Buscar

Modulo 03 - Blockchain aplicada a resolução de problemas na Administração Pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Existe uma infinidade de benefícios que o uso da blockchain pode trazer aos governos, sendo que a maior parte das organizações públicas que desenvolvem soluções iniciam com projetos pequenos e, a partir deles, escalam para outras áreas. O resultado são soluções que podem se destinar a fins como pagamento de impostos, registro de propriedades, expansão da identidade digital, rastreabilidade da cadeia de suprimentos, privacidade na Saúde Pública, gestão de registros, e muitas outras finalidades.
Em relação à adoção da tecnologia blockchain na Administração Pública, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. Entre os motivos para adoção da tecnologia blockchain na Administração Pública estão a redução de corrupção e o ganho de confiança no governo digital. 
b. A adoção da blockchain é sempre custosa para a Administração Pública, estando disponível apenas para grandes implementações e grandes projetos.
c. O “trilema” da tecnologia blockchain nos ensina que sempre é possível obter o máximo de descentralização, velocidade e segurança nas soluções desenvolvidas. 
d. Inexiste regulação específica para blockchain, inclusive no Brasil. Precisamos adaptar outros marcos regulatórios para compreender a tecnologia. 
e. As soluções de privacidade na blockchain são diferentes das soluções similares fora da blockchain, de forma que não é possível combinar sistemas on-chain com off-chain para fortalecer a privacidade.
Feedback
Sua resposta está correta.
A alternativa A é correta e descreve vantagens da adoção da tecnologia na Administração Pública.
A alternativa B está incorreta pois há diversas formas de adotar a tecnologia de forma custo-eficiente. Exemplos são o desenvolvimento de pilotos com prova-conceito, fornecimento a partir de organizações que vendem aplicações prontas e uso de redes já existentes de terceiros. A alternativa C erra pois o “trilema” nos ensina que nunca é possível atingir simultaneamente o máximo de descentralização, velocidade e segurança, sendo sempre necessário comprometer um dos elementos para aumentar os demais. Já a alternativa D é imprecisa, pois existem regulações específicas sobre a tecnologia blockchain, inclusive no Brasil. Além disso, outras regulações também se aplicam às soluções desenvolvidas, como aquelas que tratam de proteção de dados e segurança cibernética. Por fim, a alternativa E erra ao ignorar que a combinação de soluções on e off-chain (usos dentro e fora de redes blockchain) é uma das principais formas de maximizar soluções de privacidade.
A resposta correta é: Entre os motivos para adoção da tecnologia blockchain na Administração Pública estão a redução de corrupção e o ganho de confiança no governo digital.
Questão 2
Texto da questão
A organização de ideias ajuda no planejamento de ações e existem diferentes materiais para o uso da solução blockchain na Administração Pública. Testando ferramentas é possível identificar a que mais se aplica à sua solução, e conectar toolkits a outros que já estão em uso na sua organização.
Com base no toolkit para implementação de soluções em blockchain, julgue as alternativas abaixo como Verdadeiro ou Falso.
	a) A identificação do “ativo” no desenvolvimento do projeto representa o principal elemento a ser “tokenizado” na blockchain.
	Resposta 1 
	b) A identificação das “partes interessadas” permite encontrar os principais atores que farão parte da rede de permissões na blockchain. 
	Resposta 2 
	c) A identificação das tecnologias adicionais permite identificar os principais recursos off-chain que serão conectáveis à rede blockchain.
	Resposta 3 
	d) A identificação dos requisitos de escalabilidade permite antecipar as diferentes escaladas de usos do sistema, identificando futuros pontos de gargalo para ganho de produtividade.
	Resposta 4 
	e) A identificação dos requisitos de governança se refere às pessoas e instituições que financiam o projeto, sendo esses fatores independentes das questões técnicas da blockchain. 
	Resposta 5 
Feedback
Sua resposta está correta.
As alternativas A, B, C e D estão corretas.
A alternativa E é falsa pois os requisitos de governança identificam os mecanismos de consenso que devem ser programados em contratos inteligentes, e que se integram à governança fora da rede (off-chain).
A resposta correta é: a) A identificação do “ativo” no desenvolvimento do projeto representa o principal elemento a ser “tokenizado” na blockchain. → Verdadeiro, b) A identificação das “partes interessadas” permite encontrar os principais atores que farão parte da rede de permissões na blockchain.  → Verdadeiro, c) A identificação das tecnologias adicionais permite identificar os principais recursos off-chain que serão conectáveis à rede blockchain. → Verdadeiro, d) A identificação dos requisitos de escalabilidade permite antecipar as diferentes escaladas de usos do sistema, identificando futuros pontos de gargalo para ganho de produtividade. → Verdadeiro, e) A identificação dos requisitos de governança se refere às pessoas e instituições que financiam o projeto, sendo esses fatores independentes das questões técnicas da blockchain.  → Falso.
