Buscar

Avaliação Prática de Conjunto

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Prática de Conjunto*
Leia a citação: 
“Esse exemplo dado há pouco sobre o ensino de música no currículo (formal) e a fanfarra (não formal), pode levar a bons resultados pois tem em vista o que busca um aluno que procura o projeto da fanfarra”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOCELIN, Márcia R. Prática de conjunto: aula 2. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 7.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Prática de conjunto: aula 2, além do fazer musical, assinale a alternativa que cita corretamente uma das principais motivações para que se busque a participação em um conjunto musical como a fanfarra escolar:
Nota: 10.0
	
	A
	Pertencer a um grupo.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Esse exemplo dado há pouco sobre o ensino de música no currículo (formal) e a fanfarra (não formal), podem levar a bons resultados pois tem em vista que o aluno que procura o projeto da fanfarra, pensa em fazer parte de um grupo, em se sentir pertencente a uma micro comunidade, uma micro sociedade com objetivo em comum” (texto-base, p. 7).
	
	B
	Desenvolver habilidades técnicas.
	
	C
	Aprender a cantar.
	
	D
	Aprimorar a habilidade de memorização.
	
	E
	Desenvolver a coordenação motora.
Questão 2/10 - Prática de Conjunto*
Leia o excerto de texto:
“A performance é considerada por alguns estudiosos uma das cinco formas de fazer música, juntamente com improvisação, regência, composição e arranjo. Nesse sentido entende-se a performance como interpretação musical”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOCELIN, Márcia R. Prática de conjunto: aula 2. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 11.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do texto-base da Disciplina de Prática de conjunto sobre o fazer musical, assinale a alternativa que indica corretamente o educador responsável por desenvolver o método C(L)A(S)P (Composition, Literature, Audition, Skill aquisition, Performance):
Nota: 10.0
	
	A
	Estevão Marques.
	
	B
	Carl Orff.
	
	C
	Keith Swanwick.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “A performance então é considerada integrada a regência. No Brasil, existem várias ideias sobre educação musical e um dos modelos mais difundidos foram sintetizadas por Keith Swanwick. O modelo de Swanwick ficou conhecido como C(L)A(S)P (Composition, Literature, Audition, Skill aquisition, Performance)” (texto-base, p. 11).
	
	D
	Suzuki.
	
	E
	Émile Jacques-Dalcroze.
Questão 3/10 - Prática de Conjunto*
Leia o fragmento de texto: 
“[...] a partir da década de 1970 a internet e a proliferação da informática revolucionam com novas formas de gravação e circulação sonora, fazendo com que o mundo musical fosse extremamente partilhado como nunca antes se pudera imaginar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOCELIN, Márcia R. Prática de conjunto: aula 2. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 5.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Prática de conjunto: aula 2, assinale a alternativa que indica corretamente uma contribuição de Pierre Schaeffer para a música:
Nota: 10.0
	
	A
	Música clássica.
	
	B
	Invenção da partitura.
	
	C
	Composição de cantigas de roda.
	
	D
	Música eletroacústica.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “A partir de 1945 na música ocorre o surgimento dos sintetizadores, e que terá em Pierre Schaeffer os primeiros movimentos da música eletroacústica” (texto-base, p. 5).
	
	E
	Música incidental.
Questão 4/10 - Prática de Conjunto*
Leia o fragmento de texto:
“Até a Renascença os instrumentos não eram definidos e ficava assim a critério do tempo e local e disponibilidade dos músicos para apresentar. Num primeiro momento temos apenas orquestras com finalidades religiosas ou cívico militares”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOCELIN, Márcia R. Prática de conjunto: aula 1. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 12.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Prática de conjunto: aula 1 sobre quem foi o pioneiro em diferenciar instrumentos de vozes em suas peças, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Monteverdi.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Um dos grandes nomes da música, Monteverdi, foi sem sombra de dúvidas quem começou a escrever de forma distinta suas peças separando instrumentos de vozes” (texto-base, p. 12).
	
	B
	Villa-Lobos.
	
	C
	Beethoven.
	
	D
	Adoniran Barbosa.
	
	E
	Carlos Gomes.
Questão 5/10 - Prática de Conjunto*
Leia o texto:
Em 1939 nos Estados Unidos e em 1950 no Brasil, surgiu um invento que revolucionou a forma de circulação musical.
Fonte: Texto elaborado pela autora desta questão.
Considerando o texto e os conteúdos do texto-base Prática de conjunto: aula 2, assinale a alternativa que indica corretamente o nome desse invento que revolucionou a forma de circulação musical:
Nota: 10.0
	
	A
	Rádio.
	
	B
	Televisão.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Depois do rádio nos Estados Unidos em 1939 e no Brasil em 1950 a televisão traz novos rumos para o campo musical, pois introduz além da música propriamente dita todas as questões relativas a imagem de cada indivíduo para que também ocorresse a aceitação e a circulação musical” (texto-base, p. 5).
	
