Buscar

estudo da prova de políticas públicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Qual o papel do psicólogo nas políticas públicas?
“De forma interdisciplinar, os psicólogos que atuam na área de Políticas Públicas promovem intervenções que visam o bem-estar da população, não aquele voltado exclusivamente para os aspectos intimistas, psicológicos propriamente ditos, mas que está ligado com a justiça social, com a garantia de direitos e com a promoção da cidadania”
. O exercício de cidadania sempre existiu? Sempre foi dessa mesma forma?
Surgiu no século VIII A.C, na Grécia uma sociedade em que os homens eram considerados livres e iguais, a chamada Polis – Grega. O poder não mais se concentrava na mão de apenas um indivíduo como ocorria no passado, todas as decisões que afetariam a comunidade eram discutidas, deliberadas e votadas.
. O papel do Estado nas políticas públicas?
No Brasil, a relação existente entre o Estado, Governo e Políticas Públicas é complexa. Neste sentido, emerge a necessidade de uma ampliação da presença do Estado, o qual amparado no princípio do bemcomum, deve se fazer presente em diversas áreas, suprindo lacunas sociais. O objetivo deste trabalho é traçar uma linha elucidativa sobre as características do Estado, do Governo e do ciclo das Políticas Públicas no Brasil contemporâneo, destacando a interrelação deste conjunto institucional na gestão pública. Para tanto, buscou-se apresentar os procedimentos teórico-metodológicos que envolvem o ciclo das políticas públicas através de pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que existiu melhor rendimento governamental após a reforma gerencial dos anos 1990, ao colocar em prática o ciclo das políticas aliadas à participação popular, além de estratégias responsivas, eficazes e eficientes para o alcance dos objetivos almejados.
. Contexto pós Segunda Guerra Mundial ( Documento de 1948).
A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi elaborada pela ONU e aprovada em dezembro de 1948. Esse documento trata sobre os direitos básicos de todos os seres humanos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi elaborada por uma comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) entre 1946 e 1948.
. Em que época surgiu e o que são os Direitos Humanos?
Reunida em Paris, a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de Assembléia Geral, lançou, em dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O documento é formado por 30 artigos e surgiu no rastro da Segunda Guerra Mundial.
. Definição do que é Políticas Públicas.
Política pública consiste em programa de ação governamental, do qual se extrai a atuação do Estado na elaboração de metas, definição de prioridades, levantamento do orçamento e meios de execução para a consecução dos compromissos constitucionais, que se exterioriza mediante arranjos institucionais.
. Inserção da psicologia nas Políticas Públicas ( No que é focada) ?
“De forma interdisciplinar, os psicólogos que atuam na área de Políticas Públicas promovem intervenções que visam o bem-estar da população, não aquele voltado exclusivamente para os aspectos intimistas, psicológicos propriamente ditos, mas que está ligado com a justiça social, com a garantia de direitos e com a promoção da cidadania”,
.O papel do psicólogo nas Políticas Públicas ( O que mudou desde o contexto científico até os dias atuais? E quais os campos de atuação?
 a profissão e a ciência dentro de um contexto de Políticas Públicas, ou seja, pensar a Psicologia como um direito para todos, no entanto, para que isso seja possível, é necessário a execução de Políticas Públicas 
A primeira definição de Psicologia da Saúde deve-se a Stone, em 1979, que, num dos primeiros livros que tinha no título a expressão “Psicologia da Saúde”, dizia que esta é, qualquer aplicação científica ou profissional de conceitos e métodos psicológicos, a todas as situações próprias do campo da saúde, não apenas nos cuidados de saúde mas também na saúde pública, educação para a saúde, planificação da saúde, financiamento, legislação, etc. Deu origem à definição clássica de Matarazzo, (1980; 1982) que afirmava que a Psicologia da Saúde consiste no domínio da Psicologia que recorre aos conhecimentos provenientes das diversas áreas da Psicologia com vista à promoção e proteção da saúde, à prevenção e tratamento das doenças, à identificação da etiologia e diagnósticos relacionados com a saúde, com as doenças e disfunções associadas, à análise e melhoria do sistema de cuidados de saúde, e ao aperfeiçoamento da política de saúde
Com relação às políticas públicas de saúde, a psicologia atua com foco na atenção, promoção, prevenção de saúde, não apenas nos casos de doença, mas nas ações que visam a melhoria da qualidade de vida da população.

Outros materiais