Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO2_PSICOMUNITÁRIA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

"A discriminação entre comunidade e sociedade também é ratificada pelo sociólogo Max Weber ao pensar comunidade como uma relação social construída sobre fundamentos afetivos, emotivos e tradicionais, enquanto que a sociedade, embora também tipo de relação social, estaria pautada na compensação de interesses por motivos racionais numa espécie de acordo estabelecido entre seus integrantes por meio de manifestações recíprocas". (Carvalho, 2006, p. 111).
Considerando a leitura e reflexão do texto acima, marque a alternativa correta.
Existem diferenças significativas entre uma comunidade e uma sociedade segundo Max Weber especialmente no que se refere à densidade das relações sociais construídas nesses espaços.
A discriminação entre comunidade e sociedade foi uma construção ultrapassada da Sociologia desenvolvida pela Escola de Chicago que não se sustenta nos dias atuais, pois quase não existem diferenças entre uma e outra salvo pela número de integrantes.
Para a Psicologia Comunitária não existe a possibilidade de relações mais solidárias e afetivas na sociedade, uma vez que estas só seriam exclusivas do âmbito comunitário.
As diferenças entre a Sociedade e Comunidade na visão de muitos estudiosos referem-se tão somente a questões de ordem espacial e geográfica já que a sociedade é formada por diferentes comunidades.
Na concepção de Weber e outros sociólogos não existem diferenças significativas entre a Comunidade e a Sociedade.

Dentro da visão histórica e conceitual podemos dizer que a Psicologia Comunitária é uma disciplina recente e tem sua origem da psiquiatria social e preventiva, da dinâmica e psicoterapia de grupos e também do embate sobre a questão a neutralidade dos pesquisadores centrados no modelo empírico-analítico, dando início à assim chamada "crise"da Psicologia Social.
Analise as duas assertivas abaixo.
I - O nascimento da Psicologia Comunitária ocorreu como resposta à insatisfação com o modelo da Psicologia Social que não conseguia atender às problemáticas por meio de ações efetivas, sendo então uma disciplina que nasce da Psicologia Social para enfatizar a questão da opressão dos povos latino-americanos, criticando, assim, o modelo da Psicologia Social Clássico de origem americana, amplamente aplicado na América Latina.
II - Diante disso, a Psicologia Comunitária nasceu enfatizando a importância das práticas sociais, para o psicólogo atuar com enfoque realista através de intervenções isoladas que efetivamente promovessem transformações sociais independente dos demais atores sociais envolvidos como membros da comunidade e os outros profissionais que atuam na comunidade.
Ambas as assertivas estão corretas, mas a assertiva II não justifica a assertiva I.
a comunidade está ligada por valores morais e afetivos, gerando um sistema próprio de crenças, enquanto a sociedade está ligada apenas pelos aspectos burocráticos e jurídicos.
a comunidade está conectada a um grupo de indivíduos que possuem uma história e ancestrais em comum, enquanto a sociedade é formada por pessoas diferentes que não tem necessariamente uma história ou ancestrais comuns.
a comunidade está ligada ao ser, aos aspectos próprios do ser humano, como cultura, histórica e política, enquanto a sociedade está ligada ao haver, às obrigações cotidianas.
a comunidade possui um elo de ligação formado pelos aspectos religiosos e morais, enquanto a sociedade está conectada pelos meios de comunicação e pela tecnologia.

A psicologia comunitária está vinculada com as classes populares e a necessidade de desenvolver uma consciência em comunidade. Ou seja, diretamente ligada à necessidade de um contato constante com o passado, sob uma perspectiva de poder desenvolver uma consciência social.
Para que a comunidade desenvolva a consciência de seus problemas e daquilo que gera limitações, é necessário o conhecimento da:
História da própria comunidade.
História da psicologia.
História dos conceitos da psicologia.
História de vida do psicólogo.
História da ética.

