Logo Passei Direto
Buscar

CONTABILIDADE - QUESTOES (Versão Gratuita)

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Em outubro de 2019, a empresa Beta assinou um contrato comprometendo-se a prestar determinado serviço a um cliente. No mês seguinte, atendendo a uma cláusula contratual, o cliente efetuou um adiantamento em dinheiro pelo serviço contratado. Em dezembro de 2019, o serviço foi finalmente prestado pela empresa Beta ao cliente.
De acordo com o regime de competência, a receita de prestação de serviços deve ser reconhecida pela empresa Beta em novembro de 2019.

Obrigações por operações de crédito bancário com fluxo de liberação em várias datas, em função do regime de competência, devem ser reconhecidas quando da assinatura do contrato bancário.

Em função da competência contábil, deve ser considerado despesa do exercício corrente o valor do aluguel do imóvel que tenha sido utilizado no exercício corrente e só será pago no exercício seguinte.

Uma empresa está desenvolvendo um fluxo de caixa para julho, agosto e setembro de 2018. Em maio de 2018, as vendas foram de R$ 100.000; em junho de 2018, de R$ 200.000. Todas as vendas efetuadas antes de maio de 2018 já foram recebidas. Estão previstas vendas de R$ 400.000, de R$ 300.000 e de R$ 200.000, respectivamente, para julho de 2018, agosto de 2018 e setembro de 2018. Das vendas feitas pela empresa, 20% têm sido à vista, 50% têm gerado duplicatas com prazo de um mês e os 30% restantes, com prazo de dois meses.
O valor previsto para recebimento em outubro de 2018 é superior a R$ 250.000.

As tabelas a seguir apresentam as movimentações patrimoniais relativas aos meses de dezembro de 2017 e janeiro de 2018 de uma sociedade empresária que utiliza o regime de competência contábil.
Desconsiderados eventuais tributos incidentes e encargos financeiros incorridos, as transações constantes das tabelas precedentes indicam que, no mês de dezembro de 2017, houve
a) prejuízo superior a R$ 25.000 e inferior a R$ 40.000.
b) lucro superior a R$ 10.000 e inferior a R$ 20.000.
c) lucro superior a R$ 20.000 e inferior a R$ 30.000.
d) prejuízo inferior a R$ 10.000.
e) prejuízo superior a R$ 10.000 e inferior a R$ 25.000.

A indústria AlphaPar S.A., inaugurada em maio de 2016, está desenvolvendo orçamento de caixa para os meses de julho, agosto e setembro de 2016. Em maio, as vendas atingiram R$ 200.000 e, em junho, R$ 400.000. Preveem-se vendas nos valores de R$ 600.000, R$ 500.000 e R$ 400.000, respectivamente, para julho, agosto e setembro. Das vendas realizadas, 20% foram feitas à vista; 50%, no cartão de crédito, com prazo de 30 dias; e 30%, no cartão de crédito, com prazo de 60 dias.
Nessa situação hipotética, a previsão de recebimentos da indústria AlphaPar S.A., no mês de agosto de 2016, corresponde a R$ 520.000.

Com base nessas informações, é correto afirmar que, de acordo com o regime de competência, a referida empresa obteve lucro de R$ 90.000.

Em maio de 2015, foram recolhidos R$ 32 milhões em vendas de ingressos para os Jogos Olímpicos de 2016, valor definido para ser recebido em até três vezes, entre julho e setembro de 2015.
Nessa situação, o reconhecimento da receita de R$ 32 milhões pela entidade vendedora ocorrerá em 2016, quando da realização dos Jogos Olímpicos.

Considere que um comprador, sem histórico comercial, tenha efetuado o pagamento de uma série de parcelas a uma empresa vendedora, para que, ao fim desses pagamentos, recebesse determinado produto.
Nesse caso, a empresa vendedora deverá reconhecer, de acordo com o regime de competência, as receitas nas datas dos respectivos recebimentos.

De acordo com o regime de competência, os custos de transação incorridos na aquisição de ações de emissão própria devem impactar o resultado da entidade no exercício em que for efetuada a transação.

O registro contábil de um débito na conta caixa e de um crédito na conta receita de aluguéis a vencer diferida corresponde à receita cujo fato gerador ainda não ocorreu.
Dessa forma, o reconhecimento da referida receita no resultado em momento futuro estará em conformidade com o regime de competência.

Durante o mês de abril de 2013, uma empresa que comercializa móveis de estilo sob encomenda realizou as seguintes transações: pagamento antecipado de seguro contra incêndio, no valor de R$ 12.000,00, com cobertura de um ano, a contar do mês de junho de 2013; pagamento de diversas despesas incorridas no mês, no valor de R$ 23.000,00; recebimento antecipado de R$ 400.000,00, referentes às vendas de móveis a serem entregues após 90 dias; recebimento de R$ 200.000,00, referentes às vendas a prazo realizadas em meses anteriores; recebimento de R$ 80.000,00, referentes às vendas, no valor total de R$ 350.000,00, de móveis do estoque e entregues no mesmo mês.
Acerca dessa situação, julgue o item a seguir, relacionado à apuração do resultado do mês de abril de 2013. O resultado do mês de abril de 2013, de acordo com o regime de competência, foi de R$ 257.000,00.

Adotando-se o regime de competência, as provisões para férias e décimo terceiro salário são contabilizadas em contas de despesas operacionais ou de custos de produção, no momento da apropriação mensal, em contrapartida de uma conta de resultado.

A confrontação das receitas com as despesas correlatas é um pressuposto do princípio da competência.

A confrontação das receitas com as despesas correlatas é um pressuposto do princípio da competência, segundo o qual o reconhecimento de receitas e despesas deve ocorrer nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
De acordo com esse princípio, ecidos nas seguintes condições: spot, quando o cliente retira o DVD e paga no ato da retirada; promocional, quando o cliente compra cartela que dá direito à retirada de 10 unidades de DVDs, quando o cliente desejar; e vip, quando o cliente tem cadastro pré-aprovado e paga o valor correspondente aos filmes alugados ao fim de cada mês. O valor do aluguel é de R$ 10,00 por DVD, exceto no caso do pacote promocional, que resulta em desconto de 10% sobre esse valor. No mês de outubro, quando foram emprestados 500 DVDs, a locadora recebeu R$ 2.000,00 das vendas spot, R$ 2.000,00 das vendas de cartelas promocionais e R$ 2.000,00 das vendas vip. Nessa situação, a empresa deve contabilizar como receita de aluguel o valor de R$ 6.000,00.

Com o lançamento representado a seguir ocorre o reconhecimento da receita pelo regime de competência, relativo a serviços já prestados e registrados.
D − duplicatas a receber C − serviços a faturar

Considere que o pagamento de mão-de-obra referente aos serviços prestados em janeiro de determinado ano tenha sido realizado somente em fevereiro daquele ano.
No regime de caixa, esse pagamento será registrado como despesa do mês de janeiro, já que ocorreu, efetivamente, nesse mês.

Ao apurar o valor dos juros incorridos, por ocasião de empréstimo obtido junto a instituição financeira, a empresa registrará em seu resultado do exercício a despesa correspondente, mesmo que o valor dos juros não tenha sido pago em sua totalidade.

O recebimento de vendas a prazo, em período posterior à ocorrência da venda, ocasiona aumento no resultado líquido do período.

Quando as receitas auferidas pelo banco, em uma de suas operações, corresponderem a ganhos em um dos semestres, elas serão contabilizadas no respectivo semestre pelo seu valor integral.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Em outubro de 2019, a empresa Beta assinou um contrato comprometendo-se a prestar determinado serviço a um cliente. No mês seguinte, atendendo a uma cláusula contratual, o cliente efetuou um adiantamento em dinheiro pelo serviço contratado. Em dezembro de 2019, o serviço foi finalmente prestado pela empresa Beta ao cliente.
De acordo com o regime de competência, a receita de prestação de serviços deve ser reconhecida pela empresa Beta em novembro de 2019.

Obrigações por operações de crédito bancário com fluxo de liberação em várias datas, em função do regime de competência, devem ser reconhecidas quando da assinatura do contrato bancário.

Em função da competência contábil, deve ser considerado despesa do exercício corrente o valor do aluguel do imóvel que tenha sido utilizado no exercício corrente e só será pago no exercício seguinte.

Uma empresa está desenvolvendo um fluxo de caixa para julho, agosto e setembro de 2018. Em maio de 2018, as vendas foram de R$ 100.000; em junho de 2018, de R$ 200.000. Todas as vendas efetuadas antes de maio de 2018 já foram recebidas. Estão previstas vendas de R$ 400.000, de R$ 300.000 e de R$ 200.000, respectivamente, para julho de 2018, agosto de 2018 e setembro de 2018. Das vendas feitas pela empresa, 20% têm sido à vista, 50% têm gerado duplicatas com prazo de um mês e os 30% restantes, com prazo de dois meses.
O valor previsto para recebimento em outubro de 2018 é superior a R$ 250.000.