Questão 3
Texto da questão
Novas redes de blockchain são razoavelmente complexas de serem iniciadas, o que torna mais justificável somar-se às redes já existentes, como os consórcios. 
Com base nas características de redes disponíveis em consórcios, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. Redes públicas têm acesso restrito a usuários novos. Mesmo que essas redes sejam públicas para consulta, a regra geral delas é aprovar quem pode ou não se juntar ao consórcio.
b. Redes privadas têm acesso restrito a convidados pelos administradores da rede. Via de regra elas dependem mais de agências financiadoras para se sustentar, mas como contraponto permitem maior controle sobre acesso e transparência. 
c. Redes públicas via de regra possuem mais fornecedores no mercado e maior oferta de soluções em código aberto. Já redes privadas sempre adotam soluções em código proprietário e só possuem fornecedores aprovados pelo consórcio.
d. Em uma rede pública o acesso a dados é sempre público, e em redes privadas o acesso é sempre restrito.
e. Redes públicas são sempre mais lentas, e redes privadas sempre mais rápidas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A alternativa correta é a B, que descreve, de maneira breve, características do acesso ao registro em redes abertas.
A alternativa A é incorreta pois redes públicas têm acesso irrestrito a usuários novos. Como regra, elas possuem maior sustentabilidade em gerar interação entre mineradores e usuários. Já a alternativa C é incorreta porque redes públicas e privadas podem desenvolver soluções em código aberto, e ter grande número de fornecedores. A vantagem das redes públicas é facilitar soluções mais amplas, para cadeias de negócio mais abrangentes, o que tende a atrair maior número de fornecedores. A alternativa D está errada pois tanto redes públicas quanto privadas podem ter, ou não, acesso público a dados. Via de regra, redes públicas tendem a ser abertas e a ter maior acesso público, mas redes privadas podem ter o mesmo comportamento. Por fim, a alternativa E está errada pois apesar de redes públicas tendem a ter mais mecanismos de consenso entre todos os atores, o que as torna, via de regra menos velozes, mas mais seguras, a combinação de tecnologias é o que define a velocidade máxima de uma operação.
A resposta correta é: Redes privadas têm acesso restrito a convidados pelos administradores da rede. Via de regra elas dependem mais de agências financiadoras para se sustentar, mas como contraponto permitem maior controle sobre acesso e transparência.
Questão 4
Texto da questão
A diversidade de exemplos e atores que há em um ecossistema bastante desenvolvido e diversificado torna possível implementar soluções de blockchain na Administração Pública.
Dentre as possibilidades para adoção de soluções blockchain na Administração Pública, Identifique a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. As únicas alternativas amplamenteutilizadas de redes blockchain são as redes Bitcoin e Ethereum.
b. Há consórcios privados focados em soluções para o setor financeiro, como o Projeto Hyperledger e o Corda. Uma característica dessas soluções é o uso de redes permissionadas, o que implica que o consórcio controla quem pode ou não fazer parte da rede. 
c. A principal solução, e com maior relação custo-eficiência, para adoção da blockchain no setor público é criando uma rede própria.
d. As principais soluções de blockchain encontradas no Brasil estão no campo das soluções de marketing e democracia direta.
Feedback
Sua resposta está correta.
A alternativa correta é a letra B, que descreve características dos consórcios privados da tecnologia.
A alternativa A erra ao ignorar que existe um número crescente de consórcios e tecnologias em uso. As redes Bitcoin e Ethereum são as maiores redes públicas, mas muitos dos pilotos desenvolvidos no Brasil na Administração Pública usam outras redes, como as baseadas em Hyperledger. A alternativa C também está errada pois a forma mais acessível de uso da tecnologia é contratando serviços de blockchain como serviço (BcaaS). Nesse modelo a organização pode se especializar no uso da solução e terceirizar o desenvolvimento da tecnologia no que se refere à blockchain. Por fim, a alternativa D esquece que o principal setor de desenvolvimento de soluções em blockchain é o setor financeiro e aqueles indiretamente relacionados, como investimentos e seguros.
A resposta correta é: Há consórcios privados focados em soluções para o setor financeiro, como o Projeto Hyperledger e o Corda. Uma característica dessas soluções é o uso de redes permissionadas, o que implica que o consórcio controla quem pode ou não fazer parte da rede.
Verdadeiro
Verdadeiro
Verdadeiro
Verdadeiro
Falso

Continue navegando