Buscar

Formulações em MATERIAS PRIMAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Formulações em MATERIAS PRIMAS
1- Por muito tempo, os excipientes foram considerados inertes, ou seja, isentos de qualquer efeito biológico. Hoje, já se sabe que, muitos, além de fundamentais para o desenvolvimento da forma farmacêutica, apresentam propriedades benéficas tanto para a formulação quanto para a pele. Com base nessa afirmação assinale a alternativa correta.
R. C. Emolientes são excipientes capazes de amaciar a pele, tornando-a mais flexível; são representados, principalmente, pelos óleos.
(Os emolientes são excipientes usados nas formulações cosméticas e ajudam a melhorar as características do produto (efeito de longa duração, poder de propagação, espalhabilidade e viscosidade); na pele, são capazes de amaciá-la e formar um filme sobre o estrato córneo, que retém a água, hidratando-a e tornando-a mais flexível. Os emolientes são representados, principalmente, pelos óleos, como, por exemplo, óleos vegetais, vaselina e ácidos graxos. Os umectantes, devido à sua característica higroscópica, absorvem água do ar e da derme, evitando o ressecamento da formulação e do estrato córneo, respectivamente, promovendo, assim como os emolientes, a hidratação cutânea. Exemplos de umectantes: glicerina e sorbitol. ​​​​​​​)
2- Um creme para o corpo possui os seguintes componentes: 4 -methylbenzylidene camphor, ethylhexyl methoxycinnamate, butyl methoxydibenzoylmethane. Portanto, pode-se afirmar que esse produto:
R; E . é um protetor solar com filtros solares orgânicos e de amplo espectro, devido à absorção tanto da radiação UVB como da UVA.
(Os filtros solares podem ser classificados em orgânicos ou químicos, que absorvem a radiação UV, transformando-a em energia menos nociva; e inorgânicos ou químicos (dióxido de titânio e óxido de zinco), capazes de refletir a radiação UV.  As substâncias presentes no creme em questão constituem filtros solares orgânicos ou químicos. Os filtros 4- methylbenzylidene camphor (metilbenzidileno cânfora) e ethylhexyl methoxycinnamate (parametoxinamato de octila ) são eficazes contra a radiação UVB, enquanto o butyl methoxydibenzoylmethane (avobenzona) absorve os raios UVA; por isso, esse creme apresenta amplo espectro.)
3- Por que, hoje em dia, muitos cosméticos apresentam, em seus rótulos, os dizeres “livre de parabenos”, “sem fragrância” ou, então, "hipoalergênico"?
R; B. Para melhorar a estabilidade da formulações, promover limpeza e aumentar a permeação de ativos na pele.
(As características hidrofílicas e lipofílicas dos tensoativos lhes confere algumas funções diferentes, como, por exemplo, a capacidade de estabilizar formulações que contenham componentes de características oleosas e aquosas, muito comuns nas emulsões. Em xampus e sabonetes, os tensoativos são responsáveis pela limpeza da gordura e das sujidades da pele e do couro cabeludo, além da propriedade de fazer espuma. A capacidade de diminuir a tensão superficial e emulsificar os lipídeos faz com que os tensoativos desorganizem a estrutura lipídica da camada córnea, facilitando a permeação de ativos na pele, neste caso, são chamados de promotores de permeação cutânea.)
4- Por que, hoje em dia, muitos cosméticos apresentam, em seus rótulos, os dizeres “livre de parabenos”, “sem fragrância” ou, então, "hipoalergênico"?
R: C. Porque fragrâncias e conservantes são os principais adjuvantes responsáveis por reações adversas em cosméticos.
(Os conservantes e fragrâncias estão entre os excipientes que mais provocam reações adversas na pele, sendo a dermatite de contato a mais comum. Os conservantes do tipo parabenos são os mais conhecidos e se tornaram vilões devido a alguns estudos que demonstravam seu potencial cancerígeno e atividade estrogênica, porém esses dados não são conclusivos, e o metilparabeno e o propilparabeno são aprovados para uso, com algumas restrições de concentração, de acordo com a RDC 29 de 2012, que estabelece uma lista dos conservantes permitidos. A RDC 03 de 2012 traz uma lista de substâncias proibidas e permitidas desde que com algumas restrições de uso; dentre elas, algumas fragrâncias que podem provocar dermatite de contato. Os ftalatos não estão nessa lista, já que o seu uso é permitido no Brasil.)
5- Os corantes são utilizados em alimentos, medicamentos e cosméticos. Muitos deles são responsáveis por reações alérgicas nas pessoas, que devem estar atentas aos rótulos e à nomenclatura correta dos corantes, a fim de evitar comprar produtos que contenham essas substâncias. Assinale a alternativa correta quanto ao corante.
R:E. Dermatite de contato é uma das reações adversas mais comuns ao uso tópico de corantes.
(Os corantes possuem um número internacional, chamado color index, que os identificam em qualquer país. A maioria dos corantes utilizados nos cosméticos são do tipo sintéticos, e a RDC 44 de 2012 estabelece uma lista de corantes permitidos no Brasil. As principais reações ao uso tópico dos corantes estão relacionadas aos corantes sintéticos e são do tipo dermatite de contato. O amarelo tartrazina, apesar de provocar possíveis reações alérgicas, principalmente respiratórias, pode ser utilizado no Brasil com algumas restrições quanto à rotulagem.)

Continue navegando