As tabelas a seguir apresentam as movimentações patrimoniais relativas aos meses de dezembro de 2017 e janeiro de 2018 de uma sociedade empresária que utiliza o regime de competência contábil.
Desconsiderados eventuais tributos incidentes e encargos financeiros incorridos, as transações constantes das tabelas precedentes indicam que, no mês de dezembro de 2017, houve
a) prejuízo superior a R$ 25.000 e inferior a R$ 40.000.
b) lucro superior a R$ 10.000 e inferior a R$ 20.000.
c) lucro superior a R$ 20.000 e inferior a R$ 30.000.
d) prejuízo inferior a R$ 10.000.
e) prejuízo superior a R$ 10.000 e inferior a R$ 25.000.

A indústria AlphaPar S.A., inaugurada em maio de 2016, está desenvolvendo orçamento de caixa para os meses de julho, agosto e setembro de 2016. Em maio, as vendas atingiram R$ 200.000 e, em junho, R$ 400.000. Preveem-se vendas nos valores de R$ 600.000, R$ 500.000 e R$ 400.000, respectivamente, para julho, agosto e setembro. Das vendas realizadas, 20% foram feitas à vista; 50%, no cartão de crédito, com prazo de 30 dias; e 30%, no cartão de crédito, com prazo de 60 dias.
Nessa situação hipotética, a previsão de recebimentos da indústria AlphaPar S.A., no mês de agosto de 2016, corresponde a R$ 520.000.

Com base nessas informações, é correto afirmar que, de acordo com o regime de competência, a referida empresa obteve lucro de R$ 90.000.

Em maio de 2015, foram recolhidos R$ 32 milhões em vendas de ingressos para os Jogos Olímpicos de 2016, valor definido para ser recebido em até três vezes, entre julho e setembro de 2015.
Nessa situação, o reconhecimento da receita de R$ 32 milhões pela entidade vendedora ocorrerá em 2016, quando da realização dos Jogos Olímpicos.

Considere que um comprador, sem histórico comercial, tenha efetuado o pagamento de uma série de parcelas a uma empresa vendedora, para que, ao fim desses pagamentos, recebesse determinado produto.
Nesse caso, a empresa vendedora deverá reconhecer, de acordo com o regime de competência, as receitas nas datas dos respectivos recebimentos.

De acordo com o regime de competência, os custos de transação incorridos na aquisição de ações de emissão própria devem impactar o resultado da entidade no exercício em que for efetuada a transação.

O registro contábil de um débito na conta caixa e de um crédito na conta receita de aluguéis a vencer diferida corresponde à receita cujo fato gerador ainda não ocorreu.
Dessa forma, o reconhecimento da referida receita no resultado em momento futuro estará em conformidade com o regime de competência.

Durante o mês de abril de 2013, uma empresa que comercializa móveis de estilo sob encomenda realizou as seguintes transações: pagamento antecipado de seguro contra incêndio, no valor de R$ 12.000,00, com cobertura de um ano, a contar do mês de junho de 2013; pagamento de diversas despesas incorridas no mês, no valor de R$ 23.000,00; recebimento antecipado de R$ 400.000,00, referentes às vendas de móveis a serem entregues após 90 dias; recebimento de R$ 200.000,00, referentes às vendas a prazo realizadas em meses anteriores; recebimento de R$ 80.000,00, referentes às vendas, no valor total de R$ 350.000,00, de móveis do estoque e entregues no mesmo mês.
Acerca dessa situação, julgue o item a seguir, relacionado à apuração do resultado do mês de abril de 2013. O resultado do mês de abril de 2013, de acordo com o regime de competência, foi de R$ 257.000,00.

Adotando-se o regime de competência, as provisões para férias e décimo terceiro salário são contabilizadas em contas de despesas operacionais ou de custos de produção, no momento da apropriação mensal, em contrapartida de uma conta de resultado.

A confrontação das receitas com as despesas correlatas é um pressuposto do princípio da competência.

A confrontação das receitas com as despesas correlatas é um pressuposto do princípio da competência, segundo o qual o reconhecimento de receitas e despesas deve ocorrer nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
De acordo com esse princípio, ecidos nas seguintes condições: spot, quando o cliente retira o DVD e paga no ato da retirada; promocional, quando o cliente compra cartela que dá direito à retirada de 10 unidades de DVDs, quando o cliente desejar; e vip, quando o cliente tem cadastro pré-aprovado e paga o valor correspondente aos filmes alugados ao fim de cada mês. O valor do aluguel é de R$ 10,00 por DVD, exceto no caso do pacote promocional, que resulta em desconto de 10% sobre esse valor. No mês de outubro, quando foram emprestados 500 DVDs, a locadora recebeu R$ 2.000,00 das vendas spot, R$ 2.000,00 das vendas de cartelas promocionais e R$ 2.000,00 das vendas vip. Nessa situação, a empresa deve contabilizar como receita de aluguel o valor de R$ 6.000,00.

Com o lançamento representado a seguir ocorre o reconhecimento da receita pelo regime de competência, relativo a serviços já prestados e registrados.
D − duplicatas a receber C − serviços a faturar

Considere que o pagamento de mão-de-obra referente aos serviços prestados em janeiro de determinado ano tenha sido realizado somente em fevereiro daquele ano.
No regime de caixa, esse pagamento será registrado como despesa do mês de janeiro, já que ocorreu, efetivamente, nesse mês.

Ao apurar o valor dos juros incorridos, por ocasião de empréstimo obtido junto a instituição financeira, a empresa registrará em seu resultado do exercício a despesa correspondente, mesmo que o valor dos juros não tenha sido pago em sua totalidade.

O recebimento de vendas a prazo, em período posterior à ocorrência da venda, ocasiona aumento no resultado líquido do período.

Quando as receitas auferidas pelo banco, em uma de suas operações, corresponderem a ganhos em um dos semestres, elas serão contabilizadas no respectivo semestre pelo seu valor integral.

Prévia do material em texto

SÓ QUESTÕES - CONTABILIDADE 
 
 
 
 
SÓ QUESTÕES - CONTABILIDADE 
EDITAL CONTABILIDADE – POLÍCIA FEDERAL (subdivisões feitas para adequar o material) 
PARTE 1 
1. Conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade. 
2. Patrimônio: componentes, equação fundamental do patrimônio, situação líquida, representação gráfica. 
3. Atos e fatos administrativos: conceitos, fatos permutativos, modificativos e mistos. 
4. Contas: conceitos, contas de débitos, contas de créditos e saldos. 
4.1) Ativo Circulante e Não-Circulante ( + CPC’s) 
• Disponibilidades: equivalentes de caixa, conciliação, cheques, numerários em trânsito etc 
• Contas a receber e Perda com Créditos de Liquidação Duvidosa (PCLD) 
• Despesas antecipadas 
• Realizável a longo prazo 
• Ativo imobilizado (conceito, classificação, mensuração inicial, reavaliação) 
• Ativos intangíveis (CPC 04, Lei 6.404) 
PARTE 2 
4.2) Passivo e CPC 27 
4.3) Patrimônio Líquido 
• Capital Social (Subscrito, a Realizar, Realizado) 
• Reservas de lucros 
• Reservas de capital 
• Ajuste de Avaliação Patrimonial 
• Ações em tesouraria 
• Lucros e Prejuízos Acumulados 
PARTE 3 
5. Plano de contas: conceitos, elenco de contas, função e funcionamento das contas. 
6. Escrituração: conceitos, lançamentos contábeis, elementos essenciais, fórmulas de lançamentos, livros de escrituração, 
métodos e processos, regime de competência e regime de caixa. 
 • Lançamentos e fórmulas de lançamentos. 
 • Livros 
• Regimes 
7. Contabilização de operações contábeis diversas: juros, descontos, tributos, aluguéis, variação monetária/ cambial, folha de 
pagamento, compras, vendas e provisões, depreciações e baixa de bens. 
 • Depreciação, Amortização e Exaustão. 
8. Balancete de verificação: conceitos, modelos e técnicas de elaboração. 
PARTE 4 
9. Balanço patrimonial: conceitos, objetivo, composição. 
10. Demonstração de resultado de exercício: conceito, objetivo, composição. 
11. Lei nº 6.404/1976 e suas alterações, legislação complementar e pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis 
(CPC). 
12. Norma Brasileira de Contabilidade - NBC TSP Estrutura Conceitual, de 23 de setembro de 2016. 
* CPC – Estoques 
* CPC – Teste de Recuperabilidade 
* CPC 00 (R2) 
 
 
BÔNUS: 
- QUESTÕES 2021 – CONTABILIDADE (nível abordado para Polícia Federal e PCDF) 
- QUESTÕES COBRADAS NOS CONCURSOS DA POLÍCIA FEDERAL DO ANO 2000 ATÉ 2018. 
 