A Psicologia Comunitária encontra nas políticas públicas sua área de atuação plena, pois em seus fundamentos teóricos e metodológicos, estuda as condições internas e externas ao homem que o impedem de ser sujeito e as condições que o fazem sujeitos numa comunidade.
A seguir são apresentadas algumas das metodologias da Psicologia Comunitária, assinale a alternativa que apresenta uma característica deste importante aspecto da psicologia no desenvolvimento de políticas públicas.
Os trabalhos comunitários partem da determinação do poder político local, a cidade, a partir da análise das condições de renda, educação e acesso à cultura.
É uma área da psicologia social que estuda teorias e métodos nas atividades do psiquismo decorrente do modo de vida do lugar e/ou comunidade.
Utilizando-se de métodos e processos de conscientização, procura trabalhar com os grupos populares para que participem da política da cidade.
Visa o desenvolvimento da consciência dos moradores como sujeitos de uma nação e atuação política. Passa ser um cidadão de direitos com práticas políticas de libertação.
Estuda o sistema de relações e representações, mecanismos de alienação social, técnicas de comunicação em grupo e a inter-relação entre as comunidades.

Leia o trecho abaixo: Desse modo, é fundamental, para aumentar a resolutividade dos movimentos sociais de cunho político-identitário, entre eles os de gênero, orientação sexual e raça/etnia destacados no presente texto, para além de tentar afetar a consciência desta ou daquela pessoa, questionar a consciência política da sociedade, contradizer a realidade social vigente, problematizar os estatutos e o cotidiano jurídico, para que o comprometimento com os outros, mais do que apenas fruto de empatias pessoais, resulte da convergência coletiva para o fim ou o apaziguamento de conflitos DE JESUS, Jaqueline Gomes.
Tomado como referência o trecho acima, avalie as afirmacoes a seguir.
I - É possível que alguns sujeitos banalizem o sofrimento alheio porque não sentem, na própria experiência, dores que são comuns a algumas realidades particulares.
II - Os movimentos sociais precisam dialogar, não, apenas, internamente, mas com a sociedade como um todo de modo a transformar o maior número de pessoas possível.
III - Os movimentos sociais são mais efetivos quanto mais focam em uma solidariedade com o outro que se dê por meio empatias pessoais.
É o correto apenas o que se afirma em: I
I, III
II
III
I, II

Leia o trecho abaixo: Para tanto, coloca-se contra as abordagens positivistas e experimentais, a neutralidade científica e as perspectivas individualistas de abordagem dos fenômenos psicossociais, defendendo, ao contrário, a produção de um conhecimento contextualizado, participante e co-construído por pesquisadores e atores sociais, como forma de contribuir para a solução dos problemas sociais que vivenciam e transformar sua realidade social.
Levando-se em consideração os trechos acima acerca da Psicologia Social Crítica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - O termo "crítico", que se segue ao termo Psicologia Social, implica que essa postura científica se coloca contra princípios tradicionais da ciência hegemônica.
II - A Psicologia Social que se compromete com a transformação da realidade social precisa se afastar da ciência como um todo.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Levando-se em consideração os trechos acima acerca da Psicologia Social Crítica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
I - O termo 'crítico', que se segue ao termo Psicologia Social, implica que essa postura científica se coloca contra princípios tradicionais da ciência hegemônica.
II - A Psicologia Social que se compromete com a transformação da realidade social precisa se afastar da ciência como um todo.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Araujo e Corradi-Webster apontam, em sua pesquisa, que muitos familiares não buscam ajuda para seus membros com problemas com substâncias entorpecentes por desconhecerem o trabalho comunitário dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), o que faz optarem por internações involuntárias desses pacientes.
Sobre o CAPS, observe as assertivas:
I- Utiliza de uma estratégia de separação do indivíduo de sua realidade, inclusive o proibindo de circular em certos locais.
II - Trabalha com busca espontânea, busca ativa e encaminhamento de pacientes.
III - Utiliza estratégia de redução de danos e oficinas terapêuticas.
IV- Realiza matriciamento e trabalho em rede.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

