimento popular, que é passado de geração para geração, o qual é adquirido pela observação e repetição. É um saber básico e superficial das coisas fundamentado na crença, não havendo informações verídicas. Exemplo: linguagem, costumes, valores. Nesse sentido a figura em questão é popularmente conhecida como estrela de Davi ou selo de Davi. 
 Conhecimento lógico matemático: segundo Piaget (1978), é uma construção que resulta da ação mental da criança sobre o mundo, construído a partir de relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo, e também das ações sobre os objetos. Portanto, ela não pode ser ensinada por repetição ou verbalização, a mente não é uma tábula rasa. Diferente do conhecimento físico, o conhecimento lógico matemático não é adquirido apenas através da observação, mas por meio de processamento mental da informação que obtêm através da observação. O conhecimento lógico-matemático é mais abstrato do que o conhecimento físico e requer que os alunos deduzam conhecimentos de coisas que observam e inventem respostas para explicar coisas que eles testemunharam. Por exemplo: se entregarmos duas bolas de cores diferentes (uma azul e outra vermelha) a criança precisará fazer relações entre os objetos identificando as diferenças entre eles. Ou seja, sobre a figura, do ponto de vista logico matemático trata-se de um hexagrama: uma forma geométrica com o formato de uma estrela de seis pontas, composta por dois triângulos equiláteros sobrepostos em posições opostas.

Continue navegando