Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
PAPER SISTEMA DE TRANSMISSÃO

Pré-visualização | Página 1 de 1

6
SISTEMA DE TRANSMISSÃO
Lucas da Silveira Santos¹
Valter Christmann¹
Rafael Nepomuceno Bertoldi¹ 
Marcelo Souza²
	
RESUMO
A metrologia é muito importante para a manutenção industrial, pois estabelece a exatidão e precisão nas medições das peças e componentes das máquinas. A indústria de usinagem para manutenção industrial realiza serviços que de forma geral traz maior comodidade e segurança às indústrias. A usinagem, promove a fabricação das peças de acordo com as especificações necessárias. Portanto o objetivo deste estudo é trazer um levantamento bibliográfico dos principais conceitos que envolvem a metrologia a partir dos processos industriais, evidenciar as medições e comparar com a prática observada em visita técnica a empresa de usinagem industrial ressaltando a importância da mensuração das dimensões das peças nos processos de usinagem.
Metrologia, Exatidão, Medição
Palavras-chave: 
1. INTRODUÇÃO
A metrologia é muito importante para a manutenção industrial, pois estabelece a acurácia e precisão nas medições das peças e componentes das máquinas. Para que isto ocorra com o maior grau de confiabilidade, as medições precisam ser realizadas por instrumentos adequados e calibradas e profissionais habilitados para realização das medições. Tratando de metrologia, as empresas buscam através da qualificação e certificação de instrumentos de medição o maior grau de confiabilidade. O gerenciamento dos instrumentos de medição responsáveis pelo controle dos processos de produção é vital para o resultado do negócio. A utilização da metrologia é uma forma de melhorar a qualidade dos processos produtivos, o que deve ser perseguido continuamente por todas as empresas que pretendem participar de um mercado altamente competitivo e globalizado. Portanto o objetivo deste estudo é trazer um levantamento bibliográfico dos principais conceitos que envolvem a metrologia a partir dos processos industriais.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 Metrologia científica ou fundamental: essa divisão cuida da inovação e é responsável por pesquisar e acompanhar os eventos metrológicos pelo mundo. Assim, esse segmento fica encarregado de aperfeiçoar a metrologia cada vez mais.
 Metrologia aplicada, técnica ou industrial: subcampo responsável por estabelecer métodos que garantam a qualidade na fabricação. Uma peça de qualquer máquina precisa ter dimensões corretas para funcionar, caso contrário não pode ser usada. Dessa maneira, essa parte cuida da calibração, do controle de qualidade e outros aspectos que contribuem para um bom procedimento na indústria.
 Metrologia legal: a metrologia legal é a que mais se aplica ao cotidiano, uma vez que ela é responsável pelas medidas de coisas como: consumo de água (L/m³), energia elétrica (W) etc. Se alguma medição desses fatores forem realizadas de maneira incorreta, provavelmente, algum consumidor vai sofrer prejuízo, dessa forma, cada país possui uma legislação específica sobre medição e instrumentos de medição, evitando problemas como esse.
A metrologia pode ser aplicada pela própria empresa, ou por um laboratório específico. Essa decisão deve ser tomada a partir da necessidade da indústria, que deve possuir ambientes adequados e uma equipe capacitada para realizar o procedimento internamente.
Depois da definição do método de calibração, os custos são reduzidos e uma calibração mais confiável é garantida.
 Como sabemos, a metrologia afeta o controle da qualidade da indústria, consequentemente impacta também no alcance de resultados e de menos riscos e desperdícios. Por essa razão, depois de saber o que é metrologia, vamos te dar algumas dicas de como aplicar esse procedimento e otimizar sua empresa.
Medição caracteriza-se segundo Cruz & Cruz (2019, p.4) apud Filipe et al (2012, p.16, grifo do autor) “por ser um processo de obtenção experimental de um ou mais valores que podem ser, razoavelmente, atribuídos a uma grandeza”.
Para garantir a qualidade dos produtos industriais é necessário e imprescindível medir com exatidão, possibilitando ao fabricante obter as dimensões reais e entender os ajustes entre peças, a fabricação de produtos de acordo com as especificações técnicas e quantidades específicas, a Intercambialidade e universalidade das peças, a redução de perdas pela pronta detecção de desvios no processo produtivo, evitando o desperdício de matéria prima. Ao mesmo tempo, garante o atendimento a normas, regulamentos e requisitos de desempenho nacionais ou internacionais, favorecendo as negociações pela confiança do cliente e se constitui em um diferenciador tecnológico e comercial para as empresas. (ROCHA, 2020)
	
A metrologia surgiu da necessidade humana de medir, contar, quantificar as coisas. Assim, cada povoado foi criando suas medições e posteriormente, chegaram a desenvolver seu próprio sistema de medida.
Até hoje, existem medidas distintas entre países, por exemplo, o Brasil utiliza quilômetros, já os Estados Unidos utilizam as milhas.
Insira as três citações de livros conduzindo o texto de maneira fluída e com a integração das ideias dos outros autores utilizados para compor o seu texto. Não se esqueça de citar e referenciar o material utilizado de forma adequada.
Insira as duas citações de periódicos conduzindo o texto de maneira fluída e com a integração das ideias dos outros autores utilizados para compor o seu texto. Não se esqueça de citar e referenciar o material utilizado de forma adequada.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
	 Descreva neste campo os materiais, métodos, técnicas, procedimentos utilizados na construção de seu trabalho. Procure realizar a descrição da forma mais detalhada possível para permitir que alguém que se interessou por seu trabalho possa reproduzir os procedimentos empregados durante a realização do seu paper.
Insira neste campo o registro fotográfico obtido na elaboração do seu artigo.
Insira neste campo a descrição, relato e contextualização do registro fotográfico obtido na elaboração do seu artigo.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Utilize este campo para fazer a ligação da teoria com a prática de seu trabalho. Relacione o que você encontrou e evidenciou durante a aplicação prática com os autores consultados.
Abordar neste campo em que o trabalho desenvolvido contribuiu para o conhecimento existente.
5. CONCLUSÃOUtilize este campo para realizar a conclusão do seu artigo.
REFERÊNCIAS
ALBERTAZZI, A.; SOUZA, A. R. Fundamentos de metrologia científica e industrial. Barueri: Manole, 2008. CRUZ, Bruna Madeira Araújo da; CRUZ, Renato Batista da. Práticas de Metrologia. Indaial: Uniasselvi, 2019.
https://i9consultoria.ufsc.br/metrologia-na-producao/
https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/download/23561/18930?__cf_chl_tk=pBYqBTxhhnnCvpF9yMowQeBlyGSsOl61KrdetOO.cV4-1638804134-0-gaNycGzNCVE
ROCHA, Gelson Martins da. Metrologia Científica e Industrial: Ciência e Tecnologia Apoiando a Inovação e Competitividade da Indústria. Revista Analytica, 2020. Disponível em: . Acesso em: 6 dez. de 2020.
1 Lucas da Silveira Santos, Valter Christmann, Rafael Nepomuceno Bertoldi
2 Marcelo Souza
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (FLC15947ENM) – Prática do Módulo VII – 21/06/22