"A discriminação entre comunidade e sociedade também é ratificada pelo sociólogo Max Weber ao pensar comunidade como uma relação social construída sobre fundamentos afetivos, emotivos e tradicionais, enquanto que a sociedade, embora também tipo de relação social, estaria pautada na compensação de interesses por motivos racionais numa espécie de acordo estabelecido entre seus integrantes por meio de manifestações recíprocas". (Carvalho, 2006, p. 111).
Considerando a leitura e reflexão do texto acima, marque a alternativa correta.
Existem diferenças significativas entre uma comunidade e uma sociedade segundo Max Weber especialmente no que se refere à densidade das relações sociais construídas nesses espaços.
A discriminação entre comunidade e sociedade foi uma construção ultrapassada da Sociologia desenvolvida pela Escola de Chicago que não se sustenta nos dias atuais, pois quase não existem diferenças entre uma e outra salvo pela número de integrantes.
Para a Psicologia Comunitária não existe a possibilidade de relações mais solidárias e afetivas na sociedade, uma vez que estas só seriam exclusivas do âmbito comunitário.
As diferenças entre a Sociedade e Comunidade na visão de muitos estudiosos referem-se tão somente a questões de ordem espacial e geográfica já que a sociedade é formada por diferentes comunidades.
Na concepção de Weber e outros sociólogos não existem diferenças significativas entre a Comunidade e a Sociedade.

Dentro da visão histórica e conceitual podemos dizer que a Psicologia Comunitária é uma disciplina recente e tem sua origem da psiquiatria social e preventiva, da dinâmica e psicoterapia de grupos e também do embate sobre a questão a neutralidade dos pesquisadores centrados no modelo empírico-analítico, dando início à assim chamada "crise"da Psicologia Social.
Analise as duas assertivas abaixo.
I - O nascimento da Psicologia Comunitária ocorreu como resposta à insatisfação com o modelo da Psicologia Social que não conseguia atender às problemáticas por meio de ações efetivas, sendo então uma disciplina que nasce da Psicologia Social para enfatizar a questão da opressão dos povos latino-americanos, criticando, assim, o modelo da Psicologia Social Clássico de origem americana, amplamente aplicado na América Latina.
II - Diante disso, a Psicologia Comunitária nasceu enfatizando a importância das práticas sociais, para o psicólogo atuar com enfoque realista através de intervenções isoladas que efetivamente promovessem transformações sociais independente dos demais atores sociais envolvidos como membros da comunidade e os outros profissionais que atuam na comunidade.
Ambas as assertivas estão corretas, mas a assertiva II não justifica a assertiva I.
a comunidade está ligada por valores morais e afetivos, gerando um sistema próprio de crenças, enquanto a sociedade está ligada apenas pelos aspectos burocráticos e jurídicos.
a comunidade está conectada a um grupo de indivíduos que possuem uma história e ancestrais em comum, enquanto a sociedade é formada por pessoas diferentes que não tem necessariamente uma história ou ancestrais comuns.
a comunidade está ligada ao ser, aos aspectos próprios do ser humano, como cultura, histórica e política, enquanto a sociedade está ligada ao haver, às obrigações cotidianas.
a comunidade possui um elo de ligação formado pelos aspectos religiosos e morais, enquanto a sociedade está conectada pelos meios de comunicação e pela tecnologia.

A psicologia comunitária está vinculada com as classes populares e a necessidade de desenvolver uma consciência em comunidade. Ou seja, diretamente ligada à necessidade de um contato constante com o passado, sob uma perspectiva de poder desenvolver uma consciência social.
Para que a comunidade desenvolva a consciência de seus problemas e daquilo que gera limitações, é necessário o conhecimento da:
História da própria comunidade.
História da psicologia.
História dos conceitos da psicologia.
História de vida do psicólogo.
História da ética.

A Psicologia Comunitária encontra nas políticas públicas sua área de atuação plena, pois em seus fundamentos teóricos e metodológicos, estuda as condições internas e externas ao homem que o impedem de ser sujeito e as condições que o fazem sujeitos numa comunidade.
A seguir são apresentadas algumas das metodologias da Psicologia Comunitária, assinale a alternativa que apresenta uma característica deste importante aspecto da psicologia no desenvolvimento de políticas públicas.
Os trabalhos comunitários partem da determinação do poder político local, a cidade, a partir da análise das condições de renda, educação e acesso à cultura.
É uma área da psicologia social que estuda teorias e métodos nas atividades do psiquismo decorrente do modo de vida do lugar e/ou comunidade.
Utilizando-se de métodos e processos de conscientização, procura trabalhar com os grupos populares para que participem da política da cidade.
Visa o desenvolvimento da consciência dos moradores como sujeitos de uma nação e atuação política. Passa ser um cidadão de direitos com práticas políticas de libertação.
Estuda o sistema de relações e representações, mecanismos de alienação social, técnicas de comunicação em grupo e a inter-relação entre as comunidades.