 
 
 
 
SÓ QUESTÕES - CONTABILIDADE 
 
TÓPICO 6.3 
REGIMES CONTÁBEIS 
1. CEBRASPE (CESPE) - Analista de Controle Externo 
(TCE-RJ)/Controle Externo/Ciências Contábeis/2021 
Em outubro de 2019, a empresa Beta assinou um contrato 
comprometendo-se a prestar determinado serviço a um 
cliente. No mês seguinte, atendendo a uma cláusula 
contratual, o cliente efetuou um adiantamento em dinheiro 
pelo serviço contratado. Em dezembro de 2019, o serviço foi 
finalmente prestado pela empresa Beta ao cliente. 
 
Considerando essa situação hipotética, julgue o item 
seguinte. 
 
De acordo com o regime de competência, a receita de 
prestação de serviços deve ser reconhecida pela empresa 
Beta em novembro de 2019. 
 
 
2. CEBRASPE (CESPE) - Analista de Gestão de Resíduos 
Sólidos (SLU DF)/Ciências Contábeis/2019 
Obrigações por operações de crédito bancário com fluxo de 
liberação em várias datas, em função do regime de 
competência, devem ser reconhecidas quando da assinatura 
do contrato bancário. 
 
 
3. CEBRASPE (CESPE) - Analista de Gestão de Resíduos 
Sólidos (SLU DF)/Ciências Contábeis/2019 
A receita deve ser reconhecida no momento da 
transferência do bem ou serviço prometido ao cliente, 
cumpridas as demais condições normativas, 
independentemente da emissão do respectivo instrumento 
fiscal. 
 
 
4. CEBRASPE (CESPE) - Técnico Tributário da Receita 
Estadual (SEFAZ RS)/2018 
 
 
Nesse caso, a data correta para o reconhecimento da receita 
pela Maquinário S.A. é 
a) 15/2/2018. 
b) 15/3/2018. 
c) 16/4/2018. 
d) 10/1/2018. 
e) 15/1/2018. 
 
 
5. CEBRASPE (CESPE) - Agente de Polícia Federal/2018 
Em função da competência contábil, deve ser considerado 
despesa do exercício corrente o valor do aluguel do imóvel 
que tenha sido utilizado no exercício corrente e só será pago 
no exercício seguinte. 
 
 
6. CEBRASPE (CESPE) - Analista Portuário II 
(EMAP)/Financeira e Auditoria Interna/2018 
Uma empresa está desenvolvendo um fluxo de caixa para 
julho, agosto e setembro de 2018. Em maio de 2018, as 
vendas foram de R$ 100.000; em junho de 2018, de R$ 
200.000. Todas as vendas efetuadas antes de maio de 2018 já 
foram recebidas. Estão previstas vendas de R$ 400.000, de R$ 
300.000 e de R$ 200.000, respectivamente, para julho de 
2018, agosto de 2018 e setembro de 2018. Das vendas feitas 
pela empresa, 20% têm sido à vista, 50% têm gerado 
duplicatas com prazo de um mês e os 30% restantes, com 
prazo de dois meses. 
 
Com referência a essa situação hipotética, julgue o item 
subsequente. 
 
O valor previsto para recebimento em julho de 2018 é 
inferior a R$ 120.000. 
 
 
7. CEBRASPE (CESPE) - Analista Portuário II 
(EMAP)/Financeira e Auditoria Interna/2018 
Uma empresa está desenvolvendo um fluxo de caixa para 
julho, agosto e setembro de 2018. Em maio de 2018, as 
vendas foram de R$ 100.000; em junho de 2018, de R$ 
200.000. Todas as vendas efetuadas antes de maio de 2018 já 
foram recebidas. Estão previstas vendas de R$ 400.000, de R$ 
300.000 e de R$ 200.000, respectivamente, para julho de 
2018, agosto de 2018 e setembro de 2018. Das vendas feitas 
pela empresa, 20% têm sido à vista, 50% têm gerado 
duplicatas com prazo de um mês e os 30% restantes, com 
prazo de dois meses. 
 
Com referência a essa situação hipotética, julgue o item 
subsequente. 
 
O valor previsto para recebimento em outubro de 2018 é 
superior a R$ 250.000. 
 
 
8. CEBRASPE (CESPE) - Analista de Controle Externo 
(TCE-MG)/Ciências Contábeis/2018 
 
 
 
SÓ QUESTÕES - CONTABILIDADE 
 
As tabelas a seguir apresentam as movimentações 
patrimoniais relativas aos meses de dezembro de 2017 e 
janeiro de 2018 de uma sociedade empresária que utiliza o 
regime de competência contábil. 
 
Desconsiderados eventuais tributos incidentes e encargos 
financeiros incorridos, as transações constantes das tabelas 
precedentes indicam que, no mês de dezembro de 2017, 
houve 
a) prejuízo superior a R$ 25.000 e inferior a R$ 40.000. 
b) lucro superior a R$ 10.000 e inferior a R$ 20.000. 
c) lucro superior a R$ 20.000 e inferior a R$ 30.000. 
d) prejuízo inferior a R$ 10.000. 
e) prejuízo superior a R$ 10.000 e inferior a R$ 25.000. 
 
 
9. CEBRASPE (CESPE) - Analista Administrativo 
(EBSERH)/Contabilidade/2018 
Na demonstração de resultados do exercício, as receitas 
devem ser apresentadas pelo critério de competência, 
avaliadas segundo seu custo histórico. 
 
 
10. CEBRASPE (CESPE) - Analista de Controle (TCE-
PR)/Administração/2016 
A indústria AlphaPar S.A., inaugurada em maio de 2016, está 
desenvolvendo orçamento de caixa para os meses de julho, 
agosto e setembro de 2016. Em maio, as vendas atingiram R$ 
200.000 e, em junho, R$ 400.000. Preveem-se vendas nos 
valores de R$ 600.000, R$ 500.000 e R$ 400.000, 
respectivamente, para julho, agosto e setembro. Das vendas 
realizadas, 20% foram feitas à vista; 50%, no cartão de 
crédito, com prazo de 30 dias; e 30%, no cartão de crédito, 
com prazo de 60 dias. 
 
Nessa situação hipotética, a previsão de recebimentos da 
indústria AlphaPar S.A., no mês de agosto de 2016, 
corresponde a R$ 520.000. 
 
 
11. CEBRASPE (CESPE) - Analista de Controle (TCE-
PR)/Contábil/2016 
 
Determinada empresa levantou as informações mostradas a 
seguir (valores em reais), referentes às operações realizadas 
no mês de julho de 2016. 
 
Com base nessas informações, é correto afirmar que, de 
acordo com o regimede competência, a referida empresa 
obteve lucro de R$ 90.000. 
 
 
12. CEBRASPE (CESPE) - Contador (FUB)/2015/II 
Em maio de 2015, foram recolhidos R$ 32 milhões em 
vendas de ingressos para os Jogos Olímpicos de 2016, valor 
definido para ser recebido em até três vezes, entre julho e 
setembro de 2015. Nessa situação, o reconhecimento da 
receita de R$ 32 milhões pela entidade vendedora ocorrerá 
em 2016, quando da realização dos Jogos Olímpicos. 
 
 
13. CEBRASPE (CESPE) - Auditor Governamental (CGE 
PI)/Geral/2015 
Julgue o item subsequente, relativo às seguintes contas: 
caixa; reservas de lucros; fornecedores; aplicações 
financeiras; duplicatas a receber; encargos financeiros a 
transcorrer; duplicatas descontadas; imobilizado; capital 
social; estoques; impostos e contribuições a recolher; 
empréstimos e financiamentos; receitas financeiras a 
transcorrer. 
 
Por ocasião das competências mensais, os saldos das contas 
“encargos financeiros a transcorrer” e “receitas financeiras a 
transcorrer” serão reduzidos mediante lançamentos feitos 
em contas de despesas financeiras e de receitas financeiras, 
respectivamente. 
 
 
14. CEBRASPE (CESPE) - Contador (MPOG)/"PGCE"/2015 
(e mais 1 concurso) 
De acordo com o regime de competência, no momento da 
assinatura do contrato, deve-se fazer um registro no ativo 
circulante do valor referente ao tempo de vigência do 
contrato. 
 
 
15. CEBRASPE (CESPE) - Contador (FUB)/2015/II 
O valor das receitas de vendas a prazo que ainda não tenha 
sido recebido quando da elaboração da demonstração do 
resultado do exercício será evidenciado juntamente com o 
 
 
 
SÓ QUESTÕES - CONTABILIDADE 
valor das demais receitas, em decorrência do princípio da 
competência. 
 
16. CEBRASPE (CESPE) - Analista Legislativo (CAM 
DEP)/Área III/Consultor Legislativo/2014 
Considere que um comprador, sem histórico comercial, 
tenha efetuado o pagamento de uma série de parcelas a 
uma empresa vendedora, para que, ao fim desses 
pagamentos, recebesse determinado produto. Nesse caso, a 
empresa vendedora deverá reconhecer, de acordo com o 
regime de competência, as receitas nas datas dos 
respectivos recebimentos. 
 
