Buscar

Atividade - Extensão Rural

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE V - EXTENSÃO RURAL
1-) COMO SURGIU A EXTENSÃO RURAL NO BRASIL?
Iniciado no Brasil em 1948, o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) foi implantado conforme modelo norte-americano, no contexto de alianças dos Estados Unidos com países da América Latina no período após a Segunda Guerra Mundial. No início, foi estruturado como um serviço privado, em parceria com entidades públicas. Nessa fase, os extensionistas tinham como objetivo aumentar a produtividade agrícola e melhorar a condição de vida das famílias rurais, a partir do aumento da renda.
2-) QUAL FOI A NECESSIDADE DA EXPENSÃO RURAL QUANTO A INDÚSTRIA BRASILEIRA?
À extensão rural coube o papel de agente de mudança da mentalidade dos produtores, incentivados a deixar práticas consideradas tradicionais e adotar tecnologias de produção baseadas no padrão agroquímico.
3-) QUAL A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA FRENTE A ASSISTÊNCIA TÉCNICA DO MÉDICO VETERINÁRIO?
Traz mais agilidade nos procedimentos médico-veterinário, além de novas ideias, comunicação com outros profissionais, novos procedimentos e especializações.
4-) A PRODUTIVIDADE E A PESQUISA É IMPORTANTE PARA O SETOR RURAL?
Com certeza, com pesquisas e novas tecnologias é possível aumentar a produtividade e alcançar novas metas. 
5-) QUAL A IMPORTÂNCIA PARA O PEQUENO AGRICULTOR, PRODUTOR RURAL TER CONHECIMENTO SOBRE ADMINISTRAÇÃO FAMILIAR?
O gerenciamento da propriedade rural é uma das ferramentas importantes e indispensáveis para se buscar um desenvolvimento sustentável da propriedade como um todo, independentemente do seu tamanho.
6-) QUAL É A MEDIDA EDUCATIVA QUE VISA O MELHORAMENTO DA PRODUÇÃO E RENDA, ASCENDENTO A QUALIDADE DE VIDA DA FAMÍLIA RURAL?
A extensão rural também é entendida como "um processo de educação extra-escolar, ou, não formal, cujo objetivo é contribuir para a elevação de qualidade de vida das famílias rurais e por via de consequência, para o bem-estar de toda a sociedade".
7-) QUAL A ORIGEM HISTÓRICA DA EXTENSÃO RURAL NÃO OFICIAIS NO BRASIL?
As origens históricas dos serviços de extensão rural não oficiais no Brasil remontam ao início do século XX, com a institucionalização dos cursos de Ciências Agrárias em nível superior (Agronomia) ou em nível técnico (Técnico em Agropecuária).
8-) QUAL A FUNÇÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CREDITO E ASSISTÊNCIA RURAL?
Promover, estimular, coordenar e implementar programas de assistência técnica e extensão rural, visando à inovação tecnológica e à apropriação de conhecimentos científicos de natureza técnica, econômica, ambiental e social; promover a integração do sistema de pesquisa agropecuária e do sistema de assistência técnica e extensão rural; fomentar o aperfeiçoamento e a geração de novas tecnologias e a sua adoção pelos produtores; apoiar a utilização de tecnologias sociais e os saberes tradicionais utilizados pelos produtores rurais; contratar serviços de assistência técnica e extensão rural; promover a universalização dos serviços de assistência técnica e extensão rural para os agricultores familiares e os médios produtores rurais.
9-) A EXTENSÃO RURAL BRASILEIRA ESTÁ ORGANIZADA POR ENTIDADES ESTADUAIS, VINCULADAS AOS GOVERNOS ESTADUAIS DE FORMAS DISTINTAS. SENDO ASSIM QUAL O PAPEL DOS GOVERNOS NA EXTENSÃO RURAL?
São empresas que se propõem a assessorar e apoiar o desenvolvimento rural.
10-) COMO FOI INSTITUIDO O ENSINO AGRONÔMICO NO BRASIL?
No Brasil a agronomia surge por uma ação do governo que estava sendo pressionado pela aristocracia agrária que o mantinha e que estava sofrendo grandes dificuldades na produção agrícola, pela falta de mão-de-obra. Percebe-se então que ela se insere no Brasil com uma filosofia capitalista de produção, que não atendia as demandas populacionais, somente a da aristocracia, surgindo assim uma série de contextos políticos para que o estudo agronômico no Brasil fosse se moldando e mudando sua filosofia.
11-) CADA ESTAPA DA FEDERAÇÃO, COM SEU ÓRGÃO OFICIAL DE EXTENSÃO RURAL E ASSISTÊNCIA TÉCNICA POSSUI UMA LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA PARA TRATAR DO QUE?
Cada estado da federação, com seu órgão oficial de extensão rural e assistência técnica possui uma legislação específica para tratar da criação, manutenção, organização e finalidade da entidade.
12-) QUAIS AS ÁREAS DA ATUAÇÃO DA EXTENSÃO RURAL?
A Extensão Rural é parte do conhecimento científico de natureza transdisciplinar. Se relaciona de forma transversal com várias áreas de saberes como a pedagogia, comunicação, mobilização popular, ciência política, economia rural, desenvolvimento de comunidades, sociologia e antropologia rural.
13-) A EXTENSÃO RURAL É DESENVOLVIDA POR QUAIS TIPOS DE PROFISSIONAIS?
A extensão rural é desenvolvida por profissionais das ciências agrárias e também profissionais das ciências humanas e sociais, ciências da natureza, etc., sendo estes denominados extensionistas rurais ou, em alguns casos, técnicos de desenvolvimento rural.
14-) O QUE ESSES PROFISSIONAIS PROMOVEM E DESENVOLVEM NA EXTENSÃO RURAL?
· Operar as políticas públicas oficiais de todas as esferas de governo;
· Orientar os agricultores, especialmente os familiares, e suas organizações em seus sistemas de produção buscando a sustentabilidade e geração de renda, visando a competitividade nas suas atividades, permitindo a que as famílias tenham vida digna e de qualidade;
· Promover ações que visem a melhoria do meio ambiente, tais como a proteção de mananciais, a conservação do solo e da água, o destino adequado de resíduos, a utilização (ou não) de agrotóxicos de maneira correta e a sustentabilidade ambiental como um todo;
· Direcionar no processo de aquisição de técnicas de cultivo sustentáveis e com tecnologia que permita ganhos de lucratividade e produtividade;
· Promover o saneamento básico e apoiar demais estratégias de saúde no meio rural;
· Incentivar o empoderamento de famílias e indivíduos com base na sua relação com as dinâmicas produtivas do seu contexto local;
· Apoiar processos de valorização e promoção das questões culturais e identitárias de grupos sociais do campo, como os povos e comunidades tradicionais, como meio de preservação do seu modo de vida.
15-) VOCÊ COMO PROFISSIONAL DA MEDICINA VETERINÁRIA, O QUE PODE CONTRIBUIR PARA A MELHORIA E DESENVOLVIMENTO DA EXTENSÃO RURAL?
O veterinário exerce uma função importante na prevenção e controle de doenças no rebanho. Assim, o trabalho no campo é fundamental para aplicação de técnicas de seleção genética do rebanho, prevenção de doenças, higiene, manejo e nutrição animal, entre outras atribuições.

Continue navegando