Leia o trecho abaixo: Desse modo, é fundamental, para aumentar a resolutividade dos movimentos sociais de cunho político-identitário, entre eles os de gênero, orientação sexual e raça/etnia destacados no presente texto, para além de tentar afetar a consciência desta ou daquela pessoa, questionar a consciência política da sociedade, contradizer a realidade social vigente, problematizar os estatutos e o cotidiano jurídico, para que o comprometimento com os outros, mais do que apenas fruto de empatias pessoais, resulte da convergência coletiva para o fim ou o apaziguamento de conflitos DE JESUS, Jaqueline Gomes.
Tomado como referência o trecho acima, avalie as afirmacoes a seguir.
I - É possível que alguns sujeitos banalizem o sofrimento alheio porque não sentem, na própria experiência, dores que são comuns a algumas realidades particulares.
II - Os movimentos sociais precisam dialogar, não, apenas, internamente, mas com a sociedade como um todo de modo a transformar o maior número de pessoas possível.
III - Os movimentos sociais são mais efetivos quanto mais focam em uma solidariedade com o outro que se dê por meio empatias pessoais.
É o correto apenas o que se afirma em: I
I, III
II
III
I, II

Leia o trecho abaixo: Para tanto, coloca-se contra as abordagens positivistas e experimentais, a neutralidade científica e as perspectivas individualistas de abordagem dos fenômenos psicossociais, defendendo, ao contrário, a produção de um conhecimento contextualizado, participante e co-construído por pesquisadores e atores sociais, como forma de contribuir para a solução dos problemas sociais que vivenciam e transformar sua realidade social.
Levando-se em consideração os trechos acima acerca da Psicologia Social Crítica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - O termo "crítico", que se segue ao termo Psicologia Social, implica que essa postura científica se coloca contra princípios tradicionais da ciência hegemônica.
II - A Psicologia Social que se compromete com a transformação da realidade social precisa se afastar da ciência como um todo.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Levando-se em consideração os trechos acima acerca da Psicologia Social Crítica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
I - O termo 'crítico', que se segue ao termo Psicologia Social, implica que essa postura científica se coloca contra princípios tradicionais da ciência hegemônica.
II - A Psicologia Social que se compromete com a transformação da realidade social precisa se afastar da ciência como um todo.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Araujo e Corradi-Webster apontam, em sua pesquisa, que muitos familiares não buscam ajuda para seus membros com problemas com substâncias entorpecentes por desconhecerem o trabalho comunitário dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), o que faz optarem por internações involuntárias desses pacientes.
Sobre o CAPS, observe as assertivas:
I- Utiliza de uma estratégia de separação do indivíduo de sua realidade, inclusive o proibindo de circular em certos locais.
II - Trabalha com busca espontânea, busca ativa e encaminhamento de pacientes.
III - Utiliza estratégia de redução de danos e oficinas terapêuticas.
IV- Realiza matriciamento e trabalho em rede.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.

Prévia do material em texto

1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A Psicologia Social estuda a subjetividade dos fenômenos comunitários, ou seja, o conjunto de registros simbólicos, subjetivos, psicológicos que os sujeitos produzem e que é parte dos fenômenos sociais.
Marque a alternativa que apresenta a importância desse estudo no âmbito do preconceito e dos estigmas sociais em uma comunidade.
		
	
	Devidos às exigências legais que exigem práticas de anti-discriminação e tolerância especialmente em pequenas comunidades onde preconceitos e estigmas se inserem nas representações sociais de seus integrantes.
	 
	A compreensão de que os preconceitos e os estigmas sociais só existem enquanto modalidade de compreensão do outro, porque existe no sujeito um registro desse preconceito como valores, atitudes, formas de pensar, significados, sentidos, etc. relativos aos elementos que fundamentam os mesmos no sujeito e precisam ser removidos.
	