 
17. CEBRASPE (CESPE) - Auditor de Controle Externo (TC-
DF)/2014 
De acordo com o regime de competência, os custos de 
transação incorridos na aquisição de ações de emissão 
própria devem impactar o resultado da entidade no 
exercício em que for efetuada a transação. 
 
 
18. CEBRASPE (CESPE) - Auditor de Controle Externo (TC-
DF)/2014 
O regime de competência é comumente utilizado pelas 
empresas, ainda que algumas mantenham sua contabilidade 
pelo regime de caixa. Mesmo as empresas que utilizam o 
regime de competência em sua contabilidade elaboram 
alguma demonstração em regime de caixa. 
 
 
19. CEBRASPE (CESPE) - Contador (CADE)/2014 
O registro contábil de um débito na conta caixa e de um 
crédito na conta receita de aluguéis a vencer diferida 
corresponde à receita cujo fato gerador ainda não ocorreu. 
Dessa forma, o reconhecimento da referida receita no 
resultado em momento futuro estará em conformidade com 
o regime de competência. 
 
 
20. CEBRASPE (CESPE) - Contador (UNIPAMPA)/2013 
Durante o mês de abril de 2013, uma empresa que 
comercializa móveis de estilo sob encomenda realizou as 
seguintes transações: 
 
 pagamento antecipado de seguro contra incêndio, no valor 
de R$ 12.000,00, com cobertura de um ano, a contar do mês 
de junho de 2013; 
 pagamento de diversas despesas incorridas no mês, no valor 
de R$ 23.000,00; 
 recebimento antecipado de R$ 400.000,00, referentes às 
vendas de móveis a serem entregues após 90 dias; 
 recebimento de R$ 200.000,00, referentes às vendas a prazo 
realizadas em meses anteriores; 
 recebimento de R$ 80.000,00, referentes às vendas, no valor 
total de R$ 350.000,00, de móveis do estoque e entregues no 
mesmo mês. 
 
Acerca dessa situação, julgue o item a seguir, relacionado à 
apuração do resultado do mês de abril de 2013. 
 
O resultado do mês de abril de 2013, de acordo com o 
regime de competência, foi de R$ 257.000,00. 
 
 
21. CEBRASPE (CESPE) - Auditor Fiscal da Receita 
Estadual (SEFAZ ES)/2013 
Uma empresa realizou os seguintes eventos contábeis 
durante o mês de março do ano X1. 
 
► prestação de serviços no valor de R$ 100 mil à vista; 
 
► pagamento de despesas com salários de funcionários no 
valor de R$ 30 mil, referente à mão de obra do mês anterior; 
 
► despesas com contratação de empresa para consultoria e 
treinamento no valor de R$ 5 mil, a serem pagas em trinta 
dias; 
 
►empréstimos concedidos a funcionários no valor de R$ 10 
mil, sendo a primeira parcela vincenda em sessenta dias; 
 
► recebimento da antecipação de um cliente no valor de R$ 
15 mil, por serviços que serão prestados somente em abril; 
 
► pagamento de despesas de energia elétrica do mês no 
valor de R$ 1 mil. 
 
Considerando a situação hipotética acima apresentada, 
Caso a empresa esteja apurando o resultado pelo regime de 
caixa, ela terá aferido um lucro de R$ 84 mil ao final do mês 
de março. 
 
 
22. CEBRASPE (CESPE) - Técnico 
(UNIPAMPA)/Contabilidade/2013 
Adotando-se o regime de competência, as provisões para 
férias e décimo terceiro salário são contabilizadas em contas 
de despesas operacionais ou de custos de produção, no 
momento da apropriação mensal, em contrapartida de uma 
conta de resultado. 
 
 
23. CEBRASPE (CESPE) - Analista do Ministério Público 
da União/Perícia/Contabilidade/2013 
A confrontação das receitas com as despesas correlatas é 
um pressuposto do princípio da competência, segundo o 
qual o reconhecimento de receitas e despesas deve ocorrer 
nos períodos a que se referem, independentemente do 
recebimento ou pagamento. De acordo com esse princípio, 
 
 
 
SÓ QUESTÕES - CONTABILIDADE 
o pagamento antecipado de uma despesa não afeta o 
resultado da empresa no momento de sua ocorrência. 
 
 
24. CEBRASPE (CESPE) - Agente de Polícia Federal/2012 
Determinada entidade apresentou os seguintes eventos no 
mês de abril de 2012. 
 
I pagamento de R$ 4.200,00, no mês de abril de 2012, 
referentes a aluguel dos meses de abril e maio de 2012; 
 
II consumo e pagamento de despesas, em abril de 2012, com 
serviços de limpeza e conservação, relativos ao mês de abril 
de 2012, no valor de R$ 1.800,00; 
 
III recebimento, em abril de 2012, em dinheiro, por serviços 
prestados no mês de março de 2012, no valor de R$ 3.600,00; 
 
IV prestação de serviços, no mês de abril de 2012, para 
recebimento em maio de 2012, no valor de R$ 5.700,00. 
 
À luz do regime de caixa e do regime de competência, julgue 
o item seguinte, relativo à apuração de resultado do mês de 
abril de 2012 da entidade considerada. 
 
Na apuração do resultado do mês de abril de 2012, não se 
consideram, tanto no regime de caixa quanto no de 
competência, os eventos III e IV, os quais repercutem na 
apuração do resultado, respectivamente, dos meses de 
março e maio 
 
 
25. CEBRASPE (CESPE) - Perito Oficial Criminal (PC 
ES)/"Antiga Carreira"/"Sem Área"/2011 
O cumprimento do regime de competência pressupõe a 
confrontação entre receitas e despesas. 
 
 
26. CEBRASPE (CESPE) - Técnico Administrativo 
(PREVIC)/2011 
Considere que determinada empresa, costumeiramente, 
pague seus empregados somente no quinto dia útil do mês 
seguinte à prestação dos seus serviços. Nesse caso, se o 
regime contábil para efeito de registro fosse o de caixa, e 
não o de competência, no mês da prestação desses serviços, 
haveria redução no passivo e aumento no lucro ou redução 
do prejuízo. 
 
 
27. CEBRASPE (CESPE) - Técnico Administrativo 
(PREVIC)/2011 
Materiais de limpeza adquiridos em março de 2010, pagos 
em abril de 2010 e consumidos em maio de 2010 devem ter 
sido apropriados na demonstração do resultado do exercício 
em abril de 2010.28. CEBRASPE (CESPE) - Agente Técnico de 
Inteligência/Contabilidade/2010 
 
Uma locadora de filmes tem sua receita principal oriunda 
dos aluguéis de DVDs, que são oferecidos nas seguintes 
condições: spot, quando o cliente retira o DVD e paga no ato 
da retirada; promocional, quando o cliente compra cartela 
que dá direito à retirada de 10 unidades de DVDs, quando o 
cliente desejar; e vip, quando o cliente tem cadastro pré-
aprovado e paga o valor correspondente aos filmes 
alugados ao fim de cada mês. O valor do aluguel é de R$ 
10,00 por DVD, exceto no caso do pacote promocional, que 
resulta em desconto de 10% sobre esse valor. No mês de 
outubro,quando foram emprestados 500 DVDs, a locadora 
recebeu R$ 2.000,00 das vendas spot, R$ 2.000,00 das 
vendas de cartelas promocionais e R$ 2.000,00 das vendas 
vip. Nessa situação, a empresa deve contabilizar como 
receita de aluguel o valor de R$ 6.000,00. 
 
 
29. CEBRASPE (CESPE) - Analista Judiciário (TRE 
MT)/Administrativa/Contabilidade/2010 
Determinada indústria foi contratada no mês de janeiro/20X3 
para montar um computador de grande porte para entrega 
futura. Em março/20X3, o contratante adiantou-lhe 60% do 
preço do computador para aquisição de peças e acessórios 
necessários ao início da montagem dos acabamentos do 
equipamento. No final de abril/20X3, a contratada já estava 
com o hardware encomendado em fase de testes e 
embalagem. No início de junho/20X3, foi feita a entrega do 
computador ao encomendante, mediante o recebimento de 
10% do preço acordado. Os restantes 30% foram pagos pelo 
cliente no mês de agosto/20X3. 
 
Nessa situação, de acordo com os princípios fundamentais 
de contabilidade, o reconhecimento da receita de vendas na 
referida indústria deve ser corretamente feito no mês de 
a) janeiro. 
b) março. 
c) abril. 
d) junho. 
e) agosto. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
SÓ QUESTÕES - CONTABILIDADE 
30. CEBRASPE (CESPE) - Analista (SAD PE)/Gestão 
Administrativa/2010/Contador 
 
Considerando os dados mostrados na tabela acima e o 
regime da competência, é correto inferir que o resultado A 
em 2008 foi prejuízo de R$ 10.000,00. 
a) em 2009 foi prejuízo de R$ 10.000,00. 
b) em 2009 foi lucro de R$ 30.000,00. 
c) em 2009 foi lucro de R$ 40.000,00. 
d) em 2010 foi lucro de R$ 30.000,00. 
 