	C
	Fita K7.
	
	D
	Gramofone.
	
	E
	Máquina datilográfica.
Questão 6/10 - Prática de Conjunto*
Leia o extrato de texto:
“Mais do que o aprendizado ou a execução perfeita de exercícios e músicas, o importante é propiciar, por meio da musicalização, modificações internas que levam ao crescimento do indivíduo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOCELIN, Márcia R. Prática de conjunto: aula 3. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 6.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base Prática de conjunto: aula 3 sobre o ponto central dentro da prática musical, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Domínio técnico.
	
	B
	Tablatura.
	
	C
	Cifras.
	
	D
	Ditado rítmico.
	
	E
	Criação musical.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: A criação musical deve ser o ponto central do processo de ensino aprendizagem ou de prática musical” (texto-base, p. 6).
Questão 7/10 - Prática de Conjunto*
Leia o excerto de texto: 
“A partir da entrada do século XX surgem os pedagogos musicais que tinham outra visão do ensino da música”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOCELIN, Márcia R. Prática de conjunto: aula 3. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 4.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do texto-base Prática de conjunto: aula 3 sobre os métodos ativos na música, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Refere-se ao fazer musical, canto, escuta, exploração sonora de instrumentos.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Portanto, falar em métodos ativos em educação musical é falar do fazer musical, de práticas educativas musicais onde diferentes aspectos como o canto, a escuta ativa ou a exploração sonora de instrumentos musicais são desenvolvidos por meio de diferentes procedimentos metodológicos” (texto-base, p. 5).
	
	B
	Os métodos ativos não são aplicáveis em nenhum tipo de contexto musical ou metodologias.
	
	C
	Métodos ativos referem-se ao uso de tecnologia na música exclusivamente, aplicativos etc.
	
	D
	Métodos ativos são aulas presenciais expositivas com foco na técnica e teoria.
	
	E
	Nos métodos ativos, excluem totalmente a aplicação de exploração sonora em qualquer possibilidade.
Questão 8/10 - Prática de Conjunto*
Leia o extrato de texto:
“Ainda dos métodos ativos é importante compreender uma divisão que ocorre onde chamamos de métodos de primeira geração no início do século XX, e a partir de 1950 como de segunda geração”.
1. Primeira Geração.
2. Segunda Geração.
( ) Música Folclórica.
( ) Música Contemporânea.
( ) MúsicaEletroacústica.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 2 – 2.
Você acertou!
A sequência correta é: 1 – 2 – 2. De acordo com o texto-base:"[1] Enquanto os estudiosos, pedagogos, considerados os de primeira geração porque que se utilizavam da música erudita ocidental e também da música folclórica, [2] os de segunda geração se utilizam da música contemporânea, como a eletroacústica" (texto-base, p. 5).
	
	B
	2 – 1 – 2.
	
	C
	2 – 2 – 1.
	
	D
	1 – 2 – 1.
	
	E
	1 – 1 – 2.
Questão 9/10 - Prática de Conjunto*
Leia a citação:
“Assim sendo, em uma escola pública por exemplo você pode ter os dois momentos: o formal na disciplina de arte e música, e o informal em uma fanfarra pertencente à escola”.
1. Ensino de música formal.
2. Ensino de música não formal. 
( ) Organização curricular dentro da disciplina de artes.
( ) Ensino decorrente de situações cotidianas.
( ) Atividade extracurricular.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	2 – 2 – 1.
	
	B
	1 – 2 – 1.
	
	C
	1 – 2 – 2.
Você acertou!
A sequência correta é: 1 – 2 – 2. De acordo com o texto-base: “[1] Formal: [...] existe uma organização curricular dentro da disciplina de arte para o conteúdo música e seus elementos formais ou composicionais. [...] [2] No não formal temos uma educação ou um ensino que decorre de situações cotidianas e que na sua maioria está dentro das culturas populares. Na convivência entre amigos, num clube, numa escola em momento extracurricular” (texto-base, p. 6).
	
	D
	2 – 1 – 2.
	
	E
	1 – 1 – 2.
Questão 10/10 - Prática de Conjunto*
Leia o extrato de texto:
“[...] e aí estamos falando das primeiras gravações lá em idos de 1900, fazendo com que a música popular também começasse a ser mais ouvida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOCELIN, Márcia R. Prática de conjunto: aula 2. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 5.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base Prática de conjunto: aula 2, assinale a alternativa que indica corretamente duas invenções que contribuíram para o início produção de música gravada:
Nota: 10.0
	
	A
	Computador e CD.
	
	B
	Metrônomo e vitrola.
	
	C
	Gramofone e fonógrafo.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Outro fator dentro da história que promoveu a disseminação e compartilhamento da música foi a invenção do gramofone e o fonógrafo que permitiu na época e até hoje que o ao vivo pudesse ser substituído por ouvir música em casa” (texto-base, p. 5).
	
	D
	Afinador e metrônomo.
	
	E
	Rádio e televisão.

Outros materiais