	Para a formulação de políticas públicas, em termos de desenvolvimento comunitário, mais eficaz e condizente com a realidade de exclusão de grande parte das comunidades existentes em função da dificuldade destas em lidar com o estranho ou diferente daquilo que é normatizado no seio comunitário.
	
	Por que o combate aos preconceitos, estigmas e todo tipo de discriminação é uma tarefa básica de todo psicólogo social mesmo aqueles que atuam no âmbito da Psicologia Social Clássica estudando tais fenômenos através de experimentos em laboratório.
	
	Por que somente a Psicologia Comunitária tem o conjunto de ferramentas próprias para combater tais fenômenos sociais e promover a diversidade tão importante para a implementação de processos comunitários.
	Respondido em 14/10/2022 15:07:40
	
	Explicação:
Estudando a subjetividade dos fenômenos sociais na comunidade tais como o preconceito e os estigmas sociais a Psicologia Comunitária tem acesso aos registros desses fenômenos nos sujeito como valores, atitudes, formas de pensar, significados, sentidos, etc. relativos aos fundamentos dos preconceitos e estereótipos, indo a fundo em suas causas. Isso certamente lhe permite uma atuação bastante eficaz em seu enfrentamento, mas não significa que outras áreas também não possam contribuir para isso como as áreas de Sociologia, Antropologia e Assistência Social. O combate aos preconceitos na comunidade não deve ser feito apenas por questões legais, mas por ser esta uma prática de exclusão, atraso e retrocesso no desenvolvimento comunitário. A Psicologia Social Clássica contribui para o estudo desses fenômenos do ponto de vista cognitivo e teórico não se aventurando em nenhum tipo de intervenção social como faz a Psicologia Sócio-Histórica através da Psicologia Comunitária.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	"A discriminação entre comunidade e sociedade também é ratificada pelo sociólogo Max Weber ao pensar comunidade como uma relação social construída sobre fundamentos afetivos, emotivos e tradicionais, enquanto que a sociedade, embora também tipo de relação social, estaria pautada na compensação de interesses por motivos racionais numa espécie de acordo estabelecido entre seus integrantes por meio de manifestações recíprocas". (Carvalho, 2006, p. 111).
Fonte: CARVALHO, V. Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário. Rio de Janeiro: WAK, 2006.
Considerando a leitura e reflexão do texto acima, marque a alternativa correta.
		
	 
	Existem diferenças significativas entre uma comunidade e uma sociedade segundo Max Weber especialmente no que se refere à densidade das relações sociais construídas nesses espaços.
	
	A discriminação entre comunidade e sociedade foi uma construção ultrapassada da Sociologia desenvolvida pela Escola de Chicago que não se sustenta nos dias atuais, pois quase não existem diferenças entre uma e outra salvo pela número de integrantes.
	
	Para a Psicologia Comunitária não existe a possibilidade de relações mais solidárias e afetivas na sociedade, uma vez que estas só seriam exclusivas do âmbito comunitário.
	
	As diferenças entre a Sociedade e Comunidade na visão de muitos estudiosos referem-se tão somente a questões de ordem espacial e geográfica já que a sociedade é formada por diferentes comunidades.
	
	Na concepção de Weber e outros sociólogos não existem diferenças significativas entre a Comunidade e a Sociedade.
 
	Respondido em 14/10/2022 15:09:42
	
	Explicação:
Tanto para a Sociologia quanto para a Psicologia Sócio-Histórica existem claras diferenças entre a Comunidade e a Sociedade que vão muito além do tamanho geográfico e as transformações espaciais. Trata-se principalmente da densidade das relações sociais que nelas se desenvolvem em termos de afetividade e solidariedade. Na comunidade as relações são próximas e menos movidas por interesses de ordem financeira. Não é que na comunidade não existam interesses comuns e nem que na sociedade seja impossível a construção de relações afetivas, mas o fato é que em termos da qualidade das relações desenvolvidas a comunidade não se traduz por uma mera aglomeração de pessoas reunidas em um lugar, mas por trocas mais próximas e livres entre pessoas que se sentem parte de algo maior e se identificam com a localidade onde residem.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Dentro da visão histórica e conceitual podemos dizer que a Psicologia Comunitária é uma disciplina recente e tem sua origem da psiquiatria social e preventiva, da dinâmica e psicoterapia de grupos e também do embate sobre a questão a neutralidade dos pesquisadores centrados no modelo empírico-analítico, dando início à assim chamada "crise"da Psicologia Social. Analise as duas assertivas abaixo.
 