 
31. CEBRASPE (CESPE) - Técnico Judiciário (TRE 
BA)/Administrativa/Contabilidade/2010 
Um hotel aceitou reservas para o carnaval de 2010, 
recebendo o valor das diárias correspondentes a esse período 
em agosto de 2009. 
Nessa situação, esse recebimento só pode ser registrado 
como receitas do exercício em 2010. 
 
 
32. CEBRASPE (CESPE) - Técnico Judiciário (TRE 
BA)/Administrativa/Contabilidade/2010 
Para atender à demanda diária, determinado restaurante 
compra, toda madrugada, frutos do mar de uma cooperativa 
de pescadores, sendo que os pagamentos são realizados a 
cada quinze dias, dentro do mês em que ocorreu a compra. 
Nessa situação, essas compras devem ser registradas 
contabilmente, pelo restaurante, como despesas do mês. 
 
 
33. CEBRASPE (CESPE) - Agente Técnico de 
Inteligência/Contabilidade/2010 
Uma empresa desenvolve suas atividades operacionais em 
imóvel próprio, cujo IPTU referente ao ano de 2010 foi 
lançado pelo valor de R$ 1.200,00, com vencimento em 
2/2/2010. Nessa situação, se a empresa tiver realizado o 
pagamento por meio de débito em sua conta bancária na 
data de vencimento da obrigação fiscal, deverá contabilizar 
um crédito em banco conta movimento e um débito em 
despesa com IPTU no valor de R$ 1.200,00. 
 
 
34. CEBRASPE (CESPE) - Agente de Polícia Federal/2009 
De acordo com a doutrina e a legislação contábeis, a 
prescrição de uma dívida e o perecimento de um direito 
correspondem, respectivamente, a uma realização de 
receita e à incorrência de uma despesa. 
 
 
35. CEBRASPE (CESPE) - Contador (UNIPAMPA)/2009 
Determinada empresa de consultoria técnica-agrícola 
prestou serviços, no final de dezembro de 2008, para uma 
vinícola, cujas parreiras haviam sofrido um ataque de 
pragas. Nessa situação, considerando que a nota fiscal dos 
serviços só foi emitida na primeira semana de janeiro, a 
receita deve ser reconhecida contabilmente em 2009, no 
mês de emissão do documento. 
 
 
36. CEBRASPE (CESPE) - Analista Judiciário 
(TST)/Administrativa/Contabilidade/2008 
Com o lançamento representado a seguir ocorre o 
reconhecimento da receita pelo regime de competência, 
relativo a serviços já prestados e registrados. 
 
D − duplicatas a receber 
C − serviços a faturar 
 
 
37. CEBRASPE (CESPE) - Técnico Ministerial (MPE 
TO)/Assistente Administrativo/2006 
Para planejar e controlar as faltas e as sobras de caixa e 
para apurar o resultado financeiro, adota-se o regime de 
competência. 
 
 
38. CEBRASPE (CESPE) - Analista Administrativo 
(ANATEL)/Geral (Ciências Exatas ou Humanas)/2006 
(e mais 1 concurso) 
Considere que o pagamento de mão-de-obra referente aos 
serviços prestados em janeiro de determinado ano tenha 
sido realizado somente em fevereiro daquele ano. No 
regime de caixa, esse pagamento será registrado como 
despesa do mês de janeiro, já que ocorreu, efetivamente, 
nesse mês. 
 
 
39. CEBRASPE (CESPE) - Especialista em Regulação de 
Serviços Públicos de Telecomunicações/Geral 
(Ciências Exatas ou Humanas)/2006 
De acordo com o princípio da competência dos exercícios, 
adiantamentos recebidos pelas vendas de bens que serão 
posteriormente produzido são tratados, contabilmente, 
como receita e registrados no ativo da empresa. 
 
 
40. CEBRASPE (CESPE) - Analista Administrativo 
(ANS)/Ciências Contábeis/2005 
Ao apurar o valor dos juros incorridos, por ocasião de 
empréstimo obtido junto a instituição financeira, a empresa 
registrará em seu resultado do exercício a despesa 
 
 
 
SÓ QUESTÕES - CONTABILIDADE 
correspondente, mesmo que o valor dos juros não tenha 
sido pago em sua totalidade. 
 
 
41. CEBRASPE (CESPE) - Técnico Judiciário (STM)/Apoio 
Especializado/Contabilidade/2004 
O recebimento de vendas a prazo, em período posterior à 
ocorrência da venda, ocasiona aumento no resultado líquido 
do período. 
 
 
42. CEBRASPE (CESPE) - Técnico Judiciário (STM)/Apoio 
Especializado/Contabilidade/2004 
As receitas devem ser lançadas pelo regime de caixa e as 
despesas, pelo regime de competência. 
 
 
43. CEBRASPE (CESPE) - Técnico 
(PETROBRAS)/Contabilidade/2004 
 
Pelo regime de competência, no período, foram auferidas 
receitas de R$ 19.600,00. 
 
 
44. CEBRASPE (CESPE) - Técnico Bancário I 
(BANESE)/2004 
Quando as receitas auferidas pelo banco, em uma de suas 
operações, corresponderem a ganhos em um dos semestres, 
elas serão contabilizadas no respectivo semestre pelo seu 
valor integral. 
 
 
45. CEBRASPE (CESPE) - Técnico Bancário I 
(BANESE)/2004 
As receitas (ou rendas) e as despesas (ou custos) dos bancos 
deverão ser reconhecidas no regime de competência anual. 
 
 
46. CEBRASPE (CESPE) - Agente de Polícia 
Federal/"Regionalizado"/2004 
Ao se registrar a contribuição social do período, com 
pagamento futuro, há um acréscimo no ativo e um 
decréscimo no resultado do exercício, considerando-se o 
regime de competência. 
 
 
47. CEBRASPE (CESPE) - Agente de Polícia Federal/2004 
No regime de caixa para registro de venda de mercadorias, a 
empresa reconhece o valor correspondente à venda no 
momento em que esta ocorre, independentemente da 
forma de pagamento. 
 
 
48. CEBRASPE (CESPE) - Escrivão de Polícia 
Federal/"Regionalizado"/2004 
Segundo o regime de competência, o registro de venda de 
mercadorias a prazo será efetuado no momento da venda 
 
 
49. CEBRASPE (CESPE) - Agente de Polícia 
Federal/"Regionalizado"/2004 
Ao se registrar a aquisição de mercadorias a prazo pelo 
regime de caixa, o ativo não sofrerá movimentação no 
momento de aquisição.50. CEBRASPE (CESPE) - Auditor Fiscal da Receita 
Estadual (SEFAZ AL)/2002 
Ao assumir um empréstimo bancário com desconto do juro 
antecipado, referente a um período de seis meses, a 
empresa deve reconhecer a despesa financeira 
correspondente como despesa no ato da operação. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
GABARITO 
 
1.E 2.E 3.C 4.B 5.C 6.E 7.E 8.C 
9.E 10.C 11.C 12.C 13.C 14.E 15.C 16.E 
17.E 18.C 19.C 20.E 21.C 22.E 23.C 24.E 
25.C 26.C 27.E 28.E 29.D 30.C 31.C 32.C 
33.E 34.C 35.E 36.E 37.E 38.E 39.E 40.C 
41.E 42.E 43.E 44.C 45.E 46.E 47.E 48.C 
49.C 50.E - - -- - - 
 
 
 
 
SÓ QUESTÕES - CONTABILIDADE 
TÓPICO 7 
Depreciação, Amortização e Exaustão 
1. CEBRASPE (CESPE) - Analista de Controle Externo 
(TCE-RJ)/Controle Externo/Ciências Contábeis/2021 
A exaustão consiste na redução do valor de determinado 
recurso natural esgotável, quando provocada pela 
exploração econômica. 
 
 
2. CEBRASPE (CESPE) - Analista Ministerial (MPE 
CE)/Ciências Contábeis/2020 
A metade do tempo de vida útil de um bem usado pode ser 
adotada como novo prazo de vida útil para fins de 
depreciação desse bem. 
 
 
3. CEBRASPE (CESPE) - Auditor-Fiscal da Receita 
Estadual (SEFAZ RS)/2019 
Em 2/1/2015, determinada empresa incorporou ao seu 
imobilizado um equipamento industrial pelo valor de R$ 
120.000. O fornecedor informou que a vida útil do 
equipamento é de quinze anos, mas a empresa verificou que 
revistas especializadas apontam durabilidade de doze anos e, 
assim, pretende utilizar o equipamento por dez anos. A 
empresa tem por prática considerar um valor residual de 10% 
em todos os seus equipamentos industriais. O equipamento é 
destinado ao uso em dois turnos de oito horas, e a empresa 
aplica a depreciação contábil acelerada, pelo método da linha 
reta, com quotas constantes. 
 
No encerramento do exercício de 2017, depois de 
contabilizada a depreciação do período, o valor contábil 
líquido do bem era superior a R$ 70.000 e inferior a R$ 
74.000. 
 
 
4. CEBRASPE (CESPE) - Escrivão de Polícia Federal/2018 
Para a melhoria na qualidade do atendimento ao público, 
certa unidade policial adquiriu 8 computadores e 3 
impressoras, que foram postos em uso na mesma data de 
compra, nas seguintes condições. 
 
• preço de cada computador: R$ 3.500; 
• preço de cada impressora: R$ 600; 
• tempo de vida útil estimada: 5 anos para ambos os 
equipamentos; 
• data da compra: 1.º/7/20x0. 
A respeito dessa situação hipotética, julgue o item 
subsequente. 
 
O valor da despesa de depreciação dos 8 computadores a 
ser contabilizada pela unidade ao final do exercício de 20x0 
será de R$ 2.800. 
 
 
5. CEBRASPE (CESPE) - Agente de Polícia Federal/2018 
 
Determinada sociedade comercial realizou, no período 
corrente, as transações apresentadas a seguir. 
 
• Apropriou a terceira cota anual cheia de depreciação de um 
veículo, originalmente adquirido por R$ 60.000, com vida útil 
estimada em 5 anos. A empresa tem como política considerar 
um valor residual de 10% para todos os seus bens. O método 
de depreciação empregado é o da soma dos dígitos dos anos. 
 
• Descontou, no banco onde mantém conta, uma duplicata a 
vencer em 60 dias. O título, com valor nominal de R$ 
100.000, gerou um crédito de R$ 97.000 na conta-corrente da 
empresa. 
 
• Vendeu mercadorias por R$ 10.000, líquido de tributos, 
realizando a baixa dos estoques correspondentes, no valor de 
R$ 5.500. 
 
Nessa situação hipotética, 
a depreciação do veículo gerou um crédito de R$ 10.800 na 
conta de depreciação acumulada. 
 
 
6. CEBRASPE (CESPE) - Escrivão de Polícia Federal/2018 
Para a melhoria na qualidade do atendimento ao público, 
certa unidade policial adquiriu 8 computadores e 3 
impressoras, que foram postos em uso na mesma data de 
compra, nas seguintes condições: 
 
• preço de cada computador: R$ 3.500; 
• preço de cada impressora: R$ 600; 
• tempo de vida útil estimada: 5 anos para ambos os 
equipamentos; 
• data da compra: 1.o/7/20x0. 
 
A respeito dessa situação hipotética, julgue o item 
subsequente. 
 
Se, decorridos 4 anos da data de aquisição, um dos 
computadores for totalmente baixado do patrimônio por 
dano irreparável, a perda a ser contabilizada será de R$ 
2.800. 
 
 
7. CEBRASPE (CESPE) - Analista Administrativo 
(EBSERH)/Contabilidade/2018 
Situação hipotética: Uma empresa adquiriu o equipamento 
industrial X, com vida útil estimada de 10 anos e capacidade 
de processamento de um milhão de peças. X custou R$ 350 
mil e apresentou a produtividade de 80 mil peças no 
primeiro ano e 120 mil peças no segundo ano. No final do 
primeiro trimestre do terceiro ano de utilização de X, 
quando já haviam sido produzidas mais 40 mil peças, a 
empresa resolveu substituir esse equipamento por um mais 
moderno, tendo realizado a venda de X por R$ 270 mil. A 
 
 
 
SÓ QUESTÕES - CONTABILIDADE 
depreciação de X foi calculada pelo método das unidades 
produzidas. Assertiva: Nessa situação, a empresa realizou 
uma perda com a baixa de X. 
 
 
8. CEBRASPE (CESPE) - Analista Judiciário (TRE 
TO)/Administrativa/Contabilidade/2017 
De acordo com os padrões contábeis do CPC, para os itens 
do imobilizado que não tenham sido totalmente 
depreciados, a depreciação deverá cessar na data em que o 
a) valor residual do ativo for menor que o seu valor contábil. 
b) ativo estiver disponível para uso, mas não tenha começado 
ainda a ser utilizado. 
c) ativo for classificado como mantido para venda. 
d) ativo se tornar ocioso ou for retirado do seu uso normal. 
e) ativo estiver sujeito a manutenções preventivas e 
corretivas que preservem as suas condições originais. 
 
 
9. CEBRASPE (CESPE) - Analista de Gestão Educacional 
(SEDF)/Contabilidade/2017 
A depreciação de um ativo somente deve ser contabilizada a 
partir do momento em que o ativo estiver efetivamente em 
uso 
 
 
10. CEBRASPE (CESPE) - Analista Judiciário (TRT 7ª 
Região)/Administrativa/Contabilidade/2017 
Uma indústria adquiriu um equipamento produtivo por R$ 
320 mil, o qual foi registrado contabilmente e colocado em 
operação em 13/8/2013. O fabricante estimava a vida útil do 
equipamento em dez anos. O equipamento será utilizado em 
dois turnos de oito horas, razão por que será aplicada a 
depreciação acelerada calculada pelo método da linha reta. A 
empresa considera um valor residual de 10% para todos os 
seus equipamentos industriais. 
 
Nessa situação hipotética, considerando-se que a indústria 
encerra seu exercício social no dia trinta de setembro de 
cada ano, é correto afirmar que o valor contábil líquido do 
equipamento apurado para o balanço de 2017 é igual a 
a) R$ 80 mil. 
b) R$ 108 mil. 
c) R$ 140 mil. 
d) R$ 200 mil. 
 
 
11. CEBRASPE (CESPE) - Técnico Judiciário (TRE 
BA)/Administrativa/Contabilidade/2017 
Em relação à depreciação de bens e aos respectivos 
métodos e cálculo de quotas, assinale a opção correta. 
a) A quota de depreciação é o valor resultante da aplicação 
da taxa sobre o valor correspondente ao custo de aquisição 
do bem. 
b) A aplicação do método de depreciação denominado soma 
dos algarismos dos anos resulta em quotas crescentes ou 
decrescentes de depreciação. 
c) O método de depreciação escolhido deve ser utilizado 
durante toda a vida útil do ativo, a fim de que sejam 
mantidas a uniformidade e comparabilidade das informações. 
d) O cálculo das quotas de depreciação e a respectiva 
contabilização devem ter como referência o mês em que o 
bem tenha sido incorporado ao ativo da entidade. 
e) Se a depreciação acumulada alcançar 100% do valor 
depreciável, as quotas deverão continuar a ser calculadas, 
desde que o bem ainda esteja em uso na entidade. 
 
 
12. CEBRASPE (CESPE) - Analista Judiciário (TRE 
PE)/Administrativa/Contabilidade/2017 
Com base na NBC TG 27 (ativo imobilizado), assinale a opção 
correta, em relação à depreciação,ao valor depreciável e ao 
período de depreciação. 
a) Os normativos contábeis não permitem que o valor 
residual de um ativo imobilizado seja aumentado depois de 
estabelecido. 
b) A obsolescência técnica proveniente de mudanças ou as 
melhorias na produção não são consideradas na 
determinação de vida útil de um ativo. 
c) O valor depreciável de um ativo imobilizado deve ser 
apropriado de forma eventual ao longo de sua vida útil. 
d) A depreciação de um ativo imobilizado deve ser 
interrompida caso ele seja classificado como ativo mantido 
para venda. 
e) O valor depreciável dos ativos imobilizados é determinado 
pelo seu valor histórico, antes da dedução de seu valor 
residual. 
 
 
13. CEBRASPE (CESPE) - Auditor de Controle Externo 
(TCE-PA)/Administrativa/Contabilidade/2016 
A conta depreciação acumulada de imobilizado, cujo saldo é 
aumentado por lançamentos a crédito, tendo como 
contrapartida uma conta de despesa de depreciação, é 
retificadora do ativo imobilizado. 
 
 
14. CEBRASPE (CESPE) - Analista 
(FUNPRESP)/Contabilidade e Finanças/2016 
Uma entidade cujas atividades sejam exercidas em dois ou 
mais turnos de trabalho poderá desconsiderar essa 
informação ao estabelecer a vida útil de suas máquinas, 
para fins de contabilização da depreciação de seu 
imobilizado, visto que a legislação do imposto de renda 
determina os percentuais fixos para cada tipo de ativo 
 
 
15. CEBRASPE (CESPE) - Auditor de Controle Externo 
(TCE-PA)/Fiscalização/Ciências Atuariais/2016 
 
 
 
SÓ QUESTÕES - CONTABILIDADE 
Os recursos aplicados na aquisição de direitos da 
propriedade industrial ou comercial estão sujeitos à 
amortização, que representa perda de valor dos referidos 
ativos. 
 
 
16. CEBRASPE (CESPE) - Auditor de Controle Externo 
(TCE-PA)/Fiscalização/Ciências Atuariais/2016 
A depreciação contábil impacta negativamente o resultado 
da empresa e tem como contrapartida o reconhecimento de 
um passivo no balanço patrimonial. 
 
 
17. CEBRASPE (CESPE) - Especialista em Gestão de 
Telecomunicações (TELEBRAS)/Contador/2015 
O valor depreciável de um ativo será obtido após a dedução 
do seu valor residual, que representa uma estimativa do 
valor a ser obtido com a venda desse ativo ao fim de sua 
vida útil, deduzidas as despesas estimadas de venda. 
 
 
18. CEBRASPE (CESPE) - Analista do Ministério Público 
da União/Apoio Técnico 
Administrativo/Atuarial/2015 
A redução do valor residual de um ativo imobilizado 
proporcionará aumento da cota de depreciação mensal 
desse ativo, caso sua vida útil seja mantida inalterada. 
 
 
19. CEBRASPE (CESPE) - Especialista em Gestão de 
Telecomunicações (TELEBRAS)/Contador/2015 
A depreciação de uma máquina utilizada na produção de 
determinado ativo não deve ser reconhecida no resultado, 
mas deve ser incluída no custo do ativo produzido pela 
máquina. 
 
 
20. CEBRASPE (CESPE) - Contador (FUB)/2015 
O valor da depreciação de um ativo imobilizado pode ser 
calculado por vários métodos, mas, uma vez escolhido, o 
método deve ser mantido até a baixa do ativo em questão. 
 
 
21. CEBRASPE (CESPE) - Contador (FUB)/2015/II 
Determinado bem imobilizado foi adquirido ao custo de R$ 
100.000, sendo sua vida útil estimada em dez anos, sem 
valor residual. Em 2014, após oito anos de uso, foram 
realizados gastos de R$ 1.000 para manutenção e reparos 
nesse imobilizado. Nessa situação, o valor líquido desse 
imobilizado, no final de 2014, é igual a R$ 20.000. 
 
 
22. CEBRASPE (CESPE) - Analista Judiciário (TRE 
MT)/Administrativa/Contabilidade/2015 
Determinada indústria que opera com uma estimativa de 
valor residual de 10% para todos os itens de seu imobilizado 
produtivo adquiriu um maquinário produtivo por R$ 200.000. 
A depreciação é realizada pelo método de unidades 
produzidas e a capacidade produtiva da máquina foi estimada 
em 2 milhões de peças. No primeiro e no segundo exercícios 
sociais, essa máquina produziu 250.000 peças/ano; no 
terceiro ano, a produção da máquina foi de 300.000 peças. 
Toda a depreciação foi adequadamente contabilizada, de 
acordo com a competência contábil. 
 
De acordo com essa situação hipotética, o valor contábil 
líquido da máquina ao final do terceiro ano de atividade, em 
reais, foi de 128.000 
 
 
23. CEBRASPE (CESPE) - Atividades Técnicas de 
Complexidade Intelectual (MEC)/Analista 
Contábil/2014 
Considere que determinado ativo imobilizado tenha custo 
de R$ 50.000,00, vida útil econômica estimada de 5 anos e, 
ao final do terceiro ano, seja alienado pelo valor de R$ 
25.000,00. Neste caso, a entidade reconhece no resultado 
do período uma perda de capital no valor de R$ 5.000,00 
 
 
24. CEBRASPE (CESPE) - Contador (PF)/2014 
A amortização de ativo intangível, independentemente de 
sua vida útil, deve ser suspensa a partir do momento em 
que o bem for classificado como disponível para venda, 
voltando a ser depreciado normalmente se essa situação for 
revertida. 
 
 
25. CEBRASPE (CESPE) - Atividades Técnicas de 
Complexidade Intelectual (MEC)/Analista 
Contábil/2014 
Considere que determinada sociedade empresária tenha 
adquirido direitos contratuais, classificados como ativo 
intangível, por R$ 96.000,00. Considere ainda que o prazo 
dos direitos contratuais, que se estende por 8 anos, seja 
suficiente para a sociedade empresária, já que a expectativa 
de utilização é de 6 anos. Nesse caso, desconsiderando-se 
qualquer outra informação, a amortização acumulada 
referente a esse intangível, no final do segundo ano de uso, 
apresenta um saldo credor de R$ 32.000,00. 
 
 
26. CEBRASPE (CESPE) - Contador (SUFRAMA)/2014 
A depreciação de um imobilizado calculada pelo método da 
soma dos dígitos apresenta despesas anuais de depreciação 
crescentes ao longo do tempo. 
 
 
27. CEBRASPE (CESPE) - Técnico em Contabilidade 
(SUFRAMA)/2014 
Considere que um bem com vida útil de cinco anos tenha 
sido adquirido por R$ 5.000, e que sua depreciação tenha 
 
 
 
SÓ QUESTÕES - CONTABILIDADE 
sido calculada pelo método da soma dos dígitos dos anos, 
de modo que tenham sido geradas cotas de depreciação 
maiores no início e menores no final. Nesse caso, a venda 
desse bem, ao final do terceiro ano de uso, por R$ 1.250 
gerará um resultado líquido negativo de R$ 750. 
 
 
28. CEBRASPE (CESPE) - Analista Judiciário (TJ 
CE)/Técnico-Administrativa/Ciências Contábeis/2014 
Considerando os pronunciamentos técnicos do Comitê de 
Pronunciamentos Contábeis referentes aos estoques e 
imobilizados, assinale a opção correta. 
a) Em determinadas situações, a depreciação de ativos 
imobilizados não é reconhecida no resultado, podendo ser 
incluída no custo de outros ativos. 
b) Após um imobilizado ser classificado como mantido para 
venda, enquanto esse ativo não for vendido, a sua 
depreciação será reconhecida como despesa do período. 
c) O custo dos estoques de prestador de serviços inclui as 
margens de lucro e os gastos gerais não atribuíveis, além de 
ser incluído, com frequência, nos preços cobrados pelos 
prestadores de serviços. 
d) A depreciação não pode ser reconhecida quando o valor 
justo de um ativo imobilizado excede o seu valor contábil, 
ainda que o valor residual do bem seja igual a zero. 
e) Os estoques devem ser mensurados pelo valor realizável 
líquido ou pelo valor presente, dos dois o que for menor na 
data do balanço. 
 
 
29. CEBRASPE (CESPE) - Analista Legislativo (CAM 
DEP)/Área IV/Consultor Legislativo/2014 
Os bens tangíveis sofrem depreciação a partir do momento 
em que são postos em condições de uso, processo esse que 
cessa quando esses bens são retirados definitivamente de 
uso ou quando sua obsolescência é constatada. 
 
 
30. CEBRASPE (CESPE) - Atividades Técnicas de 
Complexidade Intelectual (MEC)/Analista 
Contábil/2014 
Considere que uma empresa tenha adquirido um veículo 
por R$ 100.000,00 e o tenha vendido porR$ 22.000,00 
depois de quatro anos de uso. Nesse caso, se o valor do 
veículo foi depreciado linearmente a uma taxa de 20% ao 
ano, então o 
ganho de capital da empresa com a operação foi de R$ 
2.000,00. 
 
 
31. CEBRASPE (CESPE) - Analista Administrativo 
(ANP)/Área II/2013 
Comparativamente aos métodos dos saldos decrescentes e 
das unidades produzidas, o método linear resulta em 
despesas de depreciação inconstantes ao longo da vida útil 
do ativo, refletindo um padrão instável do consumo dos 
benefícios econômicos futuros esperados incorporados no 
ativo. 
 
 
32. CEBRASPE (CESPE) - Analista Administrativo 
(ANP)/Área II/2013 
Os ativos com valor residual maior que zero estão sujeitos à 
redução do seu valor depreciável. Isso faz que o valor 
contábil desses ativos, ao final de sua vida útil, represente 
os benefícios econômicos futuros que a venda desses bens 
ainda será capaz de proporcionar à empresa que detém o 
seu controle. 
 
 
33. CEBRASPE (CESPE) - Analista Administrativo (TCE-
ES)/Ciências Contábeis/2013 
Considere as seguintes informações referentes às máquinas 
que compõem o imobilizado da empresa Santo Espírito Ltda., 
no final do exercício de 2012. 
 
Se a empresa adotar o método linear para calcular a 
depreciação de todo o imobilizado e se, na data da 
aquisição, as máquinas estiverem prontas para uso, a conta 
depreciação acumulada das máquinas no final do exercício 
de 2012 deverá registrar saldo de 
a) R$ 153.261,00. 
b) R$ 160.299,00. 
c) R$ 34.719,00. 
d) R$ 35.916,00. 
e) R$ 125.583,00. 
 
 
34. CEBRASPE (CESPE) - Técnico do Banco Central do 
Brasil/Área 1 - Suporte Técnico-Administrativo/2013 
De acordo com o método da depreciação linear, se um bem, 
cujo valor inicial era de R$ 10.000,00, for avaliado, após 5 
anos, em R$ 2.000,00, o resultado do cálculo da depreciação 
sofrida por esse bem será igual a R$ 400,00 por ano. 
 
 
35. CEBRASPE (CESPE) - Especialista Em Regulação de 
Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás 
Natural (ANP)/Área VII/2013 
Se ocorrer mudança significativa no padrão de consumo 
previsto para um ativo durante determinado exercício 
financeiro, o método de depreciação deve ser mudado para 
refletir tal alteração. 
 
 
 
 
 
SÓ QUESTÕES - CONTABILIDADE 
36. CEBRASPE (CESPE) - Especialista Em Regulação de 
Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás 
Natural (ANP)/Área V/2013 
Diversos métodos de depreciação, como, por exemplo, o 
método linear, podem ser utilizados para apropriar, de 
forma sistemática, o valor depreciável de um ativo ao longo 
da sua vida útil. 
 
 
37. CEBRASPE (CESPE) - Técnico 
(UNIPAMPA)/Contabilidade/2013 
O registro das depreciações reduz o valor de elementos do 
ativo imobilizado e do intangível. 
 
 
38. CEBRASPE (CESPE) - Contador (MJSP)/2013 
A depreciação decorrente do uso de máquinas e 
equipamentos na produção de determinado bem deve ser 
reconhecida como custo do bem produzido, o que provoca 
redução imediata no resultado contábil da empresa. 
 
 
39. CEBRASPE (CESPE) - Analista do Ministério Público 
da União/Perícia/Contabilidade/2013 
As contas provisão para créditos de liquidação duvidosa e 
depreciação acumulada, apesar de apresentarem saldo de 
natureza credora, devem ser classificadas no ativo como 
contas redutoras dos itens patrimoniais que lhe deram 
origem. 
 
 
40. CEBRASPE (CESPE) - Analista Administrativo 
(ANP)/Área II/2013 
Os ativos intangíveis estão sujeitos à amortização com base 
na sua vida útil, que pode sofrer influência tanto de fatores 
econômicos quanto de fatores legais. Ativos intangíveis com 
vida útil indefinida, no entanto, devem ser amortizados no 
prazo máximo de dez anos. 
 
 
41. CEBRASPE (CESPE) - Técnico Judiciário (TRE 
ES)/Administrativa/Contabilidade/2011 
Após três anos de uso, um ativo imobilizado adquirido por 
R$ 40.000,00 tem 40% do seu custo depreciado; nesse 
momento, ele é vendido por R$ 20.000,00. Nessa situação, a 
empresa obteve um lucro de R$ 20.000,00 em outros 
resultados operacionais. 
 
 
42. CEBRASPE (CESPE) - Analista Judiciário (TJ ES)/Apoio 
Especializado/Economia/2011/02 
O custo de depreciação anual do capital ou custo de uso do 
capital corresponde a quanto o capital perde de seu valor 
anualmente em razão de seu uso ou de sua obsolescência. 
 
 
43. CEBRASPE (CESPE) - Analista Judiciário (TJ ES)/Apoio 
Especializado/Técnico em Contabilidade/2011/01 
A conta depreciação acumulada é patrimonial e redutora do 
ativo. 
 
 
44. CEBRASPE (CESPE) - Analista Judiciário (TRE 
BA)/Administrativa/Contabilidade/2010 
O reconhecimento de despesa de depreciação mensal 
provoca variação patrimonial de natureza quantitativa, 
afetando o resultado líquido para menos. 
 
 
45. CEBRASPE (CESPE) - Técnico Judiciário (TRE 
BA)/Administrativa/Contabilidade/2010 
 
O valor total líquido do ativo imobilizado é igual a R$ 
6.000,00. 
 
 
46. CEBRASPE (CESPE) - Agente Técnico de 
Inteligência/Contabilidade/2010 
Determinada empresa comprou uma máquina para uso no 
valor de R$ 100.000,00. A vida útil desse ativo é estimada 
em 10 anos, ao fim dos quais a empresa espera um valor 
residual de R$ 20.000,00. Nessa situação, admitindo-se que 
a empresa utilize o método de depreciação linear, ela 
deverá contabilizar, anualmente, uma despesa de 
depreciação no valor de R$ 8.000,00. 
 
 
47. CEBRASPE (CESPE) - Agente de Polícia Federal/2009 
Suponha que uma empresa mineradora tenha adquirido os 
direitos de exploração de uma mina por R$ 5 milhões, por 
meio de um contrato com cinco anos de vigência. Nesse 
caso, após dois anos de exploração, se tiverem sido 
extraídos 30% da possança da mina, o referido ativo, 
 
 
 
SÓ QUESTÕES - CONTABILIDADE 
classificado no imobilizado, deverá estar avaliado no 
balanço da empresa por R$ 3 milhões. 
 
 
48. CEBRASPE (CESPE) - Assistente de Controle Externo 
(TCE-TO)/Apoio Técnico Administrativo/Técnico em 
Contabilidade/2009 
Considere que o ativo imobilizado de determinada empresa 
registrava o valor de uma máquina pelo custo de aquisição de 
R$ 50.000,00. Após a ocorrência de um incêndio, foi 
considerada perdida integralmente. Essa máquina havia sido 
adquirida a crédito, do qual já foi amortizado o montante de 
R$ 40.000,00. A depreciação acumulada referente a este bem 
estava registrada até o dia do sinistro em R$ 35.000,00. 
 
Considerando apenas esses dados, a baixa da máquina 
acarretará uma despesa líquida não-operacional de R$ 
15.000,00 
 
 
49. CEBRASPE (CESPE) - Auditor da Receita Estadual 
(AC)/2006 
Suponha que uma empresa tenha efetuado benfeitorias em 
prédio próprio, por R$ 84.000,00, com vida útil estimada de 
4,5 anos, e que o valor residual provável seja de R$ 
3.000,00. 
 
Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta. 
a) O valor aplicado será amortizado em 5 anos, à base de R$ 
16.800,00 anuais. 
b) A quota mensal de depreciação corresponde a R$ 
1.500,00. 
c) O valor aplicado não está sujeito a recuperação. 
d) A depreciação anual será de 10% sobre R$ 81.000,00. 
 
 
50. CEBRASPE (CESPE) - Administrador (TJ RR)/2006 
Depreciação de um bem patrimonial é a perda de seu valor 
por causa do uso, obsolescência ou deterioração. O cálculo 
da depreciação é embasado em parâmetros definidos pela 
organização detentora do bem 
 
 
51. CEBRASPE (CESPE) - Técnico 
(MIN)/Contabilidade/2006 
O correto registro da baixa de veículo do ativo imobilizado 
por obsolescência, contabilizado por R$ 12.000,00 e com 
depreciação acumulada de R$ 12.000,00, deve ser feito 
conforme o lançamento abaixo. 
débito – veículo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 12.000,00 
crédito – custo do veículo baixado . . . . . . . R$ 12.000,00 
 
 
 
 
52. CEBRASPE (CESPE) - Técnico Legislativo (CL 
DF)/Técnico de Contabilidade/2006 
Ao constatar a extração de recursos minerais, que são 
contabilizados,a contabilidade deverá efetuar o registro da 
exaustão. O registro mensal da exaustão deve ser a débito 
de despesa de exaustão e a crédito de exaustão acumulada. 
 
 
53. CEBRASPE (CESPE) - Analista Administrativo 
(ANS)/Administração/2005 
A despesa de depreciação resulta da verificação dos efeitos 
da perda do valor dos direitos cujo objeto são bens físicos 
sujeitos a desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da 
natureza ou obsolescência. 
 
 
54. CEBRASPE (CESPE) - Técnico 
(PETROBRAS)/Contabilidade/2004 
Débito em depreciação acumulada e crédito em despesa de 
depreciação representam lançamento de correção. 
 
 
 
GABARITO 
1.C 2.C 3.C 4.C 5.C 6.E 7.E 
8.C 9.E 10.C 11.B 12.D 13.C 14.E 
15.C 16.E 17.C 18.C 19.C 20.E 21.C 
22.C 23.E 24.E 25.C 26.E 27.E 28.A 
29.E 30.C 31.E 32.C 33.B 34.E 35.C 
36.C 37.E 38.E 39.C 40.E 41.E 42.E 
43.C 44.C 45.C 46.C 47.E 48.C 49.B 
50.C 51.E 52.C 53.C 54.C - - 
 
 
 
 
SÓ QUESTÕES - CONTABILIDADE 
ADQUIRA A 
VERSÃO COMPLETA 
COM MAIS DE 
MIL QUESTÕES 
DA BANCA CESPE 
 
CLIQUE AQUI 
 
Desconto exclusivo de 20% OFF >> OFF20 
 
https://go.hotmart.com/P51674753W?dp=1

Mais conteúdos dessa disciplina