I - O nascimento da Psicologia Comunitária ocorreu como resposta à insatisfação com o modelo da Psicologia Social que não conseguia atender às problemáticas por meio de ações efetivas, sendo então uma disciplina que nasce da Psicologia Social para enfatizar a questão da opressão dos povos latino-americanos, criticando, assim, o modelo da Psicologia Social Clássico de origem americana, amplamente aplicado na América Latina.
 
Porque
 
II - Diante disso, a Psicologia Comunitária nasceu enfatizando a importância das práticas sociais, para o psicólogo atuar com enfoque realista através de intervenções isoladas que efetivamente promovessem transformações sociais independente dos demais atores sociais envolvidos como membros da comunidade e os outros profissionais que atuam na comunidade.
 
Marque a alternativa que apresenta a relação entre as asserções I e II.
		
	
	Ambas as assertivas estão corretas, mas a assertiva II não justifica a assertiva I.
	 
	A assertiva I está correta, mas a assertiva II está incorreta.
	
	A assertiva I está incorreta, mas a assertiva II está correta.
	
	As duas assertivas estão incorretas.
	
	Ambas as assertivas estão corretas e a assertiva II justifica a assertiva I.
	Respondido em 14/10/2022 15:20:45
	
	Explicação:
A primeira assertiva I está perfeitamente correta. A Psicologia Social Clássica de base americana não se preocupava em estudar as demandas sociocomunitárias ou mesmo promover algum tipo de intervenção comunitária voltada a melhoria das condições locais. Assim surgiu uma nova área na Psicologia Social que propusesse a esse tipo de intervenção.  A segunda, assertiva II, no todo está incorreta, embora com algumas informações acertadas como a ênfase nas práticas sociais voltadas para transformações. O problema desta assertiva se dá no tocante ao isolamento da atuação do psicólogo comunitário sem uma troca com os demais atores envolvidos o que é um erro grave.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O autor Ferdinand Tonnies faz uma separação entre comunidade e sociedade, quando define que a comunidade está ligada aos aspectos linguísticos, culturais, religiosos, históricos, além da formação de amizades, sentimentos e outros laços próprios de nossa existência humana. De acordo com Tonnies, essa separação consiste em
		
	
	a comunidadeestá ligada por valores morais e afetivos, gerando um sistema próprio de crenças, enquanto a sociedade está ligada apenas pelos aspectos burocráticos e jurídicos.
	
	a comunidade está conectada a um grupo de indivíduos que possuem uma história e ancestrais em comum, enquanto a sociedade é formada por pessoas diferentes que não tem necessariamente uma história ou ancestrais comuns.
	 
	a comunidade está ligada ao ser, aos aspectos próprios do ser humano, como cultura, histórica e política, enquanto a sociedade está ligada ao haver, às obrigações cotidianas.
	
	a comunidade possui um elo de ligação formado pelos aspectos religiosos e morais, enquanto a sociedade está conectada pelos meios de comunicação e pela tecnologia.
	
	a comunidade está unida pelo tecido social, cultural e histórico, enquanto a sociedade está conectada apenas pelos aspectos políticos.
	Respondido em 14/10/2022 15:22:32
	
	Explicação:
Gabarito: a comunidade está ligada ao ser, aos aspectos próprios do ser humano, como cultura, histórica e política, enquanto a sociedade está ligada ao haver, às obrigações cotidianas.
Justificativa: Para Tonnies, a comunidade conecta-se com o ser, enquanto a sociedade conecta-se com o haver. Não podemos afirmar, na concepção de Tonnies, que a comunidade liga-se apenas por histórias, pelo tecido social, por valores morais, afetivos e nem por aspectos religiosos, assim como não podemos afirmar também que a sociedade liga-se apenas por valores políticos, jurídicos ou pela comunicação e tecnologia.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A psicologia comunitária está vinculada com as classes populares e a necessidade de desenvolver uma consciência em comunidade. Ou seja, diretamente ligada à necessidade de um contato constante com o passado, sob uma perspectiva de poder desenvolver uma consciência social. Para que a comunidade desenvolva a consciência de seus problemas e daquilo que gera limitações, é necessário o conhecimento da
		
	
	História da psicologia.
	 
	História da própria comunidade.
	
	História dos conceitos da psicologia.
	
	História da ética.
	
	História de vida do psicólogo.
	Respondido em 14/10/2022 15:23:31
	
	Explicação:
Gabarito: História da própria comunidade.
Justificativa: A história da própria comunidade contribui para gerar a conscientização daquela comunidade, criando laços e ajudando no processo de superação e libertação. Não podemos afirmar que a história da psicologia ou a história de vida do psicólogo, bem como os conceitos da psicologia e a história da ética geram um processo de conscientização.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	 A Psicologia Comunitária encontra nas políticas públicas sua área de atuação plena, pois em seus fundamentos teóricos e metodológicos, estuda as condições internas e externas ao homem que o impedem de ser sujeito e as condições que o fazem sujeitos numa comunidade.
A seguir são apresentadas algumas das metodologias da Psicologia Comunitária, assinale a alternativa que apresenta uma característica deste importante aspecto da psicologia no desenvolvimento de políticas públicas.
		
	
	Os trabalhos comunitários partem da determinação do poder político local, a cidade, a partir da análise das condições de renda, educação e acesso à cultura.
	 
	É uma área da psicologia social que estuda teorias e métodos nas atividades do psiquismo decorrente do modo de vida do lugar e/ou comunidade.
	
	Utilizando-se de métodos e processos de conscientização, procura trabalhar com os grupos populares para que participem da política da cidade.
	
	Visa o desenvolvimento da consciência dos moradores como sujeitos de uma nação e atuação política. Passa ser um cidadão de direitos com práticas políticas de libertação.
	
	Estuda o sistema de relações e representações, mecanismos de alienação social, técnicas de comunicação em grupo e a inter-relação entre as comunidades.
	Respondido em 14/10/2022 15:24:40
	
	Explicação:
Gabarito: É uma área da psicologia social que estuda teorias e métodos nas atividades do psiquismo decorrente do modo de vida do lugar e/ou comunidade.
Justificativa: A psicologia comunitária estuda métodos que inserem nos modos de vida da comunidade, não tendo como foco questões nacionalistas e nem buscando que os indivíduos venham a se inserir em processos políticos.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Leia o trecho abaixo:
Desse modo, é fundamental, para aumentar a resolutividade dos movimentos sociais de cunho político-identitário, entre eles os de gênero, orientação sexual e raça/etnia destacados no presente texto, para além de tentar afetar a consciência desta ou daquela pessoa, questionar a consciência política da sociedade, contradizer a realidade social vigente, problematizar os estatutos e o cotidiano jurídico, para que o comprometimento com os outros, mais do que apenas fruto de empatias pessoais, resulte da convergência coletiva para o fim ou o apaziguamento de conflitos DE JESUS, Jaqueline Gomes.
Tomado como referência o trecho acima, avalie as afirmações a seguir.
I - É possível que alguns sujeitos banalizem o sofrimento alheio porque não sentem, na própria experiência, dores que são comuns a algumas realidades particulares
II - Os movimentos sociais precisam dialogar, não, apenas, internamente, mas com a sociedade como um todo de modo a transformar o maior número de pessoas possível
III - Os movimentos sociais são mais efetivos quanto mais focam em uma solidariedade com o outro que se dê por meio empatias pessoais
É o correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I
	
	I, III
	
	II
	
	III
	 
	I, II
	Respondido em 14/10/2022 15:26:30
	
	Explicação:
Assim como apresentado pelo trecho, é preciso se atentar para a força política dos movimentos sociais como uma estratégia importante. Ou seja, é preciso mobilizar que a sociedade como um todo se impacte com as discussões que colocam como pauta a ideia de que a dor e sofrimento do outro são problemas de cidadania e de direitos e não, apenas, de uma solidariedade afetiva pessoalista. Certamente, o afeto junto aos mais próximos é central para isso, mas não pode ser a única dimensão de uma prática de transformação coletiva. É preciso ir além. É preciso que se tente convocar toda a sociedade a se responsabilizar pelas mazelas do mundo e pelo respeito à diferença-diversidade.
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Leia o trecho abaixo:
Para tanto, coloca-se contra as abordagens positivistas e experimentais, a neutralidade científica e as perspectivas individualistas de abordagem dos fenômenos psicossociais, defendendo, ao contrário, a produção de um conhecimento contextualizado, participante e co-construído por pesquisadores e atores sociais, como forma de contribuir para a solução dos problemas sociais que vivenciam e transformar sua realidade social Fonte: FERREIRA, Maria Cristina. A Psicologia Social contemporânea: principais tendências e perspectivas nacionais e internacionais. Psicologia: teoria e pesquisa.
Levando-se em consideração os trechos acima acerca da Psicologia Social Crítica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - O termo ''crítico'', que se segue ao termo Psicologia Social, implica que essa postura científica se coloca contra princípios tradicionais da ciência hegemônica.
PORQUE
II - A Psicologia Social que se compromete com a transformação da realidade social precisa se afastar da ciência como um todo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
		
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Respondido em 14/10/2022 15:28:03
	
	Explicação:
A Psicologia Social Críticaé um movimento que amplia o que a ciência pode ser quando se rompe com modelos neutros, positivistas, experimentais e racionais de Psicologia. De modo que, aqui, as pesquisas e as intervenções psicossociais tenham um caráter de transformar a realidade desigual que habita as experiências latino-americanas. Desse modo, ser crítico é romper com padrões que não pensem a transformação da sociedade. No entanto, isso não quer dizer que a Psicologia Social, nesses termos, também, não seja ciência. Muito pelo contrário, a Psicologia, em sua vertente mais politizada, é tão científica quanto qualquer outra ciência. Porém, ela se fundamenta em epistemologias e posições éticas mais participativas e comunitárias, o que implica sustentar um modelo de conhecimento cujo compromisso seja as demandas do povo.
	
		9a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Uma forma de atuação do psicólogo em comunidades e instituições que trabalham com a comunidade é a oficina terapêutica, metodologia reconhecida pelo ministério da saúde como atividades grupais destinadas a socialização e produção de saúde coletiva. Sobre as oficinas terapêuticas, observe as assertivas e a relação entre elas.
 
I- Promovem atividades que visam inserir os sujeitos na vida social por meio de expressões de sentimentos e vivências, estando em conformidade com as práticas em psicologia comunitária
 
PORQUE
 
II - Partem da realidade da comunidade e das demandas dos usuários, utilizando disparadores para movimentar o diálogo horizontalmente.
 
Assinale a alternativa correta.
		
	 
	Ambas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	A primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	Ambas são falsas.
	
	A primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
	 
	Ambas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	Respondido em 14/10/2022 15:30:29
	
	Explicação:
As oficinas terapêuticas são intervenções que vem de encontro com a proposta metodológica da psicologia comunitária pois geram autonomia e solidariedade a partir das interações e demandas do grupo em consonância com sua comunidade. A proposta metodológica da psicologia comunitária presa pelo trabalho em grupo, de forma horizontal e produzindo solidariedade e autonomia.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Araujo e Corradi-Webster apontam, em sua pesquisa, que muitos familiares não buscam ajuda para seus membros com problemas com substâncias entorpecentes por desconhecerem o trabalho comunitário dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), o que faz optarem por internações involuntárias desses pacientes. ARAUJO, C. N. P.; CORRADI-WEBSTER, C. M. Perception of the family regarding the treatment of drug users: integrative review. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog., Ribeirão Preto, v. 15, n. 4, p. 1-13, 2019.
Sobre o CAPS, observe as assertivas:
 
I- Utiliza de uma estratégia de separação do indivíduo de sua realidade, inclusive o proibindo de circular em certos locais.
II - Trabalha com busca espontânea, busca ativa e encaminhamento de pacientes.
III - Utiliza estratégia de redução de danos e oficinas terapêuticas
IV- Realiza matriciamento e trabalho em rede
 
Estão corretas as assertivas:
		
	
	II e IV, apenas.
	
	I, II e IV, apenas.
	 
	II, III e IV, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I e II, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina